quinta-feira, 14 de novembro de 2013

NÃO DESPERDICE O SEU TEMPO DE VIDA




“Não Desperdice o seu Tempo de Vida
(Extraído do meu livro de auto-ajuda Conselhos e Lições para a Vida)

O tempo é a principal matéria prima para a vida, não a vida com a qual nascemos, mas aquela que construímos. Aquela que projetamos e desenhamos com os nossos planos, ideias e projetos. Se a natureza e o mundo são o meio onde o nosso corpo vive, então o tempo é o meio onde a nossa mente existe. Pois a nossa mente respira o tempo e faz tudo dentro dele.

Gerenciar o tempo é uma arte de que poucos conhecem o segredo. Não se gerencia o tempo apenas ao nível da hora, do dia, dos pequenos planos, dos grandes projetos, mas também ao nível da vida que vivemos até ao momento da morte.

O tempo é ao mesmo tempo diverso e único. Ele não volta e volta sempre. A nossa infância já se foi, não volta mais. O primeiro dia de escola, por mais emocionante que tenha sido, pertence agora ao passado, o nosso ex-namoro, o nosso falecido conhecido, não voltam mais. O tempo deve ser aproveitado, cada segundo vivido sem arrependimento. Devemos fazer sempre o que achamos[…]”

“certo momento. E há coisas que podemos fazer sempre. Devemos sempre dar prioridade as coisas escassas, porque não teremos muitas dessas.

As coisas acabam, as pessoas morrem, o mundo não estará aqui para sempre, até uma estátua pode deixar de existir, até um museu pode não estar disponível daqui a algum tempo. Corra para ir ver as coisas excepcionais, o músico maravilhoso sobre o qual toda a gente fala, o incrível contador de piadas, o maravilhoso improvisador de jazz, a maravilha que ele vai fazer hoje, nem ele mesmo poderá fazer amanhã.

O tempo é tudo. Um dia ele vai acabar. A velhice chega, doenças terminais acontecem, o seu médico pode dizer-lhe que só tem 2 meses para viver, ou quem sabe pode estar dentro de um automóvel à segundos de embater-se com um outro e advir daí a sua morte. O tempo não será seu para sempre, o seu corpo esse sim vai ficar aqui na terra a apodrecer, mas a sua mente só tem algumas décadas para viver.

Alimente a sua mente, encha-se de conhecimentos, trate bem as pessoas, seja culturamente activo, valorize a sua comunidade, esteja grato pelo tempo que lhe é dado[…]”

Trecho de: Inácio, Stélio. “Viva melhor.” iBooks. 
Este material pode estar protegido por copyright.

Confira este livro na iBooks Store: https://itunes.apple.com/WebObjects/MZStore.woa/wa/viewBook?id=651754100

Nenhum comentário:

Postar um comentário