domingo, 31 de março de 2013

JESUS RESSUSCITOU

JESUS RESSUSCITOU



JOÃO 20.19-22

Jesus aparece aos discípulos


19 Naquele mesmo domingo, à tarde, os discípulos de Jesus estavam reunidos de portas trancadas, com medo dos líderes judeus. Então Jesus chegou, ficou no meio deles e disse:— Que a paz esteja com vocês!

20 Em seguida lhes mostrou as suas mãos e o seu lado. E eles ficaram muito alegres ao verem o Senhor. 21 Então Jesus disse de novo:— Que a paz esteja com vocês! Assim como o Pai me enviou, eu também envio vocês.

22 Depois soprou sobre eles e disse:— Recebam o Espírito Santo. 23 Se vocês perdoarem os pecados de alguém, esses pecados são perdoados; mas, se não perdoarem, eles não são perdoados.

Chegada pois a tarde daquele dia, domingo, "o domingo dos domingos", então não era qualquer dia, no sentido real e momentâneo, esse dia era um dia de celebração, dia de festejar pois a noticia era de ressurreição!!!

Será que temos consciência de que dia estamos vivendo?

Pois isto fará toda a diferença para as nossa vidas, parece que assim como eles, digo os discípulos, nós também vivemos hoje como se nada tivesse acontecido, nosso reagir é de alguém que parece estar com medo, trata- se de uma postura de alguém que não tem conhecimento dos fatos reais.

No domingo da ressurreição Jesus se revela a eles, agora como se encontravam os discípulos?

" ... estavam reunidos de portas trancadas, com medo dos líderes judeus". (v.19)



Há uma grande controvérsia aqui, no dia da morte da morte, os maiores interessados e beneficiados em que isso acontecesse se encontram com uma atitude totalmente contraria a realidade dos fatos.

De um lado "Está consumado", a vitoria da Cruz, cumpriu-se a profecia, os nossos inimigos foram derrotados, vencida foi a morte, o diabo, morto foi o velho homem crucificado na Cruz, um novo homem se fez pelo poder da morte, toda a culpa foi perdoada pelo sangue derramado, sangue este imaculado, agora já não há condenação, o grande amor de Deus foi revelado aos homens através da entrega do seu único filho que morreu mas que também ressuscitou.


Por outro lado o quadro é de medo, portas estão trancadas, não somente as de madeira, mas sobre tudo as do coração dos discípulos estão trancadas para a verdade, para a verdade dos fatos, o medo que travava as suas ações, medo do que os homens de "poder" pudessem fazer, medo do poder que agora estava vencido, atitude esta infundada e insustentável, simplesmente pelo fato de que quem prometeu estava vivo e fora fiel para cumprir tudo que prometera.

Tão importante foi este momento que o apostolo Paulo disse escrevendo a Igreja de corintos que: " 14 E, se Cristo não foi ressuscitado, nós não temos nada para anunciar, e vocês não têm nada para crer..." 17 "E, se Cristo não foi ressuscitado, a fé que vocês têm é uma ilusão, e vocês continuam perdidos nos seus pecados". I Cor.15.14 e 17

A Igreja só existe por causa da ressurreição de Cristo, mais parece que a mesma ainda não acordou para esta realidade. Este é o dia que mudou a nossa história, então pergunto eu; é um dia para ficarmos trancados, amedrontados, omissos, acanhados ou é o dia para nós paramos o transito e colocarmos a Igreja na rua para declararmos que O nosso Redentor Vive!!!

É dia de alegria, de celebração, de dar brados de vitoria e dizermos que o nosso Senhor é O Senhor mesmo, porque Ele cumpriu o que prometera.

Mas a despeito destas boas noticias, os discípulos antagonicamente estão trancados com as portas fechadas com medo dos judeus vivendo uma vida paralisada preza pelo medo.

Agora, vendo e analisando esta situação a despeito do que aconteceu em suas vidas, quem é que esta com a vida amarrada? Os do diabo ou os de Deus? Quem esta vivendo de maneira medíocre?

Trazendo isto para o nosso quotidiano, é exatamente isso que acontece na vida de muitos de nós, gente que não consegue se transformar naquele que ele é no coração de Deus. São pessoas que quando olham no espelho não gostam nada do que vêem, quando olham para sua história de vida lamentam terem vivido pois ela é a razão de estarem vivendo a vida que vivem hoje.

