domingo, 5 de setembro de 2010

VENCENDO O MEDO E O DESÂNIMO EM TEMPOS E CRISE


VENCENDO O MEDO E O DESÂNIMO EM TEMPOS E CRISE


Por Luiz Fontes

Vamos ler 1 Samuel 14.6:

“Disse, pois, Jônatas ao seu escudeiro: Vem, passemos à guarnição destes incircuncisos; porventura, o SENHOR nos ajudará nisto, porque para o SENHOR nenhum impedimento há de livrar com muitos ou com poucos”

O Espírito Santo está aqui nos revelando aspectos do caráter dos Vencedores. Jônatas representa  esses vencedores, aqueles que se posicionam pelo Senhor em tempos de crise. Temos descrita no texto supracitado um pequeno grupo que não se abate pela crise e nem pela força do inimigo. O Senhor precisa deles por causa dos demais.

Temos duas coisas fundamentais aqui:

1ª  - Esse pequeno grupo se posiciona na vitória do Senhor, pois eles representam a esperança do povo do Senhor, e o povo do Senhor não tem qualquer esperança separado deles.

2ª  - É uma posição de privilégio  e responsabilidade, e é por isto que aqueles que estão seguindo este caminho com o Senhor tornam-se o objeto central  do ódio e malicia do Diabo, e porque é uma batalha para eles manter a posição para a qual o Senhor os tem chamado.

3ª - Jônatas, seu escudeiro é uma pequena companhia que representava um povo selecionado. Quando examinamos o versículo 22 de 1 Samuel capítulo 13, vemos que todas as espadas foram confiscadas pelos filisteus, somente Jônatas e Saul possuía suas espadas. Havia uma espada com Jonatas, e havia um movimento em seu coração; um zelo pelo Senhor. Ainda, havia fé diante de um quadro que aparentemente estava favorável ao inimigo.

Quando você estuda todo o 2 capítulo 14, você vê que o Senhor dá a Jônatas e o seu  escudeiro a vitória sobre os filisteus. Veja que a vitória foi muito significativa; porque, quando olhamos para o capítulo 13 de 1 Samuel, nos é mostrado ali que o exército de Saul tinha três mil homens; e o exército dos filisteus tinha  “trinta mil carros, e seis mil cavaleiros, e povo em multidão como a areia que está à beira-mar”  –  (1 Sm 13.5). Agora você se dá conta da vitória do Senhor através de Jônatas? No Versículo 6 do capítulo 14 de 1 Samuel, Jônatas diz assim:

“... Vem, passemos à guarnição destes incircuncisos; porventura, o SENHOR nos ajudará nisto, porque  para  o  SENHOR  nenhum impedimento há de livrar com muitos ou com poucos”.  É algo tremendo ser capaz de chegar diante do inimigo, mesmo em aparente desvantagem, mas confiando  no Senhor, sustentar-se com a  Palavra de Deus  e com a oração. Lembre-se, Jônatas ainda possuía a espada.

A espada é uma figura tipológica da Palavra de Deus – (Hb 4.12). Se o inimigo roubar de nós a Palavra, perderemos o suprimento da nossa fé. A Bíblia diz que a “fé vem pelo ouvir, e o ouvir a Sua Palavra de Deus”  – (Rm 1.17 -RC). O apostolo João nos diz: “... e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé” – (1 Jo 5.4). Uma das expectativas de Deus quanto aos vencedores é que eles estejam apegados a Sua Palavra. A Palavra gera em nós a confiança em Deus.

SUBIR EM VITÓRIA E NÃO PARA A VITÓRIA


Nesta seção de nosso estudo, vamos ler os  versículos 8 a 13  de  1 Samuel 14: v.8: “Disse, pois, Jônatas: Eis que passaremos àqueles homens e nos descobriremos a eles”.v.9:  “Se nos disserem assim: Parai até que cheguemos a vós; então, ficaremos no nosso lugar e não subiremos a eles”. v.10: “Porém dizendo assim: Subi a nós; então, subiremos, pois o  SENHOR  os  tem  entregado  na  nossa mão,  e  isso  nos será por sinal”. 3 v.11:  “Descobrindo-se ambos eles, pois, à guarnição dos filisteus, disseram os filisteus: Eis que já os hebreus saíram das cavernas em que se tinham escondido”.

