segunda-feira, 11 de julho de 2011

UM CORAÇÃO DE ADORADOR

UM CORAÇÃO DE ADORADOR



E o centurião, respondendo, disse: Senhor, não sou digno de que entres debaixo do meu telhado, mas dize somente uma palavra, e o meu criado há de sarar. Mat 5:8
Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus; Mat 5:3


Há um tempo atrás estudamos o que é adoração. Hoje gostaria que olhássemos não para o conceito mas sim para o coração, como é o coração daquele que adora o Senhor??
No sermão da montanha a primeira observação do Senhro Jesus foi interessante:
Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus; Mat 5:3
A primeira coisa que o Senhor colocou no sermão foi sobre nosso estado em espírito - pobres - se olharmos o significado original do que Jesus disse a palavra torna-se muito elucidante:
"é aquele que se abaixa, se agacha...muito pobres, na miséria, indigentes"
O convite de Deus começa em termos um coração mendicante, pobre em nós mesmos para receber a riqueza celeste. O adorador é alguém que sabe que não vale nada e que tudo provém da esmola divina lançada até ele. Vemos a lição dita por Jesus diretamente ligada com o sentido real da palavra adoração:

adoração: como o cachorro que lambe as mãos do dono, prostar-se

Vemos que a primeira lição de Jesus no sermão da montanha relaciona-se diretamente com adoração, mas como??? Se olharmos as passagens em que as pessoas adoraram o Senhor vamos ver que estes foram pedintes, necessitados, pessoas que sabiam que eram incapazes, que as soluções de suas angústias só se resolveriam com uma Força além das suas forças. Vemos o coração mendigo diante da graça divina. Tem uma história que apesar de não conter a palavra adoração tem todo o conceito de adoração: a cura do servo centurião. Neste caso a resposta sobre Jesus querer ir curar seu servo é uma das (se não for a mais) esclarecedora e linda passagem sobre o coração de um adorador:
E o centurião, respondendo, disse: Senhor, não sou digno de que entres debaixo do meu telhado, mas dize somente uma palavra, e o meu criado há de sarar. Mat 5:8
Os dois movimentos do coração do adorador se encontram nesta bela resposta
não sou digno - reflete o reconhecimento da nossa incapacidade
mas dize somente uma palavra - reflete o reconhecimento da soberania divina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário