terça-feira, 16 de novembro de 2010

ALICERÇADOS EM AMOR


ALICERÇADOS EM AMOR - Ef 3.17



  • A proposição de Paulo aqui é que estejamos alicerçados em amor, isto é todo o nosso ser deve basear-se no amor.


Tudo o que nos leva a realizarmos obras nesta terra deve ser motivada pelo amor, o alicerce é a base, o fundamento, o que sustenta tudo.

  • O princípio que Paulo nos ensina aqui é a vida do cristão deve ser edificada sobre o amor, pois o amor é uma parte essencial e inevitável da vida de todos aqueles em cujos corações CRISTO fez a Sua habitação.




Por que Cristo habita, o amor em pessoa que é Ele mesmo manifesta-se em nós de maneira prática e visível.

  • Paulo deseja que todos nós alcancemos grande altura na experiência de viver CRISTO e na experiência de CRISTO, e assim, possamos estar cheios de toda a plenitude de DEUS.




Isto nos fala de crescimento, para podermos estar cheios de toda a plenitude de Deus.

  • Precisamos observar aqui nesta questão do alicerce do amor, que Paulo está no caminho para a largura  e o cumprimento, e a profundidade de conhecer o amor de CRISTO que excede todo entendimento.






  • O nosso amor para com DEUS deve governar a minha maneira de pensar nEle e a minha relação com Ele.






A Parábola das duas casas



  • Mt 7:24 "Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as pratica será comparado a um homem prudente que edificou a sua casa sobre a rocha";

  • Mt 7:25 "e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, que não caiu, porque fora edificada sobre a rocha".

  • Preste atenção como Lucas escreve sobre essa parabola: Lc 6.47  "Qualquer que vem a mim, e ouve as minhas palavras, e as observa, eu vos mostrarei a quem é semelhante".

  • Lc 6.48 "É semelhante ao homem que edificou uma casa, e cavou, e abriu bem fundo, e pôs os alicerces sobre rocha; e, vindo a enchente, bateu com ímpeto a corrente naquela casa e não a pôde abalar, porque estava fundada sobre rocha".




Lucas diz que ele "edificou uma casa, e cavou, e abriu bem fundo".



O SENHOR JESUS faz um contraste com aquele homem que procura resultados rápidos e edifica sua casa na areia.

Mas este que edificou sua casa na rocha traz a nós lições de que se nós queremos viver uma vida de acordo com as bem-aventuranças, se voce realmente que ser discípulo de JESUS você terá que cavar fundo e lançar um alicerce sobre a rocha.



  • Paulo sabia que essas verdades não podiam ocorrer repentinamente na vida cristã; é por isso que ele ora para que esses irmãos fossem alicerçados em amor.




  • Na vida cristã hoje temos que cavar fundo, depois, despejar concreto para fazer um alicerce sólido. Irmãos nós não podemos ignorar o que DEUS deseja erigir em nossas vidas.




  • Infelizmente muitos estão querendo experiências rápidas. Sem o fortalecimento com o poder do ESPÍRITO SANTO, sem a habitação de CRISTO no nosso coração, sem estarmos arraigados e alicerçados em amor não temos condições de prosseguir nesta vida cristã ascensional. Para cada dia ter uma experiência rica com DEUS nosso querido Pai.


COMPREENDER COM TODOS OS SANTOS - Ef 3.18,19

  • Quando voce chega nesse ponto da oração de Paulo, quando Ele diz: "A fim de poderdes compreender, com todos os santos, qual é a largura, e o comprimento, e a altura, e a profundidade,  e conhecer o amor de CRISTO, que excede todo entendimento, para que sejais tomados de toda a plenitude de DEUS".




Percebemos que todas as petições anteriores não são um fim em si mesmas, mas um meio de DEUS alcançar o seu propósito em nós. Aqui nesses dois textos nós podemos ver esse propósito.

  • Precisamos abordar esse assunto com tremor e temor. Aqui temos que primeiramente fazer um exame geral, temos que nos familiarizar com esses dois versículos antes de particularizar o nosso assunto.




  • Desde que começamos a estudar esse assunto a partir do versículo 14 de Efesios 3 temos algumas proposições e a principal delas e que a mais alta conquista da vida cristã é CRISTO habitar em nós. Uma outra proposição que nos quebranta o coração é esta que esta no versículo 19 "o amor de CRISTO, que excede todo entendimento" .




  • A palavra "excede" no grego é huperballo, ocorre cinco vezes em todo o N.T., e significa: "ultrapassar", "transcender", "superar".




  • O alvo de todo nosso conhecimento  deve ser este  conhecimento do amor de CRISTO por nós.




  • Uma outra proposição que Paulo nos apresenta é "A fim de poderdes compreender, com todos os santos". A expressão "santos" aqui é uma descrição de todos os cristãos no N. T.




  • Aqui nós aprendemos acerca da inclusividade na vida da Igreja. Muitos querem ser exclusivos. Hoje, infelizmente vemos muitos propagarem sua denominação, seus cultos, suas programações.




