sexta-feira, 4 de novembro de 2011

A MISSÃO DOS REGENERADOS EM ATOS. 1



E, servindo eles ao Senhor e jejuando, disse o Espírito Santo: Separai-me, agora, Barnabé e Saulo para a obra a que os tenho chamado. Atos 13:2.


A Igreja em Antioquia experimentava um crescimento extraordinário.

(Atos 11:21,26)

21-A mão do Senhor estava com eles, e muitos creram e se converteram ao Senhor.
26 – “...e, quando o encontrou, levou-o para Antioquia. Assim, durante um ano inteiro Barnabé e Saulo se reuniram com a igreja e ensinaram a muitos. Em Antioquia, os discípulos foram pela primeira vez chamados cristãos.”

Quando o Espírito de Deus separou Barnabé e Saulo para a obra missionária.

Os regenerados daquela comunidade receberam, com alegria, o desafio de transpor, com a mensagem do Evangelho, seus limites espirituais e geográficos.

Mesmo sendo ainda uma igreja embrionária, os regenerados de Antioquia compreenderam que a razão da sua existência como igreja era a mesma que os tinha feito existir:

Missões. Igrejas e pessoas investiram tempo, recursos e talentos, para que eles, e nós, hoje, existíssemos como igreja.

É necessário compreendermos que, como povo regenerado de Deus, somos chamados, enviados, capacitados, e maravilhados pelo Espírito Santo para a obra missionária: 

1. Chamados Pelo Espírito Santo Para a Obra Missionária

(Atos 13:2): 

a. E, servindo eles ao Senhor, e jejuando, disse o Espírito Santo...

A voz de Deus é facilmente ouvida por aqueles que coletiva e individualmente estão em comunhão com Ele. O que nos surpreende aqui não é o fato de Deus ter falado, pois Ele sempre continuará falando à Sua Igreja em todas as gerações, mas o fato daquela igreja ter ouvido claramente a voz do Espírito Santo.

Fica evidente que quando estamos em estado de consagração, através de jejum e oração, ficamos mais sensíveis à voz do Espírito, e mais facilmente entendemos e nos submetemos à Sua direção.

b. Que vozes você está ouvindo hoje? Que vozes esta igreja está ouvindo hoje? Que valores espirituais estamos desenvolvendo em nossos corações?

Qual é o nível de sensibilidade que temos para com os sons que vêm do céu? Temos ouvindo claramente o chamado do Espírito Santo para a obra missionária?

Possivelmente estamos ouvindo, hoje, as vozes dos tesouros que estão em nossos corações.

c. Toda aquela igreja foi chamada à obra missionária. Barnabé e Paulo foram especificamente enviados na linha de frente daquele empreendimento.

Quando uma igreja desenvolve a capacidade de ouvir distintamente a direção de Deus, ela não se negará a enviar os seus melhores.

2. Enviados Pelo Espírito Santo Para a Obra Missionária

(Atos 13:4):

a. “... e impondo sobre eles as mãos, os despediram. Atos 13:3.”

Deus não chama indivíduos solitários, independentes, mas indivíduos conectados, incorporados na vida da igreja local, para a obra missionária.

Num sentido específico. Barnabé e Paulo foram enviados. Num sentido mais amplo, toda aquela igreja foi enviada, e a autoridade espiritual daquela comunidade foi transferida e imputada a Barnabé e Paulo através da imposição de mãos.

Eles saíram da igreja para o mundo, da comunidade dos regenerados para o alcance dos não alcançados.

b. quando isto ocorre logo acontece o inesperado, Sem sombra de dúvida, eles foram despedidos supridos dos recursos, mantimentos, e meios necessários à obra a ser realizada.

A vida de fé não é apenas exigida daqueles que estão na linha de frente dos flancos missionários e ministeriais, mas também de todos os que enviam. Tanto os que enviam, como os que são enviados são igualmente chamados a viver pela fé.

c. No processo de envio é o Espírito Santo quem determina a estratégia e os locais a serem alcançados.



continua no 2

Nenhum comentário:

Postar um comentário