quarta-feira, 11 de agosto de 2010

"EU SOU" - PARTE 7 - EU SOU A VIDEIRA VERDADEIRA


EU SOU A VIDEIRA VERDADEIRA


JO 15.1-8

“Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o lavrador.

Toda a vara em mim, que não dá fruto, a tira; e limpa toda aquela que dá fruto, para que dê mais fruto.

Vós já estais limpos, pela palavra que vos tenho falado.

Estai em mim, e eu em vós; como a vara de si mesma não pode dar fruto, se não estiver na videira, assim também vós, se não estiverdes em mim.

Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.

Se alguém não estiver em mim, será lançado fora, como a vara, e secará; e os colhem e lançam no fogo, e ardem.

Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito.

Nisto é glorificado meu Pai, que deis muito fruto; e assim sereis meus discípulos.”



INTRODUÇÃO:

No estudo passado tivemos a oportunidade de ver como Jesus, ao declarar-se o "Caminho", "Verdade" e "Vida",



Hoje estaremos finalizando a série "Eu Sou", com a última expressão qualificativa aplicada pelo Filho de Deus, em seu ministério em favor dos homens no Evangelho de João.



Deus plantou uma videira trazida do Egito:



Salmos 80.8-9

“Trouxeste uma vinha do Egito; lançaste fora os gentios, e a plantaste.

Preparaste-lhe lugar, e fizeste com que ela deitasse raízes, e encheu a terra.”



Esta videira que foi plantada aqui na terra é Israel. Porém Israel não é a videira verdadeira à qual João se refere, esta é Jesus Cristo, que veio do céu para ser esmagado aqui na terra por cada um de nós.

Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.” Isaías 53:5



O vinho é produto do esmagamento de uvas maduras que são colocadas dentro de m tonel para serem pisadas até desprenderem seu sumo, assim perdem a sua característica de fruto e passam a ser mosto que se transformará em vinho.



A videira era uma planta muito conhecida dos contemporâneos de Cristo devido a sua grande utilidade. O seu produto principal era a uva, de onde extraia o vinho, que se constituía numa das principais fontes de alimentos do povo.



A palavra "videira", vem do termo grego "ampelov - ampelos" – "parreira de uvas". Vejamos as aplicações da declaração de Jesus:



I. COLOCANDO-SE COMO A VIDEIRA VERDADEIRA, JESUS NOS RECEBE COMO RAMOS LEGÍTIMOS

  • Ao olharmos para o livro de Gênesis, nos capítulos 1 e 2, iremos ver que o Criador fez o homem "à sua imagem e semelhança", Gn 1.27, "Criou, pois, Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou".




  • Foi através do pecado e da queda que o homem perdeu esta semelhança com o Criador. A partir de então, o vínculo com o Criador foi perdido e algo precisava ser feito para a restauração do homem.




  • Ainda no livro de Gênesis, o Senhor lança o fio-da-esperança, ao declarar: "Porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua descendência e a sua descendência; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar", Gn 3.15.




  • Temos aqui no dizer dos teólogos o "proto-evangelho", a promessa divina de uma restauração futura do homem caído e perdido. Jesus, o descendente de mulher (Gl 4.4), iria esmagar a cabeça da serpente, o diabo, que foi o agente da queda. Deus cumpriu sua promessa ao enviar seu Filho ao mundo em resgate do homem!




  • Olhando o v. 5, de João 15, "Eu sou a videira; vós sois as varas", podemos entender que o homem agora, ao passar pela restauração, volta a se relacionar intimamente com Deus. A imagem e semelhança perdida pelo pecado, são restauradas! Deus está para o homem, assim como o ramo está para a videira!




Novamente, podemos dialogar com o Criador através da oração, assim como Adão falava com Deus "na viração do dia",Gn 3.8, "E, ouvindo a voz do Senhor Deus, que passeava no jardim à tardinha...".

  • Algo, porém, não podemos nos esquecer - o homem é dependente de Deus. O tronco pode existir sem os ramos, mas jamais os ramos poderão existir sem o tronco.




