sábado, 5 de novembro de 2011

ESTUDO DO LIVRO DE ATOS – PARTE 02

ESTUDO DO LIVRO DE ATOS – PARTE 02





VIDA E SENHORIO

Não há realidade espiritual da igreja sem estas duas verdades experienciais, se Cristo não é a nossa vida, então onde está a igreja? Quem somos nós? O que estamos fazendo?
Agora precisamos de algo mais do que Cristo ser a nossa vida, Ele tem que ser a nossa vida praticamente que quer dizer Ele é o nosso Senhor (Quirios), de fato Ele exerce senhorio sobre a nossa vida.
Pedro em sua primeira pregação diz isto,... a este Jesus que vós crucificaste, Deus o fez Senhor (Quirios).

Então se Ele não é Senhor, não há realidade espiritual da Igreja e Isto fatalmente vai tocar as nossas vidas individualmente, familiar e corporativamente.
Quando Paulo e Barnabé foram separados para o ministério, isto não se deu através de um entendimento intelectual para que eles focem e pregassem o evangelho a outras Cidades, não mesmo.

O que nós vemos ali é que havia cinco irmãos que compunham aquele corpo profético e ministerial da igreja em Antioquia, Profetas e Mestres como está escrito em Atos 13, lá diz que eles estavam jejuando e orando e alguém falou alguma coisa, e este alguém foi o Espirito Santo, ...e disse o Espirito Santo separai-me agora a Barnabé e a Saulo para a obra a que eu os tenho chamado...

O Senhor já estava preparando estes dois vasos (Saulo e Barnabé), preparando para que naquele momento eles fossem enviados.
Sabe quanto tempo durou este chamado? 11 anos para que o Espirito de Deus falassem com eles.

Paulo podia ter pensado já faz onze anos em que Deus falou comigo, eu tenho tanta clareza da vontade de Deus para a minha vida, por que esperar tanto tempo, o que eu estou fazendo parado a 11 anos?
Impressionante mais precisou 11anos para que o Senhor pudesse prepara-lo, sabe por quê? Porque Deus não tem empregados, Deus foi moldando,  falando, revelando até enviá-lo.

Quando Paulo escreve aos Galatas1.15,16 ele diz, ... Mas, quando aprouve a Deus, que desde o ventre de minha mãe me separou e me chamou pela sua graça, revelar seu Filho em mim, para que o pregasse entre os gentios, não consultei carne nem sangue,...

Ele não podia sair para pregar antes dos 11 anos porque o Senhor Jesus ainda não tinha sido formado em seu interior, primeiro Cristo precisava ter sido revelado nele, não apenas a ele mais nele para que então ele pudesse pregar aos gentios.
O tempo de Deus é governo de Deus e esta linha do governo de Deus é evidente em todo o livro de Atos.

Nós não fomos chamados por Deus apenas para ter a vida de Deus mais para que esta vida seja disciplinada ou discipulada, porque vida que passa pelo discipulado é igual a Caráter de Deus e sem caráter não há ministério.
É vida sem jugo, vida sem... aprender de mim que sou manso e humilde de coração.
Vida + discipulado = caráter

Nós até podemos querer imitar o irmãos do novo testamento e traçarmos planos projetos e doutrinas baseadas na atitude destes irmãos, termos reuniões de quarta de quinta de domingo, todos os dias, mais se não houver relacionamento com a pessoa de Cristo não haverá nada, porque será vida sem altar pessoal, Ele é meu e eu sou Dele.

