sexta-feira, 1 de outubro de 2010

As armas de Josafá Maria José (Nana)



As armas de Josafá


No que esta narrativa revela algumas atitudes que fez a diferença. São elementos chave que colocam o povo de Deus na posição de vitória.


Deus deixou que fosse escrito para que seu povo pudesse conhecer e entender o Seu agir.


O Rei Josafá a principio diante da noticia, teve medo, uma atitude natural do homem. Ele temeu porque ele conhecia os seus adversários e porque era uma grande multidão, um exército muito numeroso, ele não tinha homens suficientes para lutar e ele sabia que seria um massacre.


Josafá em primeira instância se deixou guiar por vista, olhou o numero do exército inimigo e olhou as suas armas.


A nossa vida é repleta de momentos de alegria e de tristezas, felicidades, angustias, derrotas e vitórias, mas não há nada melhor do que quando tudo vai bem, não é verdade?


Uma das melhores coisas que pode acontecer na nossa vida é quando tudo vai bem, no casamento, nos estudos, na saúde, na área financeira, o dinheiro está no bolso, não falta nada, aí é só felicidade!!!


Mas a bíblia diz que há um dia mal, e esse dia chega sem avisar na vida de cada um de nós, de repente ele vem e tudo fica mal, anoite escura prevalece, o desanimo, as lutas, as contrariedades, vem enfermidades, o desemprego bate na nossa porta, a crise conjugal, familiar e financeira se fazem presentes, é o filho que vive uma faze de rebeldia e aí parece que tudo irá desandar.


O que fazer quando o dia mal chega?


Será que o remédio é sumir de tudo e de todos? Será que o  melhor a fazer é abandonar sua família, sua esposa, seu marido ou seus negócios?


O Rei Josafá aqui nos dá uma grande lição, a de que ainda que tudo possa parecer contrário, há uma esperança de que tudo pode mudar para quem confia no Senhor Jeová. Aleluia!!!


Ainda que digam para você: “Vem contra ti uma grande multidão”.


Uma das piores coisas que pode existir na vida do ser humano é o inesperado, é aquilo que não se pode impedir. A própria palavra já diz, inesperado é aquilo que não se espera. Que é que pode esperar por alguma coisa ruim?


Ninguém na verdade espera por coisas ruins, mesmo por que quem crê no Senhor, só pode esperar coisas boas, mas devemos entender que as lutas e dificuldades fazem parte da nossa vida, da vida cristã normal. Cada um de nós terá as suas próprias batalhas.


E para vencê-las, nós precisamos do Senhor dos exércitos, do Deus invisível que nunca perde batalhas.


Depois de tudo isso o Rei Josafá convoca o povo para um jejum.




  1. 1. A vitória passa primeiro pelo jejum (v3)




O jejum não é um meio pelo qual alguém pode manipular Deus para conseguir algo. O jejum é simplesmente uma indicação externa de uma sinceridade interna e evidente da urgência que sentimos quando oramos por necessidades especiais. Jejum é sacrifício, é subjugar a carne para dar lugar ao espírito.




  1. 2. Segundo passo é a oração (v4)




Do versículo 4ao 13 o Rei Josafá chama todo o povo a orar ao Senhor e a começarem a clamarem ao Deus verdadeiro.


Veja que no verso 5 Josafá se coloca em pé na congregação e aí está outra lição que precisamos aprender: Diante das dificuldades nós temos que nos colocar de pé, em outras palavras essa deve ser a nossa postura, nosso posicionamento.


Tem muita gente que ao passar por lutas ou perdas, fica de tal forma abatido que não consegue nem erguer a cabeça e se reerguer, ficam prostrados, desanimados e em contra partida o nosso inimigo manda mais luta, mais opressão e ganha terreno.


Coloque-se de pé diante das lutas, levante a sua cabeça porque a sua posição é de pé.


