Introdução: ÊXODO 3.10-14
“Vá, pois, agora; eu o envio ao faraó para tirar do Egito o meu povo, os israelitas”. Moisés, porém, respondeu a Deus: “Quem sou eu para apresentar-me ao faraó e tirar os israelitas do Egito?” Deus afirmou: “Eu estarei com você. Esta é a prova de que sou eu quem o envia: quando você tirar o povo do Egito, vocês prestarão culto a Deus neste monte”. Moisés perguntou: “Quando eu chegar diante dos israelitas e lhes disser: O Deus dos seus antepassados me enviou a vocês, e eles me perguntarem: ‘Qual é o nome dele?’ Que lhes direi?” Disse Deus a Moisés: “Eu Sou o que Sou. É isto que você dirá aos israelitas: Eu Sou me enviou a vocês”
A revelação da fraqueza humana é a oportunidade para Deus se revelar em poder.
Moisés passou 40 anos no Egito aprendendo tudo para ser alguma coisa, depois mais 40 anos na terra de Mídiã esquecendo-se do que aprendeu no Egito e, por fim, 40 anos no deserto descobrindo que Deus é tudo.
HOMEM = FRAQUEZA = OPORTUNIDADE DO PODER DE DEUS = EU SOU
Em Cristo Jesus Deus nos revela toda a sua grandeza e poder, na expressão Eu Sou; (Eu Sou o que Sou na hora que precisa ser).
No Evangelho de João, há sete expressões que Jesus disse:
- 1. EU SOU O PÃO DA VIDA
- 2. EU SOU A PORTA
- 3. EU SOU A LUZ DO MUNDO
- 4. EU SOU O BOM PASTOR
- 5. EU SOU A RESSUREIÇÃO E A VIDA
- 6. EU SOU O CAMINHO, A VERDADE , E A VIDA
- 7. EU SOU A VIDEIRA VERDADEIRA
Deus viu a aflição do seu povo e usou Moisés para, primeiramente, revelar-se aos seus, depois para cumprir o seu intento em libertar-los das mãos do egípcios com a promessa da terra de Canaã.
1. “Jesus respondeu: Eu sou o pão da vida.”
“Quem vem a mim nunca mais terá fome, e quem crê em mim nunca mais terá sede.”
O pão é um alimento básico da alimentação da humanidade, na bíblia pão significa saciedade, contentamento, enquanto a falta de pão expressa fome, insatisfação.
Jesus proveu pão para alimentar o mundo inteiro, e o este pão é Ele mesmo, Ele é aquele que dá e sustenta a vida na sua total necessidade.
Nele não há insatisfação, fome, porque antes de dar o Pão, Ele mesmo é o Pão da vida, e é vida abundante.
A BÍBLIA DIZ QUE DEUS TEM VIDA EM SI MESMO. Ele é, desde sempre existiu, é eterno. Ele não ganhou vida de alguém, mas tem-na desde sempre, e esta vida, Ele concedeu a seu filho Jesus Cristo: “Assim como o Pai é a fonte da vida, assim também fez o Filho ser a fonte da vida.”
JESUS É O PÃO VIVO QUE DESCEU DOS CÉUS, PARA SE FAZER PECADO POR NÓS: “Em Cristo não havia pecado. Mas Deus colocou sobre Cristo a culpa dos nossos pecados para que nós, em união com ele, vivamos de acordo com a vontade de Deus.”
JESUS É O PÃO VIVO QUE DESCEU DOS CÉUS E ELE É O NOSSO SUSTENTO DE CADA DIA E DE CADA NECESSIDADE. “Durante quarenta anos os israelitas tiveram maná para comer, até que chegaram a uma terra habitada, isto é, até que chegaram à fronteira de Canaã.” Êxodo 16.35
JESUS DEU A SUA VIDA POR NÓS E O SEU SACRIFÍCIO FOI COMPLETO E PERFEITO, ELE NOS RECONCILIOU COM DEUS: “Nós éramos inimigos de Deus, mas ele nos tornou seus amigos por meio da morte do seu Filho. E, agora que somos amigos de Deus, é mais certo ainda que seremos salvos pela vida de Cristo. E não somente isso, mas também nós nos alegramos por causa daquilo que Deus fez por meio do nosso Senhor Jesus Cristo, que agora nos tornou amigos de Deus.” Romanos 5.10-11
Jesus então é o alvo colocado diante de nós, em quem, pela fé, encontramos a vida, por quem vivemos, de sorte que nunca mais teremos fome. Somente Jesus pode saciar a nossa fome.
O apostolo Paulo tinha uma grande fome de Deus, tudo que ele tinha até o seu encontro com Deus ele mesmo o considerou com lixo (refugo).
“E não somente essas coisas, mas considero tudo uma completa perda, comparado com aquilo que tem muito mais valor, isto é, conhecer completamente Cristo Jesus, o meu Senhor. Eu joguei tudo fora como se fosse lixo, a fim de poder ganhar a Cristo.” Filipenses 3.8
Aquele que pode saciar a nossa fome:
Cujo amor é insondável,
Cujo poder é onipotente,
Cuja sabedoria é infinita,
Cujos recursos são inesgotáveis,
Cujas riquezas são inexauríveis,
Cujo ouvido está sempre atento as nossas petições,
Cuja mão está aberta a todas as nossas necessidades,
Cujo coração está cheio de ternura e amor inefável por nós.
Enfim, Nele estão todos os recursos espirituais que necessitamos.
Tudo que temos a fazer é crermos que já foi feito: “Como resultado disso, já não existem mais judeus e não-judeus, circuncidados e não-circuncidados, não-civilizados, selvagens, escravos ou pessoas livres, mas Cristo é tudo e está em todos.” Colossenses 3.11
Se temos esta revelação, temos tudo. Que Deus possa lhe abençoar.
COM BASE NO LIVRO “EU SOU” E OS MILAGRES DE DEUS DE HUMBERTO XAVIER RODRIGUES
Wagner pr.
Nenhum comentário:
Postar um comentário