domingo, 18 de julho de 2010

UMA VIDA CONSTRUÍDA SOBRE A ROCHA

A VIDA CONSTRUIDA SOBRE A ROCHA

Mateus 7.24-27

24) -Quem ouve esses meus ensinamentos e vive de acordo com eles é como um homem sábio que construiu a sua casa na rocha.

25) Caiu a chuva, vieram as enchentes, e o vento soprou com força contra aquela casa. Porém ela não caiu porque havia sido construída na rocha.

26) -Quem ouve esses meus ensinamentos e não vive de acordo com eles é como um homem sem juízo que construiu a sua casa na areia.

27) Caiu a chuva, vieram as enchentes, e o vento soprou com força contra aquela casa. Ela caiu e ficou totalmente destruída.

Qual é a importância de ouvirmos a Palavra de Deus e à colocarmos em prática.

O propósito de Deus é colocar, ou forjar em nós o caráter do seu filho Jesus, e para que isso seja real é necessário um tempo de formação e crescimento. É o mesmo que formar ou imprimir um bom caráter em nossos filhos, leva tempo e dedicação.

Então quanto tempo Deus leva para formar o caráter de Cristo na vida de um cristão?

Ele trabalha em nossas vidas o tempo todo, a vida inteira para formar o nosso caráter como ao de seu filho Jesus. Estamos em formação, em crescimento, para que isto resulte na glória de Deus e para o testemunho Dele em nós neste mundo.

Mateus aqui narrando as palavras de Jesus no sermão do monte, já no seu final, nos dá uma idéia de como é viver no Reino de Deus.

E agora entrando mais no conteste que Jesus passa aos seus discípulos, já no mesmo capítulo no verso 21 Ele afirma:

“... que nem todos entraram no Reino, que não é só dizer, mais entrará no Reino Celestial aquele que faz a minha vontade, aquele que leva ela a sério, que pratica a Palavra.”

E agora nesta parábola Jesus faz uma comparação trazendo como figura uma construção de uma casa e ele faz uma analogia entre a construção de uma casa natural e uma casa espiritual.

Quatro verdades que Jesus nos ensina para

crescermos na vida espiritual.

  1. 1. PRESTEM A ATENÇÃO QUANTO À DUALIDADE.


Jesus fala de dois construtores, dois alicerces, dois terrenos, dois tipos de ouvintes e dois tipos de conseqüências, isto tem o nome de dualismo, ou seja alguém que nos dá um ensino e nos mostra o oposto deste ensino, é por isso que não são três ou quatro e sim dois.

Jesus em seu ministério terreno sempre levou- nos a pensar sempre em dois tipos de tudo. Exp. Luz e trevas, porta estreita e porta larga, a arvore boa e a arvore má, dos bons frutos e dos frutos maus, quem achar a vida vai perdê-la e quem perder a sua vida vai achá-la, do trigo e do joio, da semente boa e da semente má, e assim Jesus divide sempre o homem em duas partes.

E aqui é 8 ou 80, é tudo ou nada, não dá para colocar o pé em duas canoas, ou eu vivo para o Senhor, ou eu vivo para mim mesmo.

Mateus 6.21

“Pois onde estiverem as suas riquezas, aí estará o coração de vocês.”

Onde estiverem os vossos interesses, os valores, as suas essências, ai vocês obedecerão, vocês serão fiéis.

Qual é o teu maior tesouro hoje?

Jesus aqui nos apresenta um tesouro, “A Palavra de Deus”

  1. 2. PRESTEM ATENÇÃO NO CONTRASTE QUE ESTA PARÁBULA NOS TRÁS COMO OUVINTES E CONTRUTORES.


a)   O que ouve e pratica é chamado de prudente e sábio

b)   O que ouve e não pratica é chamado de insensato

Agora Jesus faz aqui uma ilustração com relação ao solo, ou sobre a rocha ou sobre a areia.

Isto significa dizer que o grande contraste aqui é qual é a minha ação em relação ao meu objetivo.

