quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

A ESSÊNCIA DA METANOIA (MUDANÇA DE ATITUDE)

A ESSÊNCIA DA METANOIA (MUDANÇA DE ATITUDE)


Metanoia é uma palavra de origem grega (μετάνοια, metanoia) e significa:

ü arrependimento, conversão (tanto espiritual, bem como intelectual),
ü mudança de direção e
ü mudança de mente;
ü mudança de atitudes,
ü mudança de temperamentos;
ü mudança de caráter trabalhado e evoluído.

"a ortodoxia” chamou de ‘arrependimento’, mas que no original grego era metanoia, que tinha um significado bem mais amplo, que era o de mudança dos estados mentais que levam à mudança de consciência pela superação dos condicionamentos e da ignorância anterior.

Esse conceito não é basicamente psicológico porém mudar é algo que todo mundo quer e ao mesmo tempo não...

É importante dizer que nós estamos em plena mudança em todo tempo a todo instante mais existem mudanças que levam uma vida, que são todas vividas e indispensáveis a ela, mudanças urgentes, urgentíssimas e como conseguir isso se é tão difícil e tão incomodo operar isto em nossa vida.

A metanoia está no âmbito do estudo da aprendizagem ou reaprendizagem intelectual, sentimental e principalmente espiritual.

Vale dizer que no âmbito espiritual o que Deus deseja é uma mudança completa e não uma reforma apenas, na verdade é outra vida para vivermos.

Foi isso que Ele disse a Nicodemos um mestre e intelectual de sua época; 

“Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus”. João 3:3
“O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito”.
“Não te maravilhes de te ter dito: Necessário vos é nascer de novo”.  João 3:6-7
O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito.  João 3:6
Você já pensou seriamente em mudar, já se arrependeu de verdade, ?


O sábio Rei Salomão ensina algo importantíssimo: "Deus tem um tempo determinado para cada propósito acontecer em nossas vidas". Eclesiastes 3:1-8

Durante 1 ano (365 dias) temos 4 estacões com suas características peculiares, que diferenciam uma da outra, e fazem toda a diferença em nosso modo de viver; no inverno, nós mudamos nossa forma de vestir, bem diferente do que vestimos no verão, esse é apenas um singelo exemplo.

Ás vezes, o que precisamos é perseverar na conquista dos propósitos que temos em nossas vidas, pensando e repensando estratégias e formas de lutar, em outras aprimorando e aprendendo a agir com mais sabedoria, maturidade e firmeza. 

Mas as vezes, há necessidade de ficar em silêncio e esperar confiantemente o agir de 
Deus em nosso favor, como o semeador que semeia a preciosa semente, cuida da terra, rega a semente e espera o tempo dela germinar, pra depois frutificar.

Antes de colher, precisamos do tempo de semear.
Esperar com paciência no Senhor é um dos maiores atos de sabedoria, de quem vive pela FÉ!

Ás vezes parece que tudo está perdido, como muitos pensam, parece não conseguimos mudanças genuínas, firmes e constantes.

Cabe a cada um se determinar, se despojar em estabelecer verdadeiramente mudanças que signifiquem novos rumos para a nossa vida. Tendo sempre em mente que tudo tem o seu preço, disposição e sacrifício.

O que é a frase que Deus me deu já algum tempo:

NADA MUDA SE VOCE NÃO MUDAR

WAGNER DE SALLES

Nenhum comentário:

Postar um comentário