sábado, 6 de agosto de 2011

Com coceira nos ouvidos?


Com coceira nos ouvidos


“Pois virá o tempo em que não suportarão a sã doutrina; ao contrário, sentindo coceira nos ouvidos, juntarão mestres para si mesmos, segundo os seus próprios desejos. Eles se recusarão a dar ouvidos à verdade, voltando-se para os mitos” (2Timóteo 4.3-4).



Você já sentiu coceira nos ouvidos? De acordo com o Dr. Dráuzio Varela, as inflamações do ouvido são chamadas de otites. No caso da coceira nos ouvidos, ela é chamada de otite externa, por atingir a região da orelha externa, que é revestida de pele e termina no tímpano. A causa mais comum para essa inflamação é a infecção por bactérias e fungos, que penetram através de lesões na pele da orelha externa, as quais podem ser provocadas por objetos, tais como cotonetes, atritos ao coçar ou secar o ouvido e pelo contato com água contaminada.



Coceira nos ouvidos é uma enfermidade presente na época do apóstolo Paulo e que ele previu que continuaria a existir em tempos futuros. Trata-se, provavelmente, de uma expressão popular para se referir às pessoas que procuravam ansiosamente conhecer as últimas notícias. Sentir coceira nos ouvidos era desejar ouvir alguma novidade. Algo próprio dos fofoqueiros e fofoqueiras de plantão.



No caso da fala de Paulo, contudo, sentir coceira nos ouvidos dizia respeito ao ato de negar o ensinamento que é de acordo com a vontade de Deus e buscar ouvir palavras que sejam segundo a vontade própria, conforme os desejos particulares. Sentir coceira nos ouvidos é procurar por pregadores que digam o que se quer ouvir e não a verdade que se precisa receber. Paulo disse a Timóteo que viria o tempo em que as pessoas teriam esse tipo de otite. Parece-me que esse é o nosso tempo.



Nossos dias são chamados de pós-modernos. São dias em que cada um tem a sua verdade e só tolera ouvir o que está de acordo com ela. E isso não está apenas nas ruas. Está dentro da igreja.



Assusta-me a quantidade de pessoas que quer vivenciar o Evangelho à sua maneira. Que não aceita se submeter à autoridade da Bíblia Sagrada. Que usa a desculpa de interpretações equivocadas ou múltiplas e variadas para justificar suas atitudes pecaminosas. São pessoas que estão com o coração em crise e que buscam aliviá-lo procurando por mensageiros que digam o que querem ouvir. São mimados que não aceitam agir de acordo com a vontade do Pai celestial.



Você tem coceira nos ouvidos? Dr. Dráuzio Varela diz que o tratamento inclui analgésicos, antibióticos e antifúngicos. A Bíblia Sagrada diz que a cura está em submeter-se às verdades da Palavra de Deus sem distorcê-las em favor próprio. Pense nisso e trata-se se estiver doente.



Publicado em 13/02/2011 por insightscristaos




Nenhum comentário:

Postar um comentário