terça-feira, 27 de julho de 2010

QUAL É A GRAÇA? - LENARA

Qual é a Graça?

Escrito por Lenara em quarta-feira, 26 maio 2010

A graça é que, aceitando vc ou não, nós vivemos na Graça. Mas isso não é palhaçada, quer brincadeira vai no playground, pq a Graça é séria (a foto do palhaço foi só pra chamar sua atenção, e tmb pq adoro clowns hehe).



Vamos falar de Lei (“Blá, deve ser chatinha”). Mas tmb vamos falar bastante de Graça (“Uoba”). Quero ser bem dinâmica hj, pra vc entender de uma maneira simples e direta sobre um assunto que mó galera ainda não captou. A parábola do vinho novo em odres velhos vai nos ajudar muuito nesse post. Eu super recomendo que vc pegue sua bíblia, pq eu não vou ficar colando todos os textos aqui… quero estimular em você o habito do “folhear” sua bíblia sempre, abrir, marcar, LEEER. Hehehe. Vamo lá:

Mateus 9:16-17



O que é Vinho novo? Evangelho da Graça (revelado em Jesus)

O que é Vinho Velho? Lei (revelada em Moisés) João 1:17

Jesus veio a este mundo e Ele era simplesmente TUDO o que a gente precisava.

“É de um sumo sacerdote como este que precisávamos: santo, inculpável, puro, separado dos pecadores, exaltado acima dos céus…” Hebreus 7:26-27

A Lei deixou de ser externa, e entrou. Em Jesus, elas estão no nosso coração [“Porei minhas leis em sua mente e as escreverei em seu coração..." Hebreus 8:10]

“Chamando ‘nova’ esta aliança, ele tornou antiquada a primeira; e o que se torna antiquado e envelhecido está a ponto de desaparecer.” [Hebreus 8:13]

Entenda que os elementos da estrutura religiosa (Lei/antigo testamento) devem ser tratados como úteis, mas não essenciais. O que a Palavra fala aqui é isso, se está “antiquado” pode desaparecer a qualquer momento, ou seja, não é essencial. É útil – se não, não seria parte da Palavra de Deus (2Tim 3:16) mas não é indispensável.

Se vc procurar no Google (falei q era um post dinâmico e não sopa de minhoca, hehe) a foto de um odre, vc poderá ver melhor a estrutura desse negócio com nome esquisito. Quando faziam vinho há muuito tempo atrás, era comum colocar o suco de uva em um “odre” novo. À medida em que o suco fermentava, liberava gás que, por não ter por onde escapar, ia enchendo o odre e, com a pressão, esticando o couro. Não é preciso dizer que ao fim do processo o odre estava maior. Porém não poderia ser usado novamente da mesma forma pois a elasticidade do couro teria chegado ao limite. Se fosse colocado ali suco de uva ou vinho novo ainda em fase de fermentação, fatalmente o odre se rasgaria com a pressão.

Se VINHO NOVO é o Evangelho da graça de Jesus Cristo, a Nova Aliança, quais seriam os odres novos? A expressão “odres novos” pode significar duas  coisas, senão as duas.

(1) Um novo paradigma de pensamento

A Lei revelada em Moisés estava baseada no princípio de causa e efeito e da justiça retributiva, isto é, recompensa pela obediência e punição pela desobediência. A Lei não gera *relacionamento*, ela é apenas uma forma de nos tornarmos conscientes de nossa injustiça e de nossa incapacidade de obedecer a Deus em plenitude.

“ninguém será declarado justo diante dele baseando-se na obediência à Lei, pois é mediante a Lei que nos tornamos plenamente conscientes do pecado” [Romanos 3.20]

“não saberia o que é pecado, a não ser por meio da Lei. Pois, na realidade, eu não saberia o que é cobiça, se a Lei não dissesse: ‘Não cobiçarás’”[Romanos 7.7]

Mas quando entra o VINHO NOVO (Evangelho da Graça) começamos a criar um relacionamento com Deus, o que jamais seria possível se fosse baseado em nossas virtudes, mas baseado na GRAÇA, em Jesus, esse relacionamento é possível e maravilhoso. (leia [Romanos 3.22-26 e Efésios 2.8,9)

Então o vinho novo é : não mais a justiça retributiva segundo a prescrições da Lei, mas o favor imerecido segundo a graça de Deus.

(2) Uma nova dinâmica de espiritualidade

A aliança celebrada na Lei de Moisés estava baseada em quatro pilares: CULTO, SACERDORES, SÁBADO E TEMPLO.

Bolei uma tabelinha pra mostrar pra vocês passagens da Bíblia que mostram como rolava isso na VELHA ALIANÇA (antigo testamento) e como a NOVA ALIANÇA se posiciona sobre esses quatro pilares.



Eu não quero aqui, de maneira nenhum desmerecer o Antigo Testamento, tanto que estou estudando e fico impressionada com o tanto de riqueza escondida nele. No Novo testamento digamos que essas riquezas estão mais a mostra…  por isso as pessoas preferem, os valores ministrados no NT são mais aplicáveis, fato. Mas no AT vemos, entre outras coisas, como os elementos da antiga aliança serviram de figuras e guias na direção de Jesus. TUDO aponta pra Jesus, pra vinda dEle, é fascinante. Nele (AT) vemos a transição do particular (Israel, culto, sacerdotes, sábado e templo) para o universal a-temporal (Igreja, composta por todos os povos, todas as atividades, de todos os cristãos, todos os dias, em todos os lugares).

Jesus não rasgou só um véu, Ele rompeu fronteiras, quebrou vasos e limites. Quando eu falo que ser cristão é quebrar tudo, é a isso que me refiro. Sair de tudo que limita e estender a mão pra alcançar algo que já é nosso, pois Jesus conquistou.

A graça de Deus é a boa noticia pra quem está desesperado. Quem está desesperado? Aquele que honestamente tenta obedecer a Deus e vê que não consegue. Eu. Você. Pecadores. Você consegue obter o favor de Deus através da suas virtudes? Nem eu. Me abraça brother, tamo junto.

Semana que vem tem mais sobre essa tal da Graça. Beijos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário