terça-feira, 27 de julho de 2010

DICAS DA FRUTA - FRUTAS VERMELHAS - SERÁ A COR DO PECADO?

Frutas vermelhas

Se a grande variedade de frutas vermelhas difere no sabor, elas são muito parecidas quando se trata de escolher e manusear. Quase todas as frutas de baga são frágeis e perecíveis. Escolha frutas firmes, mas não duras. Se estiverem cobertas com plástico, olhe o fundo. Se estiverem molhadas ou manchadas, provavelmente a maioria das frutas deve estar bolorenta ou esmagada. Se, quando você chegar em casa, descobrir uma ou duas bagas machucadas ou estragadas, jogue-as fora; o bolor espalha-se rapidamente entre as frutas.

Para manter as frutas de bagas em boas condições, não as lave até a hora de comê-las. Elas podem ser guardadas por alguns dias na geladeira dentro de uma peneira, que permite a circulação de ar ao redor das frutas ajudando a mantê-las frescas.

  • Amoras-pretas - crescem em árvores espinhosas e são extremamente frágeis. Além de serem usadas em tortas, as amoras combinam perfeitamente com outras frutas vermelha sem saladas de frutas. Transformadas em purê, peneiradas e combinadas com um pouco de açúcar, elas fazem uma excelente calda para sorvetes.


  • Mirtilos - podem ser silvestres ou comerciais. Os mirtilos silvestres são bem menores e mais saborosos do que os comerciais, mas estão disponíveis apenas em algumas partes dos Estados Unidos e se deterioram muito rapidamente. Procure frutos gordinhos, frescos, de boa coloração azul, com floração cerácea. No Brasil já são cultivadas (blueberries).

  • Amoras - frutas de bagas pequenas, azedas e vermelhas, são nativas da América do Norte. Geralmente são cozidas com um tipo de adoçante para torná-las comestíveis. Você irá adicionar menos açúcar ao cozinhar as amoras se adicionar 1/4 de colher de chá de bicarbonato de sódio à panela. Quando cozinhá-las, adicione uma colher de chá de manteiga para cada 1/2 kg de fruta para evitar que ferva demais e faça espuma. Elas estarão cozidas quando parecerem prontas para estourar. Se você cozinhá-las até estourarem, o sabor ficará amargo.

  • Framboesas - são extremamente perecíveis. Procure pelas que são gordinhas e têm aparência fresca e, após comprá-las, utilize-as assim que possível. Lave-as com cuidado pouco antes de usá-las. Para as receitas que pedem o suco separado das frutas congeladas, descongele as framboesas num coador colocado sobre uma tigela.

  • Morangos - vêm numa variedade muito grande. Embora alguns sejam grandes, de cor vermelho brilhante e de boa aparência, o sabor nem sempre condiz com a beleza destes morangos. Geralmente os menores têm sabor mais distinto e mais doce. Escolha as frutas frescas, limpas, de cor vermelho brilhante, com os cabinhos verdes. Os morangos devem ser mantidos na geladeira, com os cabinhos, até a hora de servir. Lave com cuidado um pouco antes de prepará-los e use-os em seguida. Tire o cabinho dos morangos somente após lavá-los, nunca antes, senão eles absorverão água e ficarão moles. Para espremer  os morangos, use um amassador de batatas.








Lave os morangos com cuidado pouco antes de prepará-los

As suas papilas gustativas estão prontas?

Isso poderá servir para alguém, é por isso que transmito o que aprendi.

FAÇA O MESMO, ENVIE A DICA AOS SEUS AMIGOS!

Nenhum comentário:

Postar um comentário