domingo, 27 de fevereiro de 2011

UMA PALAVRA PARA OS CANSADOS


UMA PALAVRA PARA OS CANSADOS




JOÃO 4.1-6


1 Os fariseus ouviram dizer que Jesus estava ganhando mais discípulos e batizava mais pessoas do que João. 2 (De fato, não era Jesus quem batizava, e sim os seus discípulos.) 3Quando Jesus ficou sabendo disso, saiu da Judéia e voltou para a Galiléia. 4 No caminho, ele tinha de passar pela região da Samaria.


5Ele chegou a uma cidade da Samaria, chamada Sicar, que ficava perto das terras que Jacó tinha dado ao seu filho José. 6 Ali ficava o poço de Jacó. Era mais ou menos meio-dia quando Jesus, cansado da viagem, sentou-se perto do poço.


Nada é por acaso na vida e no ministério de Jesus, por onde Ele passava, bem como os seus sentimentos sempre vem nos mostrar um caminho, uma direção e um propósito para nossas vidas nos dias de hoje.


O texto diz que Ele estava em Judá e resolveu seguir para a Galiléia, só que no caminho tinha que passar pela região de Samaria.


Duas Cidades:


Judéia – Judá quer dizer Louvor – (Lugar de Louvor)


Samaria – lugar das 10 tribos revoltadas. – (Lugar de Revolta de engano)


Cidade conhecida pela idolatria (Acabe Edificou altar a Baal)


Os samaritanos esperavam um messias para converter todos as nações aos samaritanÍsmo.


Em outra circunstância o próprio Jesus recomenda aos discípulos que não entrem em Samaria. Mat 10.5


Foi lá que Tiago e João pedirão permissão para mandar descer fogo do céu para consumir certa aldeia de samaritanos.


Foi de Samaria também o leproso que voltou para agradecer a sua cura.


v O texto diz que Ele tinha que passar... em outra versão diz era-lhe necessário atravessar a província de Samaria, (era Indispensável), em outras palavras havia um propósito maior.


Deus sempre vai ao encontro da verdadeira necessidade, vai ao encontro do que precisa ser corrigido.


Ele sempre irá nos levar ao indispensável, ao necessário para cumprir o seu propósito maior.


v O texto diz que Jesus foi a pé e ficou cansado (v.6)


Aqui Ele nos ensina que a abnegação é necessária ( Ele abnegou sua vontades) Fez o que era necessário. Não se poupou da fadiga, não fazia nada que fosse para seu próprio beneficio.


v Jesus está cansado...


1) Tracemos um quadro, pense no Senhor cansado, o Homem Deus está cansado, o nosso Salvador cansado materialmente dizendo, mais gostaria de traçar um paralelo do Senhor cansado espiritualmente:





  1. O Senhor está cansado com os nossos pecados ( Isaias 43.24,25)




24 Vocês não foram obrigados a comprar plantas cheirosas para apresentá-las a mim, nem tiveram de me oferecer a gordura dos animais para me agradar.


Pelo contrário, vocês (Israel) me cansaram com os seus pecados e me aborreceram com as suas maldades.


25 Mas eu – eu mesmo – sou o seu Deus e por isso perdôo os seus pecados e os esqueço.




  1. 2. O Senhor está cansado com o nosso culto Formal (Isaias 1.13,14)




13 Não adianta nada me trazerem ofertas; eu odeio o incenso que vocês queimam.


Não suporto as Festas da Lua Nova, os sábados e as outras festas religiosas, pois os pecados de vocês estragam tudo isso.


14 As Festas da Lua Nova e os outros dias santos me enchem de nojo;


já estou cansado de suportá-los.




  1. O Senhor está cansado com a nossa incredulidade (Salmos 95.10)




10 Durante quarenta anos, aquele povo me irritou.


Então eu disse: ‘Que gente de coração perverso!


Eles não querem obedecer aos meus mandamentos!’


11 Fiquei irado e fiz este juramento: ‘Vocês nunca entrarão na Terra Prometida, onde eu lhes teria dado descanso.’ ”


Outra versão -


10 Quarenta anos estive desgostado com esta geração e disse: é um povo que erra de coração e não tem conhecimento dos meus caminhos. 11 Por isso, jurei na minha ira que não entrarão no meu repouso.




  1. O Senhor está cansado com a nossa resistência ao Seu Espírito (Isaias 63.9,10)




9 Em toda a angústia deles, foi ele angustiado, e o Anjo da sua presença os salvou; pelo seu amor e pela sua compaixão, ele os remiu, os tomou e os conduziu todos os dias da antiguidade. 10 Mas eles foram rebeldes e contristaram o seu Espírito Santo, pelo que se lhes tornou em inimigo e ele mesmo pelejou contra eles.




  1. O Senhor está cansado com as nossas contestações e rebeldias (Malaquias 2.17)




17 Enfadais o Senhor com vossas palavras; e ainda dizeis: Em que o enfadamos? Nisto, que pensais: Qualquer que faz o mal passa por bom aos olhos do Senhor, e desses é que ele se agrada; ou: Onde está o Deus do juízo?


O profeta Isaias os faz uma pergunta hoje: - Então, disse o profeta: Ouvi, agora, ó casa de Davi: acaso, não vos basta fatigardes os homens, mas ainda fatigais também ao meu Deus? (Isaias 7.13)


2) Tracemos o segundo quadro, o nosso Salvador a esperar.


v Ele espera pelos que vem a fonte


Através da dor


Através do ouvir a Palavra


v Ele espera pelo maior pecador (a) – “...que tinha cinco maridos...”


v Ele espera para aceitar e comissionar


v Ele espera para começar um avivamento (v.39)


“Muitos samaritanos daquela cidade creram nele, em virtude do testemunho da mulher, que anunciara: Ele me disse tudo quanto tenho feito”.


A pergunta é – Quanto tempo Ele vai ter que esperar por nós?


3) Através do arrependimento tracemos um novo quadro, aquela mulher também estava cansada, e esperava dias melhores.



a)     Cansai dos vossos maus caminhos


b)    Esperai e vigiai até que venha o Senhor


c)     Quando Ele chegar não hesite em pedir-lhe de beber, pois este é o seu melhor refrigério.


d)    Bebei vós mesmos da agua da vida e depois tereis o que testemunhar a outros.


Jesus tem sede e fome de regenera e restaurar os homens, mais Ele está cansado de tanta hipocrisia, de legalismo e de descrença dos que se dizem cristão, porém não o são.


Sigamos o exemplo de Cristo, ainda que venhamos a nos cansar estejamos a observar o que Deus quer fazer através dEle em nós.


“Mas não foi assim que aprendestes a Cristo, se é que, de fato, o tendes ouvido e nele fostes instruídos, segundo é a verdade em Jesus,...” (Efésios 4. 20,21).


Wagner de Salles pr.

Nenhum comentário:

Postar um comentário