COMO E QUANDO SUAS PALAVRAS PODEM PARECER BOAS DIANTE DOS OLHOS DO SENHOR
1 Reis 3.1-9
E Salomão se aparentou com Faraó, rei do Egito; e tomou a filha de Faraó, e a trouxe à cidade de Davi, até que acabasse de edificar a sua casa, e a casa do SENHOR, e a muralha de Jerusalém em redor.
Entretanto, o povo sacrificava sobre os altos; porque até àqueles dias ainda não se havia edificado casa ao nome do SENHOR.
E Salomão amava ao SENHOR, andando nos estatutos de Davi seu pai; somente que nos altos sacrificava, e queimava incenso.
E foi o rei a Gibeom para lá sacrificar, porque aquele era o alto maior; mil holocaustos sacrificou Salomão naquele altar.
E em Gibeom apareceu o SENHOR a Salomão de noite em sonhos; e disse-lhe Deus: Pede o que queres que eu te dê.
E disse Salomão: De grande beneficência usaste tu com teu servo Davi, meu pai, como também ele andou contigo em verdade, e em justiça, e em retidão de coração, perante a tua face; e guardaste-lhe esta grande beneficência, e lhe deste um filho que se assentasse no seu trono, como se vê neste dia.
Agora, pois, ó SENHOR meu Deus, tu fizeste reinar a teu servo em lugar de Davi meu pai; e sou apenas um menino pequeno; não sei como sair, nem como entrar.
E teu servo está no meio do teu povo que elegeste; povo grande, que nem se pode contar, nem numerar, pela sua multidão.
A teu servo, pois, dá um coração entendido para julgar a teu povo, para que prudentemente discirna entre o bem e o mal; porque quem poderia julgar a este teu tão grande povo?
Quem não gostaria de ouvir de Deus uma pergunta como esta feita a Salomão?
Pede o que queres que eu te dê.
Ficamos imaginando o teria feito Salomão para receber tamanha oferta ou privilégio, talvez fosse porque se tratava do filho rei, será que Deus estaria premiando um membro real? Creio que não foi este o motivo, então talvez porque se tratava do sucessor do Rei Davi, e que como prometera iria fazer casa para Deus?
Também não creio ser esse o principal motivo de tamanha dádiva.
A resposta está no verso (3) deste capítulo; “E Salomão amava ao SENHOR, andando nos estatutos de Davi seu pai;...”
1. Salomão amava ao Senhor, andando nos estatutos de Davi seu pai
Desde menino o seu pai o ensinou a amar ao Senhor, afinal se pai Davi era um homem segundo o coração de Deus. E eu tenho aprendido que amar entre outras coisas é entrega, é serviço incondicional.
“Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele”. João 14:21
Amor a Deus é fruto de um relacionamento que resulta no conhecimento
Aquele que não ama não conhece a Deus; porque Deus é amor.
1 João 4:8
Amar a Deus é estar disposto a suportar afrontas
Porque por amor de ti tenho suportado afrontas; a confusão cobriu o meu rosto. Salmos 69:7
Amar a Deus é levar a sua morte todos os dias
Porventura não esquadrinhará Deus isso? Pois ele sabe os segredos do coração.
Sim, por amor de ti, somos mortos todo o dia; somos reputados como ovelhas para o matadouro. Salmos 44:21,22
Amar a Deus é ter a Ele como seu maior tesouro
Quem tenho eu no céu senão a ti? e na terra não há quem eu deseje além de ti.
Salmos 73:25
2. Deus conhecia o coração de Salomão
Outra coisa que me chama a atenção neste texto é o fato de que quando Deus nos faz uma pergunta Ele está querendo sondar o que há no nosso coração.
SENHOR, tu me sondaste, e me conheces.
Tu sabes o meu assentar e o meu levantar; de longe entendes o meu pensamento.
Cercas o meu andar, e o meu deitar; e conheces todos os meus caminhos.
Não havendo ainda palavra alguma na minha língua, eis que logo, ó SENHOR, tudo conheces.
Salmos 139:1-4
1. A resposta que Salomão deu fez toda a diferença
· Ele foi grato a Deus
“De grande beneficência usaste tu com teu servo Davi, meu pai, como também ele andou contigo em verdade, e em justiça, e em retidão de coração, perante a tua face; e guardaste-lhe esta grande beneficência, e lhe deste um filho que se assentasse no seu trono, como se vê neste dia”.
· Ele se humilhou reconhecendo sua incapacidade
“Agora, pois, ó SENHOR meu Deus, tu fizeste reinar a teu servo em lugar de Davi meu pai; e sou apenas um menino pequeno; não sei como sair, nem como entrar”.
· Seu pedido não foi egoísta para si, mais ele pensou no povo e acima de tudo no chamado que o Senhor havia lhe confiado.
“E teu servo está no meio do teu povo que elegeste; povo grande, que nem se pode contar, nem numerar, pela sua multidão”.
“A teu servo, pois, dá um coração entendido para julgar a teu povo, para que prudentemente discirna entre o bem e o mal; porque quem poderia julgar a este teu tão grande povo”?
Se fosse eu talvez eu pedisse tudo menos algo desta natureza
2. Qual foi o resultado de tudo isto? Suas palavras foram boas diante dos olhos do Senhor
“E esta palavra pareceu boa aos olhos do Senhor, de que Salomão pedisse isso”.
E disse-lhe Deus: Porquanto pediste isso, e não pediste para ti muitos dias, nem pediste para ti riquezas, nem pediste a vida de teus inimigos; mas pediste para ti entendimento, para discernires o que é justo;
Eis que fiz segundo as tuas palavras; eis que te dei um coração tão sábio e entendido, que antes de ti igual não houve, e depois de ti igual não se levantará.
E também até o que não pediste te dei, assim riquezas como glória; de modo que não haverá um igual entre os reis, por todos os teus dias.
E, se andares nos meus caminhos, guardando os meus estatutos, e os meus mandamentos, como andou Davi teu pai, também prolongarei os teus dias.
1 Reis 3:10-14
Que Deus possa não só nos ensinar com o exemplo de Salomão, mais também encontrar em nós um coração não como o dele (Salomão), e não mais para fazer casa para Deus mais sermos moradas Dele em Cristo com o coração de Cristo.
“Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim”. Gálatas 2:20
Wagner de Salles
Nenhum comentário:
Postar um comentário