terça-feira, 27 de julho de 2010

"EU SOU" - PARTE 2 - EU SOU A LUZ DO MUNDO

EU SOU A LUZ DO MUNDO

João 8.12

“De novo Jesus começou a falar com eles e disse: - Eu sou a luz do mundo; quem me segue nunca andará na escuridão, mas terá a luz da vida.”

“Falando novamente ao povo, Jesus disse: “Eu sou a luz do mundo. Quem me segue, nunca andará em trevas, mas terá a luz da vida”.



A luz e as trevas são opostas entre si. Deus criou a luz e a separou das trevas:

Gênesis 1.4-5

“Deus viu que a luz era boa e a separou da escuridão. Deus pôs na luz o nome de "dia" e na escuridão pôs o nome de "noite". A noite passou, e veio a manhã. Esse foi o primeiro dia.”

As trevas representam a noite, escuridão, que são sinônimos de cegueira e morte espiritual:

João 3.19

“Este é o julgamento: a luz veio ao mundo, mas os homens amaram as trevas, e não a luz, porque as suas obras eram más.”

O príncipe das trevas é o diabo que, em figura de serpente, enganou Eva, que foi usada para conduzir Adão à transcrição da lei ordenada por Deus:

Genesis 3.6

“Quando a mulher viu que a árvore parecia agradável ao paladar, era atraente aos olhos e, além disso, desejável para dela se obter discernimento, tomou do seu fruto, comeu-o e o deu a seu marido, que comeu[13] também.”

Assim entrou o pecado no homem, e este passou a viver separado da vida com Deus:

Isaias 59.2

“Pois são os pecados de vocês que os separam do seu Deus, são as suas maldades que fazem com que ele se esconda de vocês e não atenda as suas orações.”

Mas as suas maldades separaram vocês do seu Deus; os seus pecados esconderam de vocês o rosto dele, e por isso ele não os ouvirá.”

Mas Cristo veio para nos tirar das trevas, e nos chama para a comunhão com Ele a sua mesa. Ele é a luz que tira o pecador da escuridão, da morte, do abismo e o transporta para o seu reino:

Colosenses 1.13-14

“Pois ele nos resgatou do domínio das trevas e nos transportou para o Reino do seu Filho amado, em quem temos a redenção[5], a saber, o perdão dos pecados.”

O apostolo Paulo tinha uma religião perfeita, quanto a lei, era irrepreensível, mas uma coisa lhe faltava:

Visão.faltava-lhe luz, faltava-lhe comunhão, relacionamento com o Verdadeiro Deus. Mesmo nas trevas, considerava-se reto diante de Deus, mas algo teve que acontecer em sua vida, a luz o atingiu, dando-lhe visão, visão da pessoa de Jesus Cristo:

Atos 9.3-5

“Em sua viagem, quando se aproximava de Damasco, de repente brilhou ao seu redor uma luz vinda do céu. Ele caiu por terra e ouviu uma voz que lhe dizia: “Saulo, Saulo, por que você me persegue?” Saulo perguntou: “Quem és tu, Senhor?” Ele respondeu: “Eu sou Jesus, a quem você persegue.”

Antes ele até conhecia as escrituras mas lhe faltava luz, entretanto após o encontro Saulo nunca mais foi o mesmo.

v Ele foi lançado por terra que simbolizou o fim de si mesmo

v Ele ficou três dias sem enxergar para ganhar visão de Cristo

Tudo isto vem nos chamar a tenção para a glória de Deus que é uma pessoa Jesus Cristo:

“Eles não podem crer, pois o deus deste mundo conservou a mente deles na escuridão. Ele não os deixa ver a luz que brilha sobre eles, a luz que vem da boa notícia a respeito da glória de Cristo, o qual nos mostra como Deus realmente é. Pois nós não anunciamos a nós mesmos; nós anunciamos Jesus Cristo como o Senhor e a nós como servos de vocês, por causa de Jesus. O Deus que disse: "Que da escuridão brilhe a luz" é o mesmo que fez a luz brilhar no nosso coração. E isso para nos trazer a luz do conhecimento da glória de Deus, que brilha no rosto de Jesus Cristo.”

“O deus desta era cegou o entendimento dos descrentes, para que não vejam a luz do evangelho da glória de Cristo, que é aimagem de Deus. Mas não pregamos a nós mesmos, mas a Jesus Cristo, o Senhor, e a nós como escravos de vocês, por causa de Jesus. Pois Deus, que disse: “Das trevas resplandeça a luz” [6], ele mesmo brilhou em nossos corações, para iluminação do conhecimento da glória de Deus na face de Cristo.

Quanto mais a luz de Deus é derramada sobre nós, tanto mais nitidamente vemos a nossa pequenez e o nosso nada.

v A luz traz revelação da nossa verdadeira condição

v Ela traz humilhação, e nos lança por terra

v Ela nos faz ver a Cristo e a sua Obra tremenda.

Quem foi atingido pelos raios desta luz se tornou também um transmissor para reluzir:

Mateus 5.14

“Vocês são a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade construída sobre um monte”

Não há escuridão capaz de ofuscar a vida daqueles que foram gerados da luz.

Ao curar o cego de nascença, Jesus deu-lhe a visão da luz do dia, mas somente no momento da revelação de Jesus como o Filho do homem é que aquele homem pôde ver a luz da vida:

João 9.35-38

“Jesus ouviu que o haviam expulsado, e, ao encontrá-lo, disse: “Você crê no Filho do homem?” Perguntou o homem: “Quem é ele, Senhor, para que eu nele creia?” disse Jesus: “Você já o tem visto. É aquele que está falando com você”. Então o homem disse: “Senhor, eu creio”. E o adorou.

Nós necessitamos de visão, isto é, olhos abertos, pois onde não há visão, o povo perece, o povo se desintegra, Ele é a própria luz que irá brilhar através de nós:

Salmos 84.11

“O SENHOR Deus é a nossa luz e o nosso escudo. Ele ama e honra os que fazem o que é certo e lhes dá tudo o que é bom.”

“O Senhor Deus é sol e escudo; o Senhor concede favor e honra; não recusa nenhum bem aos que vivem com integridade.”

COM BASE NO LIVRO “EU SOU” E OS MILAGRES DE DEUS DE HUMBERTO XAVIER RODRIGUES

WAGNER pr.

Nenhum comentário:

Postar um comentário