segunda-feira, 23 de agosto de 2010

A imensa provisão da graça!


A imensa provisão da graça!










Pastor Marcos Arrais


INTRODUÇÃO


Estamos acostumados com o conceito de graça como sendo o favor imerecido de Deus ao conceder-nos salvação pela fé. Essa definição está correta, mas “graça” vai além dessa esfera. Vejamos:



1º. APRENDENDO A OLHAR PARA GRAÇA EM SUA GRANDEZA


“Entretanto, não há comparação entre a dádiva e a transgressão. Pois se muitos morreram por causa da transgressão de um só, muito mais a graça de Deus, isto é, a dádiva pela graça de um só homem, Jesus Cristo, transbordou para muitos!” (Romanos 5.15).



Geralmente tendemos a enfatizar o que o pecado fez ao homem. Paulo trata dessa questão no primeiro capítulo, à partir do verso 18 da sua carta aos Romanos. Realmente não podemos deixar de olhar para o pecado em todo o seu horror e decadência, mas não podemos, em função dessa visão, amenizar o poder restaurador da graça de Deus. A provisão da graça é infinitamente maior do que os efeitos do pecado. Não podemos rejeitar a salvação com medo de não conseguirmos alcançar uma vida de retidão, pois a graça nos fortalecerá e nos dará poder não só para vencermos o pecado, como também para vivermos uma nova vida. Entenda que o poder vivificador da graça de Deus é maior do que o poder destruidor do pecado, por isso não há pecador que o poder de Deus não possa transformar.



2º. JESUS, O CANAL DA GRAÇA


“Se pela transgressão de um só a morte reinou por meio dele, muito mais aqueles que recebem de Deus a imensa provisão da graça e a dádiva da justiça reinarão em vida por meio de um único homem, Jesus Cristo” (Romanos 5.17).



Pela segunda vez o apóstolo Paulo usa a expressão “muito mais”, colocando, dessa forma, a graça de Deus acima do pecado. A graça provê para nós o poder necessário para vivermos uma vida acima do pecado. Podemos “reinar” através dessa graça e desfrutar de uma nova vida em Jesus Cristo.  Somente por meio dEle podemos conhecer e desfrutar dessa bênção. Jesus cumpriu as exigências da lei, morreu e ressuscitou por nós, a fim de vivermos plenamente Seu plano e desfrutarmos gratuitamente da salvação. Ele não somente pagou pelo pecado em nosso lugar, como também nos concede poder para vivermos como Ele viveu enquanto estava em carne nesta terra.



3º. DESFRUTANDO A NOVA VIDA PELA GRAÇA


“A Lei foi introduzida para que a transgressão fosse ressaltada. Mas onde aumentou o pecado, transbordou a graça” (Romanos 5.20).



Como falamos acima, o poder restaurador da graça é exponencialmente maior do que o poder destruidor do pecado. A graça não é só o “favor imerecido”, mas também o poder para vivermos a nova vida e manifestá-la diariamente. Se ainda continuamos reféns dos mesmos pecados que cometíamos antes de conhecermos a verdade, é porque estamos procurando vencê-los por nossas próprias forças. Precisamos deixar que essa graça transbordante e nos transforme por completo. Se antes fomos entregues à imoralidade, à rebeldia, à incredulidade, à idolatria etc, então, por meio da graça bendita de Deus, podemos manifestar um espírito totalmente oposto ao que vínhamos sendo entregues. Podemos afirmar que viver em retidão por meio da graça, é mais fácil do que nos deixar conduzir pelo pecado.



CONCLUSÃO


Não tenha medo de fazer uma entrega pessoal a Jesus Cristo, pois Ele proverá Sua graça transbordante, que lhe permitirá experimentar transformação efetiva. Desfrutar dessa graça nos permitirá viver acima do pecado e desfrutar de uma vida abundante em Cristo Jesus. Não aceite viver aquém da qualidade de vida que a graça de Deus nos concede. Rejeite a mediocridade da vida religiosa e desfrute dessa imensa provisão!



Pr. Marcos Arrais




Nenhum comentário:

Postar um comentário