A CURA DO FILHO DE UM OFICIAL DO REI
JOÃO 4.46-54
“Segunda vez foi Jesus a Caná da Galiléia, onde da água fizera vinho. E havia ali um nobre, cujo filho estava enfermo em Cafarnaum.
Ouvindo este que Jesus vinha da Judéia para a Galiléia, foi ter com ele, e rogou-lhe que descesse, e curasse o seu filho, porque já estava à morte.
Então Jesus lhe disse: Se não virdes sinais e milagres, não crereis.
Disse-lhe o nobre: Senhor, desce, antes que meu filho morra.
Disse-lhe Jesus: Vai, o teu filho vive. E o homem creu na palavra que Jesus lhe disse, e partiu.
E descendo ele logo, saíram-lhe ao encontro os seus servos, e lhe anunciaram, dizendo: O teu filho vive.
Perguntou-lhes, pois, a que hora se achara melhor. E disseram-lhe: Ontem às sete horas a febre o deixou.
Entendeu, pois, o pai que era aquela hora a mesma em que Jesus lhe disse: O teu filho vive; e creu ele, e toda a sua casa.
Jesus fez este segundo milagre, quando ia da Judéia para a Galiléia.”
As notícias sobre os milagres que Jesus estava operando logo se espalharam, e a noticia que Jesus estava de novo na Galiléia atraiu este oficial que buscava cura para o seu filho.
Jesus fez uma leitura do coração do oficial, o que o levou a declarar: “Então Jesus lhe disse: Se não virdes sinais e milagres, não crereis.” (v48)
Pois todos aqueles que o seguiam com a multidão e pediam milagres, estavam mais interessados em ver milagres que ouvir a mensagem por Ele anunciada.
É interessante notar que o oficial, mesmo depois da censura feita por Jesus, continuou a insistir, ignorando o questionamento feito quanto a qualidade da sua fé, pois sabia que Jesus jamais rejeitara um pedido um pedido de cura.
Logo após o segundo pedido do oficial, Jesus colocou-o à prova dizendo: “...Vai, o teu filho vive. E o homem creu na palavra que Jesus lhe disse, e partiu.” (v50).
O mais impressionante é que Jesus realizou três milagres simultaneamente:
- 1. O MILAGRE DA CURA FÍSICA
- 2. O MILAGRE DA CURA DA INCREDULIDADE DO PAI DA CRIANÇA
- E O MAIOR MILAGRE A SALVAÇÃO DE TODA A SUA CASA
QUAL É A LIÇÃO DE DEUS PRA NOS NESTE MILAGRE OPERADO POR JESUS?
- A. Há algo muito mais importante do que a nossa cura física, diz respeito a salvação do homem. Obter uma cura física é ser livre de uma dor transitória, mais ser liberto da dor eterna, só, é possível pela cura da alma. “Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida.” João 5.24.
Neste texto, encontramos uma ordem estabelecida por Jesus: quem ouve e crê.
“A fé consiste em acreditarmos no que não vemos; e, como recompensa, vermos aquilo em que cremos”. Santo Agostinho
O homem partiu e não mais se preocupou com o estado do seu filho. Só no dia seguinte os servos o encontraram no caminho trazendo a noticia da cura do seu filho. Este homem creu na palavra de Jesus e descansou.
Descanso é sinônimo de fé, descanso é consequência da verdadeira fé, ele viu o que não podia ver.
É pela fé em Cristo que vencemos todos os obstáculos da presente vida, todas as dores e misérias; é pela fé em Cristo que descobrimos um lugar quieto em meio às tormentas e tumultos:
“Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé.”
“Quem é que vence o mundo, senão aquele que crê que Jesus é o Filho de Deus?” I João 5.4-5
Quando a nossa alma descansa em Deus, encontra tudo que possivelmente necessita nesta vida ou na vida por vir, e então o coração pode repousar seguro. A nossa segurança não está no que somos ou fazemos, mais tão somente no que Deus é e fez por nós na Pessoa do Senhor Jesus Cristo.
Ele é o verdadeiro alvo da nossa fé, Nele, somos reconciliados com Deus para uma comunhão eterna:
“Há muito que o SENHOR me apareceu, dizendo: Porquanto com amor eterno te amei, por isso com benignidade te atraí.” Jeremias 31.3
No que se refere a salvação do homem, os dois elementos “Palavra” e “Fé” se unem para o inicio de uma nova vida.
IPedro 1.23
“Sendo de novo gerados, não de semente corruptível, mas da incorruptível, pela palavra de Deus, viva, e que permanece para sempre.”
A semente de Deus é a Palavra que, semeada no coração do homem, pode gerar fé para crer, e esta fé consiste em ter Jesus sempre diante dos olhos.
A fé encontra divinas certezas e eternas realidades no meio de uma cena onde a razão ou o intelecto e os sentimentos nada podem encontrar; a fé nunca deixa governar pelas aparências e evidências: “A fé vê o invisível, acredita no inacreditável e recebe o impossível”.
“Porque também a nós foram pregadas as boas novas, como a eles, mas a palavra da pregação nada lhes aproveitou, porquanto não estava misturada com a fé naqueles que a ouviram.” Hebreus 4.2.
O que vem a ser a Palavra de Deus associada à fé?
Podemos explicar a partir da experiência de Maria quando o anjo veio ao seu encontro trazendo o recado de Deus; “E eis que em teu ventre conceberás e darás à luz um filho, e por-lhe-ás o nome de Jesus.” Lucas 1.31
A sua disposição foi: “Eis aqui a serva do Senhor; cumpra-se em mim segundo a tua palavra. E o anjo ausentou-se dela”. Lucas 1.38
Maria ouviu a Palavra de Deus e creu. Aí está o que significa amalgamar a palavra com fé. Misturar, mesclar com fé, ouvir e crer.
Assim como os Israelitas não entraram em Canaã por causa da incredulidade, também o mesmo pode acontecer com aqueles que ouvem e não creem.
Com base no livro"Eu Sou" E os Milagres de Jesus de Humberto Xavier Rodrigues
Nenhum comentário:
Postar um comentário