  • Eu imagino que uma pessoa ímpia deve ficar se perguntando se nós


não estamos oferecendo o SENHOR JESUS num mercado, onde Ele, infelizmente, como produto, é oferecido com mais propaganda, com o propósito de atrair as pessoas para os nossos salões de reuniões, e assim, ele é apenas o meio e não o fim.



E, por se multiplicar a iniquidade, o amor de muitos esfriará. Mateus 24:12





Iniquidade, na Bíblia, antes de ser uma pratica, é um estado mental: maquinador, frio, esquemático, vazio de amor e absolutamente pragmático e utilitário como expressão do egoísmo!



Iniquidade é o fruto da morte de toda equidade interior! Ela é o movimento pendular do ser na direção ao polo oposto-extremo em relação ao amor. É nesse outro polo do ser que habita a iniquidade.

Daí o “esfriamento do amor” ser o causador da proliferação da iniquidade e vice-versa.

Mas esta história também é uma parábola: Quanta gente está sendo pré-condicionada acerca de doenças que lhes são inventadas-digo: até mesmo no meio cristão-, a fim de que os interessados ganhem com o mal que supostamente “inventaram” para o outro?

Doença dá muito dinheiro, seja no mundo médico, seja na igreja! Aí começam as “campanhas” para se salvar a vida do doente-útil, do objeto desse lucro! Vender desgraça é uma das mais produtivas máquinas de fazer dinheiro!

O perigo é que espiritualmente este estado de coisas, segundo Jesus, é uma ameaça até mesmo “aos eleitos”.

Nesses tempos de esfriamento do amor, a vida humana-não importa em que contexto; seja na família, na sociedade ou nas ciências (clones como exemplos)- deixará de ser sagrada e passará a ser apenas um produto.

E, nesse sentido, a Religião já tem “experiência”  na pratica desse tipo de utilização refinada no cursos dos anos.

No Brasil há grupos inteiros levantando dinheiro baseados nos “encostos” -diagnóstico que cobre todas as formas de males-que os pobre-coitados aceitam que são seus e pagam o resto da vida para livrarem-se dele e para permanecerem livres de seu “mal”.



Quem lhes dirá que a “verdade liberta” e que em Cristo eles “estão livres de seu mal?”

Quem lhes dirá que a morte já morreu em Cristo e que o caminho da cura é de Graça?

Que Deus nos salve da indústria da doença!   - Caio Fábio



Prossegue a Operação do Erro

Na 2 Tessalonicenses 2:11-12, Paulo escreveu: “E por isso Deus lhes enviará a operação do erro, para que creiam a mentira; para que sejam julgados todos os que não creram a verdade, antes tiveram prazer na iniqüidade”.

Os povos do Oriente e do Ocidente têm mergulhado profundamente nos fossos infernais da operação do erro por dois motivos:

Primeiro, pelo engodo promovido pelas falsas religiões e pelas seitas heréticas, que se autoproclamam “evangélicas”, as quase têm recebido uma alta porcentagem dos ensinos ocultistas da Nova Era.

Essas seitas invocam tanto os nomes de Satanás e de seus anjos decaídos, que mais se assemelham a centros espíritas. Nelas Jesus não passa de um “Oxalá”!

Segundo, por causa do pós-cristianismo e do agnosticismo disseminados no mundo ocidental, pela falsa Teoria da Evolução de Charles Darwin e pelos ensinos de Sigmund Freud.

Este embaixador de Satanás lançou a amaldiçoada Psicanálise, tentando resolver os problemas emocionais, os quais somente uma verdadeira conversão a Jesus Cristo pode resolver. Freud tem engodado até mesmo certos pastores protestantes, que, em vez de usarem a Bíblia para aconselhar os membros de suas igrejas, têm usado a Psicanálise. Alguns deles fazem um cursinho de “Psicoterapia” e logo mandam imprimir cartões com o título de “Doutor”, palavra que em Latim significa “o mais sábio”, portanto “mestre”. Mas... quem é o nosso único Mestre?

O professor de Psiquiatria, Thomas Szasz, diz o seguinte: “A imagem popular de Freud, como uma pessoa iluminada, emancipada e irreligiosa, com o auxílio dos psicanalistas, ‘ tem descoberto que a religião é apenas uma ficção, ou mesmo uma doença mental’ ... Um dos motivos mais fortes de Freud foi o seu desejo de se vingar do Cristianismo” (The New Spirituality, p. 127). E os ingênuos pastores evangélicos estão aderindo, cada dia mais, a Sigmund Freud!

Quem quiser continuar nos engodos da Psiquiatria, que se cuide. O Senhor vai pedir contas da preguiça desses pastores, que nunca pesquisam a Bíblia e nem desejam se envolver com “ataques a outras religiões”, inclusive castigando com indiferença, e até mesmo com acerba censura, os que se dedicam inteiramente ao estudo das seitas, confrontando-as com as Sagradas Escrituras. Eu não gostaria de estar na pele desses pastores, pois, como diz Tiago, “os mestres vão receber mais duro juízo!”





Nenhum comentário:

Postar um comentário