Josafá então agora a partir dos versos 5 á 11, ele começa a trazer a memória os feitos gloriosos do Senhor. O que Deus fez pelo seu povo em meio às lutas.


Lembre-se do que Deus fez por você, por sua família, seus irmãos, Josafá  fez isso no meio da congregação. “Quero trazer a memória aquilo que pode me dar esperança”, dizia Jeremias.


No versículo 12 ele faz algo que todo cristão deveria fazer, que é reconhecer suas limitações. Reconhecermos que somos fracos, mas que a nossa força vem do Senhor. Nestes momentos devemos declarar como o salmista no Salmo 121.1, “elevo os meus olhos para os montes, de onde me virá o socorro? O meu socorro vem do Senhor,...”


É na mais escura noite do cristão que ele tem que entender e dizer: Senhor eu não sei o que fazer, mas sei que posso contar com a sua ajuda.


Porque em nós não há força...; e não sabemos o que faremos, porém os nossos olhos estão postos em ti.


Você pode até dizer que não aguenta mais essa luta que você está passando, que não suporta mais e que acabaram as suas forças. Faça como Josafá, coloque os seus olhos no Senhor, quando o profeta fez isso, o Espirito Santo de Deus falou por meio dele:


“Não temas, nem vos assusteis por causa dessa grande multidão que vem contra ti, porque a peleja não é vossa, mas de Deus.” “Amanhã descerão até a ladeira de ziz e lá ao encontra-los não precisarão fazer nada, porque o salvamento virá do Senhor”.


Saiba de uma coisa meu irmão ou irmã, se você está passando por uma grande luta, ela não é sua, mas sim de Deus, o Espírito Santo disse: “Amanhã...” você pode passar hoje mais sempre haverá o amanhã de Deus e da Vitória. Aleluia!!!




  1. 3. O Terceiro passo é o louvor




No versículo 22 e 23 nos revela o último passo da milagrosa vitória de Judá, ela está no louvor. O louvor é também uma arma de guerra de Deus, pois Ele habita no meio dos louvores.


O louvor liberta o louvor cura, no louvor Deus age, “Paulo e Silas louvaram na prisão e as cadeias se romperam”.


Quero chamar a sua atenção para o versículo 21, os cantores vestiram ornamentos sagrados; isto diz respeito a nossa vida de santidade para que Deus possa agir. A Bíblia diz que quando eles começaram a cantar e entoar louvores ao Senhor, Deus começou a armar emboscadas contra os seus inimigos. Enquanto eles louvavam, Deus os livrava do perigo, enquanto eles louvavam, Deus fez um grande exército se autodestruir, e que coisa linda quando o todo poderoso começa agir.


Era o povo louvando e Deus guerreando, Josafá vencendo, Deus triunfando e os inimigos perecendo. Com Jeová na guerra você vai vencer.


Conclusão:


No deserto de Tecoa, ou seja, no vale de lágrimas faça como Josafá e guarde a lição, busque a Deus.


Quem sabe que  o que está faltando para você vencer grandes batalhas, seja você buscar mais a Deus, se prostrar diante Dele e confessar seus erros, seus pecados, e quem sabe dizer: “Senhor eis-me aqui, não sei mais o que pensar, fazer ou dizer, mais uma coisa eu sei, os meus olhos estão postos em ti.”


Ponha os teus olhos no Senhor, e Ele irá mudar o teu vale de lágrimas, em vale de benção, vale de louvor.


IICro 20.26 de Tecoa até Beraca o louvor ou benção


“E ao quarto dia se ajuntaram no vale de Beraca; pois ali louvaram ao SENHOR. Por isso chamaram aquele lugar o vale de Beraca, até ao dia de hoje.”


É isso que Deus quer, seja fiél e temente a Ele. E que  Deus te abençoe muitíssimo.







Maria José é esposa do pr. Wagner, lideres da Igreja Familia Cristã no Cabo e mãe de tres filha, Julyana, Káris Cristina e Giovanna.














Nenhum comentário:

Postar um comentário