terça-feira, 20 de março de 2012

PAPO DA SEGUNDA - A ESSÊNCIA DA DOR

PAPO DA SEGUNDA  -  A ESSÊNCIA DA DOR


Dor é uma sensação desagradável, mais necessária.

Que varia desde desconforto leve a excruciante, associada a um processo destrutivo atual ou potencial dos tecidos que se expressa através de uma reação orgânica e/ou emocional.

A dor nos leva de volta a realidade da vida

A dor nos faz pensar no que seriamos sem o seu poder

A dor é mais que uma resposta resultante da integração central de impulsos dos nervos periféricos, ativados por estímulos locais.

Ela é a oportunidade que temos de errarmos menos, de sermos mais comedidos, de variarmos para sobreviver.

 De facto a dor é uma experiência sensorial e emocional desagradável associada a uma lesão real ou potencial, ou descrita em termos de tal.

Todo corpo reage e se sujeita a tal potencial emocional

Ninguém, certamente, gosta desta sensação. Entretanto, a dor é extremamente benéfica: nos alerta, imediatamente, que algo está prejudicando o nosso corpo.

Ela serve como sinal, como alerta, como um grito interior.

A dor é uma linguagem: células nervosas especializadas no sentido da dor.

“Referi-vos essas coisas para que tenhais a paz em mim. No mundo haveis de ter aflições. Coragem! Eu venci o mundo”.   Jesus Cristo

Ela pode estar visível ou invisível...

“Mesmo no sorrir, o coração pode estar triste; a alegria pode findar na aflição”.  Provérbios 14:13

Mas muitas vezes a dor pode ser evitada...

Uma vez que recusastes o meu chamado e ninguém prestou atenção quando estendi a mão, uma vez que negligenciastes todos os meus conselhos e não destes ouvidos às minhas admoestações, também eu me rirei do vosso infortúnio e zombarei, quando vos sobrevier um terror, quando vier sobre vós um pânico, como furacão; quando se abater sobre vós a calamidade, como a tempestade; e quando caírem sobre vós tribulação e angústia.

Então me chamarão, mas não responderei; procurar-me-ão, mas não atenderei.

Porque detestam a ciência sem lhe antepor o temor do Senhor, porque repelem meus conselhos com desprezo às minhas exortações; 
comerão do fruto dos seus erros e se saciarão com seus planos, porque a apostasia dos tolos os mata e o desleixo dos insensatos os perde. 

Aquele que me escuta, porém, habitará com segurança, viverá tranquilo, sem recear dano algum.  Pv. 1. 24-33

A Sabedoria clama nas ruas, eleva sua voz na praça, clama nas esquinas da encruzilhada, à entrada das portas da cidade ela faz ouvir sua voz: e até quando os que zombam se comprazerão na zombaria?  Provérbios 1:20-21

Um grande abraço

Wagner Salles

Nenhum comentário:

Postar um comentário