sexta-feira, 1 de outubro de 2010

A CURA DO CEGO DE NASCENÇA


A CURA DO CEGO DE NASCENÇA


João 9.1-11

E, passando Jesus, viu um homem cego de nascença.

E os seus discípulos lhe perguntaram, dizendo: Rabi, quem pecou, este ou seus pais, para que nascesse cego?

Jesus respondeu: Nem ele pecou nem seus pais; mas foi assim para que se manifestem nele as obras de Deus.

Convém que eu faça as obras daquele que me enviou, enquanto é dia; a noite vem, quando ninguém pode trabalhar.

Enquanto estou no mundo, sou a luz do mundo.

Tendo dito isto, cuspiu na terra, e com a saliva fez lodo, e untou com o lodo os olhos do cego.

E disse-lhe: Vai, lava-te no tanque de Siloé (que significa o Enviado). Foi, pois, e lavou-se, e voltou vendo.

Então os vizinhos, e aqueles que dantes tinham visto que era cego, diziam: Não é este aquele que estava assentado e mendigava?

Uns diziam: É este. E outros: Parece-se com ele. Ele dizia: Sou eu.

Diziam-lhe, pois: Como se te abriram os olhos?

Ele respondeu, e disse: O homem, chamado Jesus, fez lodo, e untou-me os olhos, e disse-me: Vai ao tanque de Siloé, e lava-te. Então fui, e lavei-me, e vi.

A cerca desta cura, ela não revela apenas uma cura física, mais do que isto ela revela o que Deus faz no homem para que este O veja, este homem não ficou vendo apenas mais ele se tornou um vidente, isto é, deu-lhe vista, ligando-o deste modo Àquele que o tornou capaz de ver.

O Senhor fez, com sua saliva, lodo da terra e aplicou-o nos olhos do cego de nascença. O homem era cego, mas passou a ver.

Este barro é a figura da humildade de Cristo na Sua humilhação terrestre e na sua humildade servil, apresentada aos olhos dos homens.

Indiretamente, a narrativa deste milagre fornece algumas informações sobre o sofrimento humano:

Ao ser questionado sobre a razão do sofrimento, Jesus negou que a cegueira do homem em questão tivesse algo a ver com seus atos passados ou com algum ato de seus pais. Ele deixou implícita a vontade governante de Deus que visa o bem final, sendo o sofrimento um de seus meios de operação.

“Convém( é necessário) que eu faça as obras daquele que me enviou, enquanto é dia; a noite vem, quando ninguém pode trabalhar.” João 9.4

Ao instar seus discípulos sobre a urgência de realizar a obra de Deus, Sua missão aqui na terra, Jesus identifica-os consigo mesmo ao dizer “façamos”. Jesus sabia que restava pouco tempo da graça (do dia), para realizar seu ministério, enquanto a noite significava o fim desse período.

O milagre fala do tema Jesus é a Luz do mundo. Além da visão física concedida, também o homem foi agraciado com a visão superior ou vivificação espiritual que conduz à vida eterna, ao reino da luz de Deus:

João 9.35-38

Jesus ouviu que o tinham expulsado e, encontrando-o, disse-lhe: Crês tu no Filho de Deus?

Ele respondeu, e disse: Quem é ele, Senhor, para que nele creia?

E Jesus lhe disse: Tu já o tens visto, e é aquele que fala contigo.

Ele disse: Creio, Senhor. E o adorou.

E disse-lhe Jesus: Eu vim a este mundo para juízo, a fim de que os que não vêem vejam, e os que vêem sejam cegos.

Ele é a luz do mundo. Em sua graça, quando recebido por alguém, comunica o poder de ver essa luz (Cristo) e tudo o mais por Seu intermédio:

“Porque em ti está o manancial da vida; na tua luz veremos a luz.” Salmos 36.9

A Sua presença neste mundo faz o dia, porque Ele é a luz. Nós somos absolutamente cegos, não vemos nada. Somos cegos de nascença. Esta é a história da humanidade:

“Entenebrecidos no entendimento, separados da vida de Deus pela ignorância que há neles, pela dureza do seu coração;...” Efésios 4.18

O D. M. Lloyd – Jones diz que “o efeito mais desastroso que a queda produziu no homem foi em seu entendimento, ou seja, em sua mente, entenebrecendo lhe a faculdade e transformando-a em cegueira”

O homem na queda tornou-se alienado da vida de Deus por causa do pecado. Significa dizer entre outras que o homem ficou perturbado de mente, totalmente dominado, dependente da vida, doente mental, andando na vaidade da sua mente, foi cortado da verdadeira vida.

O homem em pecado não vive, ele existe. Somos por natureza,  corruptos e inclinados ao mal, ou melhor, somos totalmente devotados ao mal.o homem anda nas trevas sem saber para onde ir:

“Nas trevas andam às apalpadelas, sem terem luz, e os faz desatinar como ébrios.” Jó 12.25.

A terra envolta na escuridão, mas a palavra de Deus trouxe luz onde havia trevas:

“E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas.”

“E disse Deus: Haja luz; e houve luz.” Gen 1.2-3

Deus homem esteve entre os homens para alumiar os que jaziam em trevas.

“Para iluminar aos que estão assentados em trevas e na sombra da morte; A fim de dirigir os nossos pés pelo caminho da paz.” Lucas 1.79

O homem quando exposto em sua presença, tem revelação do que realmente é.

Dando graças ao Pai que nos fez idôneos para participar da herança dos santos na luz;

O qual nos tirou da potestade das trevas, e nos transportou para o reino do Filho do seu amor;

Em quem temos a redenção pelo seu sangue, a saber, a remissão dos pecados; Col. 1.12-14

“Olharam para ele, e foram iluminados; e os seus rostos não ficaram confundidos” Salmos 34.5.









Nenhum comentário:

Postar um comentário