  • É através do tronco que o alimento e a seiva chegam e mantém a vida nos ramos.




  • Outro detalhe importante é que o ramo é da mesma natureza da videira, uma vez que ele dela se alimenta e através dela sobrevive. É por isto que Pedro fala: "...para que por elas vos torneis participantes da natureza divina, havendo escapado da corrupção, que pela concupiscência há no mundo", 1 Pe 1.4.




  • Por recebermos em nós a "natureza divina" ao nos convertermos, precisamos agora, viver como filhos de Deus. Devemos lembrar que nos tornamos "participantes da natureza divina", ao escaparmos da "...corrupção, que pela concupiscência há no mundo".




  • Sim somos hoje os ramos da videira, e precisamos viver a vida de Deus!




II. COLOCANDO-SE COMO A VIDEIRA VERDADEIRA, JESUS CRIA CONDIÇÕES PARA FRUTIFICARMOS EM SEU REINO



  • Embora em algumas plantas o fruto possa aparecer no tronco, como na jabuticabeira, no mamoeiro, etc., o natural é que os ramos produzam frutos. Ao alimentarem-se da seiva, através do tronco, os ramos recebem as condições naturais para frutificação. O mesmo acontece conosco como ramos da Videira - Jesus Cristo. Recebemos em nós a vida de Deus, criando-nos condições para a devida frutificação no reino. Deus quer que seus filhos sejam produtivos! Aquele que não produz precisa rever a sua posição de renascido!




  • Contudo, para a produção de frutos seja satisfatória, precisamos observar alguns detalhes importantes:




A) PRECISAMOS PERMITIR O TRABALHAR DE DEUS EM NÓSV. 2,



"...ele a limpa, para que dê mais fruto". Assim como poda dos ramos defeituosos, secos, doentes, ativa os ramos produtivos, para que produzam em maior escala, devemos nos colocar diante de Deus, permitindo que sua Palavra nos corte, limpando as arestas, para nos tornar mais produtivos. Não nos esqueçamos o fato de que o verdadeiro discípulo deve permanecer sempre limpo, em condições de frutificação - "vós já estais limpos pela palavra que vos tenho falado", v. 3.



B) PARA QUE DEUS POSSA TRABALHAR EM NÓS NA PRODUÇÃO DE ABUNDANTES FRUTOS, PRECISAMOS PERMANECER EM JESUS,



v. 4, "Permanecei em mim, e eu permanecerei em vós; como a vara de si mesma não pode dar fruto, se não permanecer na videira, assim também vós, se não permanecerdes em mim".



O verbo "permanecer", vem do termo grego "menw - meno", com a idéia de "manter", "ser segurado", "firmar-se". Devemos nos manter em Cristo, nos firmando cada dia mais na Palavra, tendo um propósito firme de produzirmos frutos!



C) DEVEMOS SER CONSCIENTES DE QUE SÓ SEREMOS PRODUTIVOS ATRAVÉS DE GRAÇA DE CRISTO EM NÓS,



v. 5, "...porque sem mim nada podeis fazer". O grande problema de muitos que se dizem "filhos de Deus", está no fato de que querem trabalhar apenas com suas próprias forças. Devido à sua petulância, acham que são capazes de trabalhar no reino de Deus, sem o poder do Espírito Santo (At 1.8).



III. NELE E SÓ NELE PODEREMOS GLORIFICAR O DEUS PAI



Com certeza, Deus quer ver em nós uma frutificação abundante, v. 8. "Nisto é glorificado meu Pai, que deis muito fruto; e assim sereis meus discípulos". Observe a frase: "Nisto é glorificado meu Pai...". Ou seja, através da nossa frutificação, o nome de Deus é glorificado!



IV PRECISAMOS VIVER DE ACORDO COM O CONSELHO DE PAULO

colocenses, Cl 1.10, "... para que possais andar de maneira digna do Senhor, agradando-lhe em tudo, frutificando em toda boa obra, e crescendo no conhecimento de Deus".

Nenhum comentário:

Postar um comentário