segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

UM CORAÇÃO PERFEITO TORNA UM HOMEM PERFEITO


UM CORAÇÃO PERFEITO TORNA UM HOMEM PERFEITO




Noé era homem justo e íntegro entre os seus contemporâneos; Noé andava com Deus" (Gênesis 6:9).


"Perguntou ainda o Senhor a Satanás: Observaste a meu servo Jó? porque ninguém há na terra semelhante a ele, homem íntegro e reto, temente a Deus, e que se desvia do mal" (Jó 1:8).


"E seu coração não foi perfeito para com o Senhor seu Deus como o coração de Davi, seu pai" (I Reis 11:4 e 15:3).


"O coração de Asa foi, todos os seus dias, totalmente do Senhor" (I Reis 15:14).



Agrupamos quatro homens, sobre todos os quais as Santas Escrituras testificam que foram homens perfeitos ou que seus corações eram perfeitos diante de Deus. Sobre cada um deles as Escrituras também testificam que não foram perfeitos no sentido de impecabilidade absoluta. Sabemos como Noé caiu, como Jó teve de humilhar-se perante Deus, e como  lamentavelmente Davi pecou. A respeito de Asa, lemos que houve uma ocasião quando ele agiu insensatamente, tendo dependido dos sírios, e não do Senhor seu Deus; e quando, em sua enfermidade, buscou não ao Senhor, mas aos médicos. A despeito disso, o coração desses homens era perfeito para com o Senhor seu Deus.


Para compreender isso, há uma coisa que devemos ter em mente. O sentido do vocábulo "perfeito," em cada caso, tem de ser julgado por aquele período de ensino particular a respeito de Deus, ministrado a Seu povo. O que um pai ou um professor considera como perfeição em uma criança de dez anos, é muito diferente do que chamaria de perfeito a um jovem de vinte anos. Quanto à disposição ou espírito, a perfeição seria a mesma; em seu conteúdo, entretanto quanto às provas pelas quais isso possa ser atestado, haveria grande diferença. Posteriormente veremos como, no Velho Testamento, em realidade nada foi feito perfeito e como Cristo veio a fim de revelar e pôr em prática a autêntica perfeição. Veremos também como a perfeição, segundo nos é revelado no Novo Testamento, é algo infinitamente mais alto, mais espiritual e eficaz, do que sob a antiga dispensação. No entanto, em suas raízes, são a mesma coisa. Deus olha para o coração. Um coração que é perfeito diante dEle é objeto de complacência e aprovação. A consagração total de uma vida à Sua vontade e comunhão, a vida que tem como lema, "Tudo para Deus," mesmo quando o Espírito ainda não tenha sido dado para habitar em seu coração, e aceito pelo Senhor como sinal do homem perfeito.


O ensino dessas passagens bíblicas nos sugerem uma lição muito simples, e também muito penetrante. No registro divino sobre as vidas de Seus servos, sobre alguns deles foi escrito: "Seu coração foi perfeito para com o Senhor seu Deus." Quanto a isso, cada leitor deve perguntar: O que Deus vê e diz a meu respeito? A minha vida, aos olhos de Deus, traz as características de um coração inteiramente consagrado à vontade e ao serviço dEle? Possuo o desejo ardente de ser tão perfeito quanto a graça me possibilita? Coloquemo-nos debaixo da luz penetrante dessa pergunta. Devemos crer que com essa palavra, "perfeito," Deus tem em mente algo muito real e verdadeiro.  Não evitemos a sua força, nem nos escondamos de seu poder condenador, apelando para o recurso de que não entendemos perfeitamente o que isso quer dizer. Primeiramente precisamos aceitá-lo, e então entregar nossas vidas a ela, antes de poder compreendê-la. Ninguém pode insistir demasiadamente que, nem na Igreja em geral e em seu ensino, nem na vida particular do crente, pode haver esperança de compreender o que seja a perfeição, enquanto não considerar tudo como perda, com a finalidade de apreender, viver, aceitar e possuir essa perfeição.


Isto, porém, podemos compreender. Aquilo que faço com coração perfeito, faço-o com amor e prazer, voluntariamente, e com todas as minhas forças. Isso implica na firmeza de propósitos e na concentração de esforços que torna tudo subordinado ao objetivo único de minha escolha. Isso é o que Deus pede e o que Seus santos têm dado. É o que nós devemos dar.


Aquele que deseja reunir-se a mim seguindo a Palavra de Deus, no ensino da Sua vontade sobre a perfeição, deve fazer a si mesmo estas perguntas: Poderá Deus dizer a meu respeito o que declarou de Noé, Jó, Davi e de Asa, que meu coração é perfeito diante dEle? Já me entreguei totalmente a ponto de poder afirmar que nada deve haver, nada de qualquer categoria, capaz de dividir o meu coração que pertence a Deus e Sua vontade? O meu objetivo é ter um coração perfeito diante de Deus? É o desejo da minha fé, esperança e a minha oração? Se assim não tem sido, que isso seja uma realidade a partir de hoje. Que seja sua a promessa da Palavra de Deus: "Ora, o Deus da paz... vos aperfeiçoe em todo bem"  (Hebreus 13:20,21). O Deus cujo poder ultrapassa tudo quanto pedimos ou pensamos lhe abrirá a bendita possibilidade de uma vida, da qual Ele mesmo poderá dizer: "Seu coração era perfeito para com o Senhor seu Deus."


ESTRAIDO DO LIVRO SÊ PERFEITO DE ANDREW MURRAY CAP. 1

Nenhum comentário:

Postar um comentário