segunda-feira, 5 de março de 2012

Perceba o que você tem!

Perceba o que você tem!


O dono de um pequeno comércio, amigo do grande poeta  Olavo Bilac, abordou-o na rua:


- Sr. Bilac, estou precisando vender o meu sítio, que  o Senhor tão bem conhece.


Poderia redigir o anúncio para o jornal?

Olavo Bilac apanhou o papel e escreveu: ”Vende-se encantadora propriedade, onde cantam os  pássaros ao amanhecer no extenso arvoredo, cortada por  cristalinas e marejantes águas de um ribeiro. A casa  banhada pelo sol nascente oferece a sombra tranqüila  das tardes, na varanda”.

Meses depois, topa o poeta com o homem e pergunta-lhe se havia vendido o sítio.


- Nem pense mais nisso, disse o homem. Quando li o  anúncio é que percebi a maravilha que tinha.

Moral da história:

Às vezes, não descobrimos as coisas boas que temos e vamos longe, atrás da  miragem de falsos tesouros.

Mateus 25. 13-31
13 E Jesus terminou, dizendo: — Portanto, fiquem vigiando porque vocês não sabem qual será o dia e a hora.
14 Jesus continuou: — O *Reino do Céu será como um homem que ia fazer uma viagem. Ele chamou os seus empregados e os pôs para tomarem conta da sua propriedade.
15 E lhes deu dinheiro de acordo com a capacidade de cada um: ao primeiro deu quinhentas moedas de ouro; ao segundo deu duzentas; e ao terceiro deu cem. Então foi viajar. 16 O empregado que tinha recebido quinhentas moedas saiu logo, fez negócios com o dinheiro e conseguiu outras quinhentas. 17 Do mesmo modo, o que havia recebido duzentas moedas conseguiu outras duzentas. 18 Mas o que tinha recebido cem moedas saiu, fez um buraco na terra e escondeu o dinheiro do patrão.
19  — Depois de muito tempo, o patrão voltou e fez um acerto de contas com eles. 20 O empregado que havia recebido quinhentas moedas chegou e entregou mais quinhentas, dizendo: “O senhor me deu quinhentas moedas. Veja! Aqui estão mais quinhentas que consegui ganhar.”
21  — “Muito bem, empregado bom e fiel”, disse o patrão. “Você foi fiel negociando com pouco dinheiro, e por isso vou pôr você para negociar com muito. Venha festejar comigo!”
22  — Então o empregado que havia recebido duzentas moedas chegou e disse: “O senhor me deu duzentas moedas. Veja! Aqui estão mais duzentas que consegui ganhar.”
23  — “Muito bem, empregado bom e fiel”, disse o patrão. “Você foi fiel negociando com pouco dinheiro, e por isso vou pôr você para negociar com muito. Venha festejar comigo!”
24  — Aí o empregado que havia recebido cem moedas chegou e disse: “Eu sei que o senhor é um homem duro, que colhe onde não plantou e junta onde não semeou. 25 Fiquei com medo e por isso escondi o seu dinheiro na terra. Veja! Aqui está o seu dinheiro.”
26  — “Empregado mau e preguiçoso!”, disse o patrão. “Você sabia que colho onde não plantei e junto onde não semeei. 27 Por isso você devia ter depositado o meu dinheiro no banco, e, quando eu voltasse, o receberia com juros.” — Depois virou-se para os outros empregados e disse:
28 “Tirem dele o dinheiro e deem ao que tem mil moedas. 29 Porque aquele que tem muito receberá mais e assim terá mais ainda; mas quem não tem, até o pouco que tem será tirado dele. 30 E joguem fora, na escuridão, o empregado inútil. Ali ele vai chorar e ranger os dentes de desespero.”
31 Jesus terminou, dizendo: — Quando o *Filho do Homem vier como Rei, com todos os anjos, ele se sentará no seu trono real.

1.     ...para tomarem conta da sua propriedade.
Deus nos chama para cuidar de algo que pertence a Ele.
Creio que a primeira coisa que precisamos saber e que nada do que temos e nosso, mais dEle, não importando o que seja e nem o tamanho, se e pouco ou não, o Dono confia a nos algo de muito valor.

2.     Deus espera uma reação da nossa parte em relação ao que Ele colocou em nossas mãos. “negociem”
Negociar, você só negocia algo que você valoriza, ou seja, o que tem valor pra você. Negociar e colocar a disposição àquilo que você tem de maneira que seja útil para o outro aquilo que e útil para você.
As pessoas só iram valorizar o que você valoriza.

3.     Deus espera de nos uma atitude singular (fidelidade)
Ser fiel se resume em obediência.
        
Ainda que era Filho, aprendeu a obediência, por aquilo que padeceu.
        Hebreus 5:8
       
Portanto, tive por coisa necessária exortar estes irmãos, para que primeiro fossem ter convosco, e preparassem de antemão a vossa bênção, já antes anunciada, para que esteja pronta como bênção, e não como avareza.
E digo isto: Que o que semeia pouco, pouco também ceifará; e o que semeia em abundância, em abundância ceifará.
Cada um contribua segundo propôs no seu coração; não com tristeza, ou por necessidade; porque Deus ama ao que dá com alegria.
E Deus é poderoso para fazer abundar em vós toda a graça, a fim de que tendo sempre, em tudo, toda a suficiência, abundeis em toda a boa obra;
Conforme está escrito: Espalhou, deu aos pobres; A sua justiça permanece para sempre.
Ora, aquele que dá a semente ao que semeia, também vos dê pão para comer, e multiplique a vossa sementeira, e aumente os frutos da vossa justiça;
Para que em tudo enriqueçais para toda a beneficência, a qual faz que por nós se dêem graças a Deus.
Porque a administração deste serviço, não só supre as necessidades dos santos, mas também é abundante em muitas graças, que se dão a Deus.
Visto como, na prova desta administração, glorificam a Deus pela submissão, que confessais quanto ao evangelho de Cristo, e pela liberalidade de vossos dons para com eles, e para com todos;
E pela sua oração por vós, tendo de vós saudades, por causa da excelente graça de Deus que em vós há.
Graças a Deus, pois, pelo seu dom inefável. 

2 Coríntios 9:5-15

4.     Haverá acerto de contas
5.     Nosso erro provem da falta de Fe, preguica e do medo.
6.     Deus quer nos dar mais se obedecemos
7.     Deus nos convida para a festa com Ele

Nenhum comentário:

Postar um comentário