VIDA E GOVERNO

A igreja testemunhava de Cristo como testemunhava por causa deste relacionamento.
A primeira oração registrada na vida igreja
Atos 4.24-31
E, ouvindo eles isto, unânimes levantaram a voz a Deus e disseram: Senhor, tu és o que fizeste o céu, e a terra, e o mar, e tudo o que neles há; 25que disseste pela boca de Davi, teu servo: Por que bramaram as gentes, e os povos pensaram coisas vãs? 26Levantaram-se os reis da terra, e os príncipes se ajuntaram à uma contra o Senhor e contra o seu Ungido. 27Porque, verdadeiramente, contra o teu santo Filho Jesus, que tu ungiste, se ajuntaram, não só Herodes, mas Pôncio Pilatos, com os gentios e os povos de Israel, 28para fazerem tudo o que a tua mão e o teu conselho tinham anteriormente determinado que se havia de fazer. 29Agora, pois, ó Senhor, olha para as suas ameaças e concede aos teus servos que falem com toda a ousadia a tua palavra, 30enquanto estendes a mão para curar, e para que se façam sinais e prodígios pelo nome do teu santo Filho Jesus. 31E, tendo eles orado, moveu-se o lugar em que estavam reunidos; e todos foram cheios do Espírito Santo e anunciavam com ousadia a palavra de Deus.
1)   
Unânimes – oração corporativa, os irmãos tinham um foco muito claro, quando eles oravam, não era um vertes pra cá, outro pra lá, não, eles eram unânimes, era uma só visão, um só foco, uma só alma, porque tudo girava em torno de uma pessoa Cristo.
2)    Senhor, tu és o que fizeste o céu, e a terra, e o mar, e tudo o que neles há (soberania) ... 29Agora, pois, ó Senhor, olha para as suas ameaças e concede aos teus servos que falem com toda a ousadia a tua palavra (graça para pregar)... 30enquanto estendes a mão para curar, e para que se façam sinais e prodígios pelo nome do teu santo Filho Jesus. (sinas para glória de Deus)
3)    31E, tendo eles orado, moveu-se o lugar em que estavam reunidos; e todos foram cheios do Espírito Santo e anunciavam com ousadia a palavra de Deus. (não necessariamente tinha que acontecer, mais foi como que uma resposta de contentamento com aqueles irmãos que estavam tão afinados com o propósito e direção de Deus)
Eles não estavam pedindo livramento, bênçãos, bens, mais eles pediam graça para serem usados para Deus, para que o testemunho da vida igreja fosse vívido.
A igreja é tipificada no novo testamento não pelo bezerro de ouro, mas pelo candeeiro de ouro.

Êxodo 32.4
...e ele os tomou das suas mãos, e formou o ouro com um buril, e fez dele um bezerro de fundição. (feito em forma fundido, de ouro mais era imitação)
A cristandade, ou a instituição tem sido caracterizada por este bezerro de ouro, aparente mais falso por sua formação, foi formada de maneira falsa para idolatria.
E como que era feito o candeeiro? Ele não era fundido, feito em forma, não tinha nenhum molde, não era instantâneo, ele era um talento de ouro esculpido com martelo, talhando, isto tipifica a obra o agir do Espirito santo de Deus em nossas vidas, esculpindo talhando o caráter de Deus até Cristo ser formado em nós.
Nós somos feito de ouro sim, uma barra de ouro lisa quando nascemos de novo, significa pureza, santidade de Deus, ouro fala da vida de Deus além da glória de Deus.
Hoje nós somos o que? Uma barra de ouro ou um candeeiro de ouro.
Faz toda a diferença na vida da Igreja, porque o candeeiro pode ser colocado óleo (Unção Espirito Santo) e o fogo podem ser colocados nele (testemunho), enquanto que a barra não pode ser colocado o óleo e por conseguinte o fogo.
O que o livro de atos vai nos mostrar é como o Senhor talhou o testemunho dEle na vida da Igreja de forma que este candeeiro era tão nítido, era um testemunho tão claro em todas as Cidades.
A visão clara da presença de Deus da vida e do governo do Senhor Jesus na vida daqueles irmãos.
Diante deste quadro ficam-nos algumas perguntas:
ü Temos nós orado aos pés do senhor pedido graça para testemunhar?
ü Será que já possuo a vida do Senhor Jesus testemunhada?
ü O espirito do Senhor habita em mim?
ü Quando oramos nós dizemos “meu Pai” e o Espírito testifica que somos dEle?
ü Nós já temos discipulado?
ü A nossa confissão Senhor é apenas de boca?
ü 
Nós temos depositado aos seus pés todos os nossos caminhos?
ü Tudo o que nós somos, tudo o que nós temos tudo o que fazemos ou queremos fazer tem passado pelo Senhorio do Senhor?
Porque o resultado da igreja que se reúne assim é o testemunho da igreja de Atos. Quando a igreja que é a sua vida tem a realidade do seu Senhorio, todos são cheios do Espírito Santo.
Isto tem que ser a nossa realidade, quando andamos por esta cidade Cristo aparece, em tudo que fazemos, falamos etc.


 Se voce gostou do que leu então registre se e siga este blog








Nenhum comentário:

Postar um comentário