sábado, 21 de agosto de 2010

A ALEGRIA DO DESENVOLVIMENTO ESPIRITUAL

A ALEGRIA DO DESENVOLVIMENTO ESPIRITUAL




TODO CRITÃO QUE CRESCE E SE DESENVOLVE É FELIZ E ALEGRE

Filipenses 2.12-18































12¶ Assim, meus caríssimos, vós que sempre fostes obedientes, trabalhai na vossa salvação com temor e tremor, não só como quando eu estava entre vós, mas muito mais agora na minha ausência.
13Porque é Deus quem, segundo o seu beneplácito, realiza em vós o querer e o executar.
14¶ Fazei todas as coisas sem murmurações nem críticas,
15a fim de serdes irrepreensíveis e inocentes, filhos de Deus íntegros no meio de uma sociedade depravada e maliciosa, onde brilhais como luzeiros no mundo,
16a ostentar a palavra da vida. Dessa forma, no dia de Cristo, sentirei alegria em não ter corrido em vão, em não ter trabalhado em vão.
17Ainda que tenha de derramar o meu sangue sobre o sacrifício em homenagem à vossa fé, eu me alegro e vos felicito.
18Vós outros, também, alegrai-vos e regozijai-vos comigo.



A palavra chave aqui neste texto é, ”desenvolvei a vossa salvação”, ou trabalhai a vossa salvação, Paulo motiva os irmãos ao desenvolvimento da Salvação, como?



(v12)... ”com temor e tremor, não só como quando eu estava entre vós, mas muito mais agora na minha ausência. Paulo continua fazendo uma conexão com o parágrafo anterior: “...Assim, meus caríssimos, vós que sempre fostes obedientes,...”. É como se ele pedisse que levássemos em conte o que foi dito, e procurássemos desenvolver a nossa salvação seguindo o exemplo do Salvador.

A salvação que o Apostolo Paulo diz aqui não se resume ao dia da nossa conversão, quando nos arrependemos e mudamos de vida, o que ele tenta nos passar vai um pouco mais além, é uma salvação mais ampla, a conversão é só o começo, continua com a santificação e culmina com a glorificação( Rm.8.29,30; At 26.17,18; IJo 3.1-3)



A palavra desenvolvei (Katergazesthai dita no original, quer dizer concluir, completar ou terminar)

Incentiva o cristão a continuar na fé até que a obra de Deus ser concluída nele. (Fp 1.6). O propósito

De Deus será concluído no dia de Cristo no dia de Cristo (Fp 1.10; 2.16).

Paulo está falando de uma caminhada de santificação (Its 4.1-3) e cheia do Espírito Santo (Ef 5.18) e isto tudo de forma crescente (Cl 2.6,7; IIPe 3.18)



TRÊS RAZÕES PARA DESENVOLVERMOS A NOSSA SALVAÇÃO:



  1. Por obediência a Deus (v12)


trata-se de um ato de obediência a Deus , Ele quer que cresçamos em tudo (Its 3.12; IIPe 3.18)                                    motivada pelo exemplo de Jesus e não pela presença do Apostolo, mais em seguir o exemplo de Cristo, que foi obediente até a morte e morte de Cruz (Fp 2.8). Fé não é admiração a Deus, mas obediência a sua Palavra. (MT 7.21).



  1. Por que Deus nos dá o desejo de querer e o poder para realizar este desenvolvimento (Fp 2.13)


Isto só pode ser feito por motivação vinda de Deus, não desenvolvimento espiritual sem a capacidade que vem de Deus. Só pelo Espírito Santo é que temos o desejo, e continuidade pois se agimos não é por nós mesmos mais é Deus quem age em nós. Deus sempre nos dá o que nos pede.



  1. Por que Deus quer o nosso desenvolvimento (2.13)


“...segundo a sua boa vontade”... significa a concretização do seu propósito (Ef 1.5,9)



QUAIS AS EVIDÊNCIAS DESTE DESENVOLVIMENTO EM NÓS



  • O cristão verdadeiro (a) reverência e respeita a Deus (2.11)




A expressão temor e tremor indicam reverência e respeito, também significam confiança e humildade, o desenvolvimento espiritual acontece em meio à reverência santa.



