quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Beleza e paz contagiantes - Capítulo 7 – série joias finas


Beleza e paz contagiantes - Capítulo 7 – série joias finas




 

Pesquisando a respeito do modelo de vida espiritual que a mãe pode dar para os filhos, vemos que Noemi e Rute são dois exemplos maravilhosos. Noemi era sogra de Rute, e dela ouvia o seguinte:


... Não me instes para que te deixe e me obrigue a não seguir-te; porque, aonde quer que fores, irei eu , onde quer que pousares , ali pousarei eu ; o teu povo é o meu povo , o teu Deus o meu Deus . Onde quer que morreres, morrerei eu e aí serei sepultada ; faça-me o Senhor o que bem lhe aprouver , se outra coisa não seja a morte me separar de ti” ( Rute 1.16-17)


A presença de Deus na vida de Noemi era contagiante, e Rute se sentia bem ao seu lado. As suas palavras ardiam como fogo e a sua confiança em Deus era total. Rute passou a crer no deus de Israel porque Noemi lhe transmitiu vida, certeza, fé, fogo ardendo no seu coração, mesmo diante das dificuldades.


Posso até imaginar as horas que a sogra e a nora passavam juntas, falando das grandezas de Deus, dos milagres acontecidos nos dias de seus pais...


De como deus guiava o Seu povo pelo deserto; do suprimento de maná, que caía do céu para alimentar a multidão; da água para matar a sede e da obediência dos judeus em seguirem viagem quando a nuvem se levantava (Êxodo 13 e 14).


Mesmo com a morte do marido e dos dois filhos, Noemi agiu a sua fé. Ela consentiu que sua nora Rute, que, logicamente, era também viúva, viesse a se aproximar de Boaz, um homem de Deus, que, com certeza, iria abençoá-la.


Rute imediatamente se prontificou em trabalhar na lavoura , para não deixar faltar o pão , demonstrando ser uma mulher sábia , trabalhadora , dedicada , fiel , bondosa e digna de crédito.


Boaz teve a confirmação de tudo o que o povo falava a respeito do procedimento de Rute e do seu zelo para com a sogra , que soube superar a solidão ; e na falta do marido , sem ter como se sustentar , voltou para a sua terra, agindo , assim, a sua fé no que Deus conhecia .


Rute escolheu seguir Noemi , dizendo que o povo dela era o seu povo , porque reconheceu que Deus andava no meio daquele povo , e também queria servir Áquele que havia feito sua sogra forte e inabalável na fé .


Você , minha amiga leitora , pode observar , no final do livro de Rute , que ela e Noemi foram abençoadas porque permaneceram na fé . Porque agiram , Deus pôde defendê-las , guiá-las e honrá-las , pois Rute se casou com Boaz , de quem teve um filho , e de geração deste nasceu o Senhor Jesus , o Salvador .


Amiga , que a sua família e os seus amigos possam falar o mesmo que Rute : “ ... o teu povo é o meu povo , o teu Deus é o meu Deus” ( Rute 1.16). E assim , mais e mais vidas possam ser alcançadas para o Reio de Deus , através do seu exemplo de vida e de vitórias .


Nenhum comentário:

Postar um comentário