A minha ação me levará automaticamente a um objetivo diferente, é como se eu estivesse através da minha ação direta dizendo que o meu objetivo é estabelecer a minha casa sobre este tal solo.

Minha casa aqui é minha vida, meu casamento, meu emprego, meu crescimento espiritual.

Em outras palavras qual tem sido a minha atitude em relação a edificação da minha vida e tudo mais que dela procede?

Se eu quero o tipo de terreno melhor, porque então as minhas atitudes não mudam? Porque esperar coisas diferentes tomando sempre as mesmas atitudes? Sejamos Sábios, prudentes.

Como eu estou construindo a minha vida, é da maneira que eu penso, que eu acho ou da maneira como Deus nos tem ensinado pelo seu tesouro que é a sua Palavra.

Prudência me livra dos atropelos, dos resultados contrários, da perda de tempo, das doenças, das desavenças, das noites mal dormidas, dos juros e correções que a vida nos cobra a duras provas.

Precaução, cautela, levar a Deus e a sua Palavra a sério nos livra de tudo isto. É pautar a minha vida na Palavra.

Neste sentido todos nós podemos prever o futuro nas nossas vidas, ou vai ser ruína e destruição ou será crescimento e firmeza, porque os ventos e tempestades certamente virão.

Porque somos tão resistentes?

O insensato é aquele que falta juízo, falta direção, falta senso, é aquele que não pensa no futuro.

Uma vez Deus disse a um jovem chamado Josué, tenha animo, e medite na Palavra.

Josué 1 6-9

“6) Seja forte e corajoso porque você vai comandar este povo quando eles tomarem posse da terra que prometi aos antepassados deles.

7) Seja forte e muito corajoso. Tome cuidado e viva de acordo com toda a lei que o meu servo Moisés lhe deu. Não se desvie dela em nada e você terá sucesso em qualquer lugar para onde for.

8) Fale sempre do que está escrito no Livro da Lei. Estude esse livro dia e noite e se esforce para viver de acordo com tudo o que está escrito nele. Se fizer isso, tudo lhe correrá bem, e você terá sucesso.

9) Lembre da minha ordem: "Seja forte e corajoso! Não fique desanimado, nem tenha medo, porque eu, o Eterno, o seu Deus, estarei com você em qualquer lugar para onde você for!"

É o homem do salmo primeiro:

Salmo 1.1-5

“1) Felizes são aqueles que não se deixam levar pelos conselhos dos maus, que não seguem o exemplo dos que não querem saber de Deus e que não se juntam com os que zombam de tudo o que é sagrado!

2) Pelo contrário, o prazer deles está na lei do Deus Eterno, e nessa lei eles meditam dia e noite.

3) Essas pessoas são como árvores que crescem na beira de um riacho; elas dão frutas no tempo certo, e as suas folhas não murcham. Assim também tudo o que essas pessoas fazem dá certo.

4) O mesmo não acontece com os maus; eles são como a palha que o vento leva.

5) No Dia do Juízo eles serão condenados e ficarão separados dos que obedecem a Deus.”

E o próprio Jesus disse; “Nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que sair da boca de Deus”

Do que você está vivendo? De só de pão ou de toda Palavra?

Jesus diz em João 6 “a minha Palavra é espírito e vida”

  1. 3. PRESTE ATENÇÃO QUE AS ADVERSIDADES ACONTECEM, E ACONTECEM COM TODOS


(v25) o prudente sofreu tanto quanto o insensato (v27)

O dia da prova acaba chegando, o dia do medo, da calamidade.

Chegou para Abraão, chegou para Jó, chegou para José e chega para nós também. E virá o juízo final.

  1. 4. PRESTE A ATENÇÃO NO RESULTADO FINAL, NA CONSEQUÊNCIA FINAL


(V25 E 27) UMA CAIU E OUTRA NÃO

CONCLUSÃO:

Qual é a minha escolha hoje?

Nenhum comentário:

Postar um comentário