domingo, 1 de janeiro de 2012

Eike Batista dá dicas para você se tornar um empreendedor

Eike Batista dá dicas para você se tornar um empreendedor


O empresário explica como multiplicou a fortuna e se tornou o oitavo homem mais rico do mundo.

O que é empreender?

“Empreender nada mais é do que identificar ineficiências, falta de qualidade de produtos e fazer algo melhor. E melhor de tudo é fazer algo melhor e mais barato. Se você conseguir combinar essas duas coisas, você vai ganhar muito dinheiro”.

Quais são as principais dicas para quem quer ser um empreendedor?


1.           Você tem que ter disciplina,
2.           Uma boa ideia e,
3.           Depois da boa ideia, elaborar um plano de negócios muito detalhado.

Mas e quem não tem uma boa idéia? Pode ser empreendedor?

Pode. Eu falo muito sobre isso, é estudar a possibilidade de uma franquia. O iniciante deveria começar por aí.
E daí vai ver que a pessoa vai criando novas ideias.
Depois que você começa a tocar uma lojinha, seja do que for, você tem aquele aprendizado do dia a dia, que vale muito.

4.           Outra dica do administrador Eike é delegar funções e cobrar resultados.

Eu não tenho o mínimo problema de delegar. Agora, cobro muito.
É fácil você cobrar. Eu gosto muito de checar, então isso obriga todo mundo a ser transparente.

5.Eike faz de seus executivos sócios, com ações do grupo.
E incentiva a distribuição de lucros para empregados. Isso vale também para os pequenos empresários?
Claro. Até o dono da padaria deveria pegar uns 20% lá e distribuir para os funcionários. Faz um efeito inacreditável.

E se precisar de um sócio?

6.Sócios você tem que eventualmente buscar aquela pessoa para te complementar, algo que você não sabe fazer.
Agora, a busca desse sócio eu diria que está ligada à sorte na vida. Como casamento, não é eterno.

Seu objetivo é em bilhões, em obras. Onde é que Eike Batista quer chegar?

7.O objetivo é ser respeitado. Ter respeito. Da pessoa mais graduada do meu país até o mais humilde.

Respeito que ele tenta conquistar com projetos pelo Rio de Janeiro, como a despoluição da Lagoa Rodrigo de Freitas e doação de dinheiro para a pacificação das favelas.

Nós estamos contribuindo com R$ 20 milhões por ano nos próximos quatro anos para fazer tudo acontecer.

Qual é a sua maior vaidade?

Ah, eu gosto de cuidar de mim, normal. Isso começa com saúde e também aparência.

O senhor já fez plástica?

Sim, fiz a pálpebra, fiz implante de cabelo. É sofrido, dolorido, viu? Espero que em breve cheguem células-tronco para não ser tão dolorido. Eu não recomendo.

Eike já é o oitavo homem mais rico do mundo, segundo a prestigiada revista americana Forbes. E já estabeleceu prazo para ser o primeiro: “2015, 2016”. Tão rápido? “Você acha rápido? É muito tempo”.
PUBLICIDADE

Curta o Fantástico no Facebook
Siga o @showdavida no Twitter



Nenhum comentário:

Postar um comentário