O Brasil hoje é conhecido como um país suicida onde 25 pessoas se suicidam diariamente, no planeta hoje a cada 0,30 Segundos uma pessoa se mata e quando uma pessoa dessa se mata, ela não quer matar a vida, mas ela quer matar a dor, ela quer matar o vazio interior, a sua insignificância, sua mediocridade e isto não é uma grito desesperado de desejo pela morte, mas um grito interior de desejo pela vida, é como cada uma destas pessoas estivessem nos dizendo "eu quero viver!!!"

E a despeito desta gente que chega ao extremo do desespero, e diga-se de passagem o suicídio não é um ato que brota no coração de uma pessoa da noite pro dia, pelo contrario, é processual, agente vai morrendo uma pouquinho a cada dia, um pouquinho a cada ano, ano após ano ela vai se deteriorando a cada instante, de maneira que ela morre antes da morte chegar de modo que quando ela se mata ela esta trazendo a verdade uma realidade já vivida ou não vivida...

Mais a despeito da qualidade de vida do medíocre, as noticias continuam as mesmas, JESUS RESSUSCITOU, porém parece que nada mudou, é uma desconexão existencial, a realidade é da ressurreição, a realidade é da vida, mas esta realidade não chegou a vida dos discípulos que estavam trancados e mediocrizados, e nós hoje podemos dizer que isso foi obra do diabo, mais a julgar pela realidade neste domingo não havia um demônio se quer que pudesse tentar prender os discípulos.

Na verdade o diabo nesta hora deve ter se lembrado de Gênesis 3.15:

15 Eu farei com que você e a mulher sejam inimigas uma da outra, e assim também serão inimigas a sua descendência e a descendência dela. Esta esmagará a sua cabeça, e você picará o calcanhar da descendência dela.

O que estava acontecendo com os discípulos não era ataque do diabo mas era potencial não desenvolvido, quem não desenvolve o seu potencial peca. E o que é isso? A resposta é simples, você poderia ser muito mais do que é, você poderia estar fazendo muito mais do que faz, você poderia estar abençoando as pessoas e glorificando a Deus muito mais, e isto é a sua realidade por que você esta retendo o seu potencial.

Quando eu tenho uma energia, um potencial e eu não gasto isto vira em uma energia negativa, ou seja ele se volta contra nós, os discípulos estavam vivendo a quem das suas possibilidades.

Existem forças dentro de nós que lutam para nos paralisar.

Agora antes de ver como combater estas forças, nos precisamos saber que elas são pra podermos usar as armas adequadas.

Exemplo. Do homem e o elefante...


3 FORÇAS QUE LUTAM DENTRO DE NÓS PARA TENTAR PARALISAR O NOSSO POTENCIAL

O MEDO
O medo é um terrível inimigo que pode acabar com o nosso potencial e diria mais com a nossa vida. O medo é uma sensação que proporciona um estado de alerta demonstrado pelo receio de fazer alguma coisa, geralmente por se sentir ameaçado, tanto fisicamente como psicologicamente. Pavor é a ênfase do medo. Medo é fé na derrota, exemplo. (Medo de barata) a pergunta lógica é: Que tipo de mal efetivo uma barata uma barata pode nos causar?
Fé na derrota é crer que se eu encarar eu perco, com medo de perder eu não encaro eu fujo.

Assim esta a vida de muitas pessoas, paralisadas por medo, o medo faz agente ser alguém que agente não é.
"Quem tenta pode até fracassar mas o maior fracasso é não tentar nunca".


2- DESCENTRALIZAÇÃO

(v.19) ... "Então Jesus chegou, ficou no meio deles..."

Todas as vezes que Jesus não estiver no centro de toda a nossa vida, nossa tendência é o fracasso.

Tirou Jesus do centro, você para de viver e passa a existir, a coisa principal é fazer da coisa principal a coisa principal.


3- A ALIENAÇÃO

(v.19b e v. 20) ... Que a paz esteja com vocês! 20 Em seguida lhes mostrou as suas mãos e o seu lado. E eles ficaram muito alegres ao verem o Senhor. 21 Então Jesus disse de novo:— Que a paz esteja com vocês! Assim como o Pai me enviou, eu também envio vocês.


A palavra alienação tem várias definições: cessão de bens, transferência de domínio de algo, perturbação mental, na qual se registra uma anulação da personalidade individual.




















Nenhum comentário:

Postar um comentário