segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

PAPO DA SEGUNDA - A essência da perfeição

PAPO DA SEGUNDA  -  A essência da perfeição





Perfeição  vem do latim perfectione, caracteriza um ser ideal que reúne todas as qualidades e não tem nenhum defeito.

Designa uma circunstância que não possa ser melhorada ainda mais e mais.

O conceito moderno de pefeição se origina do movimento idealista do século XVIII, e está estreitamente ligado à noção de progresso. Em Kant e seus antecessores, Christian Wolff e 
Alexander Gottlieb Baumgarten perfeição é uma noção de ontologia: completude como sendo uma reunião de todas as disposições sujeitas a uma unidade harmoniosa, ou ordem. 
O perfeito é um 'completo', um manancial de ações potenciais. 

Por outro lado, a perfeição é uma idéia, uma condição que não é alcançada, mas deve necessariamente ser almejada - esta é a ética do homem.
Hoje em dia na linguagem profissional, perfeição pode ser definida não como não ter defeitos. Mas sim como algo ou alguém que apresenta defeitos, mas que esses seus defeitos são ofuscados pelas suas qualidades, fazendo com que eles se tornem invisíveis aos olhos das pessoas.

Já que é impossível chegar na perfeição profissional, porque para ser considerado perfeito sem haver a possibilidade de melhoria no mercado de trabalho, deve conhecer todas as áreas e fazer um trabalho perfeito.
O francês Antoine de Saint-Exupéry já dizia que Perfeição é Virtude e não Ausência de Defeitos
A virtude é a perfeição no estado de homem e não a ausência de defeitos. Se eu quero construir uma cidade, pego na malandragem e na ralé. O poder há-de nobilitá-las. Ofereço-lhes uma embriaguez, diferente da embriaguez medíocre da rapina, da usura ou da violação. É ver aqueles braços nodosos que edificam. 

O orgulho vai-se transformando em torres, templos e muralhas. A crueldade torna-se grandeza e rigor na disciplina. E ei-los a servirem uma cidade nascida deles próprios. Trocaram-se por ela no fundo dos corações. E morrerão de pé, nas muralhas, para a salvarem. Só descobrirás neles virtudes resplandecentes.
«Mas tu, que pões má cara diante do poder da terra, diante da grosseria, da podridão e dos vermes dos homens, começas por pedir ao homem que não seja e que não tenha nem sequer cheiro. 

Reprovas-lhe a expressão da sua força. Instalas capados à frente do império. E eles entram a perseguir o vício, que não passa de poder mal empregado. É o poder e a vida que eles perseguem e, no entanto, tornam-se guardiões de museu e vigiam um império morto»

Da Perfeição da Vida
Por que prender a vida em conceitos e normas?
O Belo e o Feio... O Bom e o Mau... Dor e Prazer...
Tudo, afinal, são formas
E não degraus do Ser!
Mário Quintana

A melhor maneira que o homem dispõe para se aperfeiçoar, é aproximar-se de Deus.
Pitágoras


“Sede vós pois perfeitos, como é perfeito o vosso Pai que está nos céus”. Mateus 5:48

Vejamos se você é perfeito?
·       
Ser perfeito é poder dominar a sua língua. Porque todos tropeçamos em muitas coisas. Se alguém não tropeça em palavra, o tal é perfeito, e poderoso para também refrear todo o corpo. Tiago 3:2
Muitos de nós, se não a maioria tropeçamos neste primeiro quisito.
·        
Perfeito é aquele  que anuncia o que é perfeito aos homens para apresenta-los todos perfeitos a Deus ; Colossenses 1:28
·       
Perfeito é aquele que se deixa ser aperfeiçoado a cada dia pelo Senhor
Deus é o que me cinge de força e aperfeiçoa o meu caminho. Salmos 18:32

Mas a vereda dos justos é como a luz da aurora, que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito. Provérbios 4:18

Mais gostaria de ilustrar a perfeição com uma história muito interessante que acaba com a superioridade da “perfeição humana”.


“Um homem que transportava água na Índia tinha dois grandes jarros. Ele carregava um em cada ponta de uma madeira apoiada sobre a nuca. Um dos jarros estava trincado, ao passo que o outro era perfeito. Este sempre chegava cheio de água ao fim da longa caminhada do riacho até a casa do patrão do carregador. O jarro trincado chegava com água só pela metade. Todos os dias, durante dois anos, o carregador chegava apenas com um jarro e meio de água.

O jarro perfeito tinha orgulho de suas realizações, pois cumpria com excelência o propósito para o qual tinha sido feito. Mas o pobre jarro trincado tinha vergonha de sua imperfeição e sentia-se abatido por ser capaz de realizar apenas metade da tarefa para a qual tinha sido feito.

Infeliz, depois de dois anos considerando isso um triste defeito, um dia o jarro falou ao 
carregador junto ao riacho:

– Tenho vergonha de mim mesmo e quero pedir-lhe desculpas.

– Por quê? De que você sente vergonha?

– Durante os dois últimos anos tenho sido capaz de chegar com apenas metade da minha capacidade, porque essa trinca no meu lado faz que a água vaze por todo o caminha de volta à casa do seu patrão. Por causa dos meus defeitos, você tem de ter todo esse trabalho e não obtém o melhor resultado dos seus esforços.

O carregador teve pena do velho jarro trincado e disse em sua compaixão:

– Quando estivermos voltando, quero que você observe as lindas flores ao longo do caminho.

De fato, ao subirem a colina, o jarro trincado observou belas flores do campo que estavam ao lado da trilha, brilhando sob os raios de sol, e essa visão o animou um pouco.

Mas no final da trilha, ele ainda se sentia mal por perder metade da água e, por isso, desculpou-se novamente com o homem.
O carregador disse então ao jarro:


– Você percebeu que havia flores somente do seu lado do caminho e não do lado do outro jarro? Eu sempre soube do seu defeito e o usei para algo bom.

Joguei sementes de flores no seu lado do caminho, e todos os dias, enquanto fazíamos nosso percurso de volta do riacho, você as regava. Durante dois anos pude colher lindas flores para enfeitar a mesa do meu patrão.

Se você não fosse do jeito que é, ele não teria essas lindas flores para alegrar a casa.”

O jarro estava partindo da premissa de que o propósito único de sua existência era transportar água do riacho para a casa.

Preso a sua estreita autodeterminação, o jarro com defeito não havia percebido o propósito maior de Deus para ele: fazer germinar as sementes de flores que haviam sido lançadas ao longo do caminho.

O defeito está sempre no ponto de vista humano, quando este exige de si algo do qual muitas vezes não pode realizar.

É bem verdade que Deus sempre vai estar nos aperfeiçoando em alguma área da nossa vida mais isto não significa que somos mais ou menos perfeitos dos que os outros e sim que estamos a serviço da perfeição ou do que é perfeito.

Por acaso essa visão limitada não ilustra nossa própria situação? Fazemos planos para cumprir o que achamos ser o propósito de nossa vida (inevitavelmente limitado), e quando a locomotiva de nossos anseios sai dos trilhos, consideramo-nos um fracasso.

Nosso desencanto nasce do fato de que pressupomos saber as consequências de atos específicos que praticamos. O jarro trincado não tinha a menor ideia de seu propósito de produzir vida.

Confie em você como alguém que recebeu de Deus tudo o que precisa para viver a vida em sua plenitude.

Saiba de uma coisa certa e perfeita que o único perfeito é Deus, bem como o seu caminho.
"O caminho de Deus é perfeito; a palavra do SENHOR é provada; é um escudo para todos os que nele confiam". Salmos 18:30

Nenhum comentário:

Postar um comentário