  • O cristão verdadeiro faz tudo sem murmurar e contender (2.14)




A murmuração é a musica do inferno. O verdadeiro cristão não deve ser um murmurador, mas um adorador.

“Por isso também damos, sem cessar, graças a Deus, pois, havendo recebido de nós a palavra da pregação de Deus, a recebestes, não como palavra de homens, mas (segundo é, na verdade), como palavra de Deus, a qual também opera em vós, os que crestes.” Its 2.13



  • O cristão tem uma vida de santidade e testemunho (2.15)




As palavras irrepreensíveis, sinceros e inculpáveis em meio a uma geração pervertida e corrupta, destacam a vida de pureza e testemunho do cristão.

“Vós sois o sal da terra; e se o sal for insípido, com que se há de salgar? Para nada mais presta senão para se lançar fora, e ser pisado pelos homens.

Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte;

Nem se acende a candeia e se coloca debaixo do alqueire, mas no velador, e dá luz a todos que estão na casa.

Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus.” ( MT 5. 13-16)



  • O cristão verdadeiro se sacrifica alegremente por Deus e pela obra missionária (2.17)




Paulo se alegrava pelo fato de sua vida ser oferecida ou gasta em prol da missão. A oferta enviada pelos Filipenses a Paulo também em este valor missionário.

“Ora, muito me regozijei no Senhor por finalmente reviver a vossa lembrança de mim; pois já vos tínheis lembrado, mas não tínheis tido oportunidade.

Não digo isto como por necessidade, porque já aprendi a contentar-me com o que tenho.

Sei estar abatido, e sei também ter abundância; em toda a maneira, e em todas as coisas estou instruído, tanto a ter fartura, como a ter fome; tanto a ter abundância, como a padecer necessidade.

Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece.

Todavia fizestes bem em tomar parte na minha aflição.

E bem sabeis também, ó filipenses, que, no princípio do evangelho, quando parti da macedônia, nenhuma igreja comunicou comigo com respeito a dar e a receber, senão vós somente;

Porque também uma e outra vez me mandastes o necessário a tessalônica.

Não que procure dádivas, mas procuro o fruto que cresça para a vossa conta.

Mas bastante tenho recebido, e tenho abundância. Cheio estou, depois que recebi de Epafrodito o que da vossa parte me foi enviado, como cheiro de suavidade e sacrifício agradável     e aprazível a Deus.

O meu Deus, segundo as suas riquezas, suprirá todas as vossas necessidades em glória, por Cristo Jesus.

Ora, a nosso Deus e Pai seja dada glória para todo o sempre. Amém.” (Fp 4.10-20)



QUAIS OS INSTRUMENTOS USADOS POR DEUS PARA O NOSSO DESENVOLVIMENTO?



  • PAULO EXEMPLO DE LIDER ESPIRITUAL E CONSAGRADO (2.19-30)

  • TIMÓTEO JOVEM DE 35 ANOS, CRIADO NA FÉ DE SUA MÃE EUNICE E POR SUA AVÓ LOIDE, FILHO DE PAI GREGO E COMPANHEIRO FIEL DE PAULO EM FILIPOS. UM JOVEM DISPOSTO (Fp 2.20).

  • EPAFRODITO O SEU NOME SIGNIFICA SIMPÁTICO, AFÁVEL OU AMÁVEL, ENVIADO PELA IGREJA DE FILIPOS PARA LEVAR AS OFERTAS A PAULO. ALI EM ROMA, FICOU DOENTE E QUASE MORREU. DEUS CONTUDO O CUROU E PAULO O ENVIOU DEVOLTA PARA FILIPOS, (V25) ELE ERA IRMÃO, PELA FÉ, COOPERADOR, UNIDO AO TRABALHO, E COMPANHEIRO DE LUTAS, UNIDO A PAULO NA BATALHA ESPIRITUAL, SUA GRANDE MARCA; DISPOSIÇÃO DE MORRER PELA CAUSA DE CRISTO OU DAR A SUA VIDA PELOS IRMÃOS (Fp 2.30)






TRÊS HOMENS COM UM ÚNICO DESEJO, O DE SERVIR BEM A CRISTO E À SUA IGREJA...

Nenhum comentário:

Postar um comentário