v.12:  “E os  homens  da  guarnição  responderam  a  Jônatas  e  ao seu  pajem  de  armas  e  disseram:  Subi  a  nós,  e  nós  vo-lo ensinaremos. E disse Jônatas ao seu pajem de armas: Sobe atrás  de mim,  porque  o  SENHOR  os  tem  entregado  na mão de Israel”.

v.13: “Então, subiu Jônatas com os pés e com as mãos, e o seu pajem de armas atrás dele; e caíram diante de Jônatas, e o seu pajem de armas os matava atrás dele”.

É importante percebermos as palavras de Jônatas nestes textos. Ele estava dizendo assim: “Vamos até lá e deixemos que aqueles homens nos vejam. Se eles disserem para ficarmos parados até que cheguem perto de nós, nós obedeceremos.  Mas, se disserem para irmos até o lugar onde eles estão, nós iremos, pois isso será o sinal de que o SENHOR Deus nos deu a vitória”.

Havia aqueles dois ameaçadores penhascos de ambos os lados, e os Filisteus estavam em lugar de vantagem. O entendimento interior deles era este:  “Se  eles  disserem  que  irão  descer  a  nós,  tudo  bem,  iremos  esperar  por  eles. Mas  se disserem: "Venham a nós," então saberemos que o Senhor os tem entregado em nossas mãos”.

Eles não escolheram o caminho mais fácil. Para muitos o caminho mais fácil é o mais vantajoso. Por incrível que pareça, eles escolheram o caminho cheio de dificuldades, pois nisto estava o sinal da vitória do Senhor.

E os Filisteus disseram:  “Subam  a  nós!”  –  (v.12).  Assim Jonatas disse:  “o SENHOR Deus deu ao povo de Israel a vitória sobre os filisteus” – (v.12).Enquanto avançavam com as mãos e com os pés, pois era uma subida muito difícil, eles diziam: “A vitória é nossa.” Eles subiam em vitória, e não para uma vitória. Eles tinham suas armas, eles tinham fé em Deus, eles permaneciam numa vitória e prosseguiam nela. E Jonatas derrotou os Filisteus. Eles caíram diante dele e de seu escudeiro. Então o Senhor mandou um terremoto. Quando a fé tinha ido tão longe quanto podia, Deus cooperou e enviou consternação entre os Filisteus. Então os pobres e fracos Hebreus viram a sua chance e atacaram os Filisteus.  4 Vamos aprender algumas lições espirituais:

1ª lição - Quando caminhamos com Deus, vemos a oportunidade em cada dificuldade.

2ª lição - O caminho da vitória do Senhor pode não ser o mais facil, pode ser um caminho cheio de dificuldades, mas se nisto está a vitória do Senhor, avancemos!

3ª lição  - Mesmo na dificuldade, eles subiram em vitória. Esta é a grande lição, não olharmos para as montanhas que teremos que subir; é avancemos  por elas, mas em vitória.  Eles permaneciam numa vitória e prosseguiam nela.

4ª lição  - Da fraqueza tiraram força.  O escritor aos  Hebreus  no capítulo  11  e o  versículo  34  diz:  “extinguiram a violência do fogo, escaparam ao fio da  espada,  da fraqueza tiraram força, fizeram-se poderosos em guerra, puseram em fuga exércitos de estrangeiros”.

5ª  lição  - Nesse  episódio de Jônatas e seu escudeiro vemos um pequeno grupo que ilustra de forma representativa aqueles que hoje permanecem firme na posição da vitória de Cristo e mantém sua vida de oração e sua vida na Palavra, para que Deus alcance Seu propósito, para a glória da Sua vontade.

6ª lição - Esse pequeno grupo é a chave do Senhor para a situação, e Ele precisa tê-los por causa dos demais.

7ª  lição  - Esses vencedores constituem  o elo entre os irmãos alienados,  distantes e  medrosos com  Aquele que está  no trono.

8ª  lição  - Este pequeno remanescente  se torna a ocasião para que toda a Igreja seja trazida para dentro da benção plena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário