quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

LIVRO SINAIS DE UMA IGREJA VIVA – JOHN STOTT – SÉRIE IGREJA VIVA 5

LIVRO SINAIS DE UMA IGREJA VIVA – JOHN STOTT



A IGREJA PRIMITIVA (5)


Por John Stott


Relações renovadas


Os quatro sinais da igreja , que vemos na igreja primitiva, todas têm a ver com nossas relações.


O primeiro que se menciona é a relação com os apóstolos. Os cristãos se dedicavam a receber e conservar os ensinamentos dos apóstolos. Também estavam relacionados entre si: perseveravam na comunhão, se amavam uns aos outros, se cuidavam mutuamente. Certamente, se relacionavam com Deus. O adoravam no templo e nas casas, formal e informalmente, com alegria e com reverência. Finalmente os primeiros cristãos estavam relacionados com o mundo fora da igreja, e por isso cada dia chegava mais pessoas que recebiam o evangelho de Jesus Cristo.


Faz um tempo, escutei um grupo de jovens que havia visitado todas as igrejas da cidade mas não tinham encontrado nenhuma que realmente lhes satisfizesse. Deixaram de buscar e se denominaram a si mesmos de “cristãos desligados”.


Quando perguntei o que tinham estado procurando, o que entendiam que deveria ser a igreja, mencionaram quatro pontos. Aqueles jovens não tinham idéia de que estas qualidades estavam escritas no livro de Atos; disseram que estavam buscando uma igreja que tivesse pregação bíblica, onde a Palavra fosse exposta e que tivesse aplicação prática. Em segundo lugar, buscavam uma igreja que tivesse comunhão real, onde os membros se cuidassem mutuamente e se apoiassem. Em terceiro lugar, buscavam uma igreja que adorasse, na qual fosse uma realidade a presença de Deus. Em quarto lugar, estavam buscando uma igreja que tivesse um ministério para o mundo.


O que aqueles jovens buscavam, como tantos outros, era nada menos que uma igreja viva, verdadeiramente renovada, uma igreja que mostrasse exatamente as quatro características que vimos que a igreja primitiva tinha.


O Espírito Santo veio em Pentecostes e Ele não deixou a igreja. Nossa responsabilidade não é esperar que o Espírito Santo volte, mas antes reconhecer Sua soberania na igreja. Devemos nos humilhar ante Ele, buscar sua plenitude, sua direção e Seu poder. Quando isso ocorrer, nossa igreja se aproximará a esse maravilhoso ideal que nos apresenta o livro de Atos: o ensinamento apostólico, a comunhão uns com os outros, a adoração viva, e a evangelização continua.


Oremos por nossas igrejas, para que se renovem e cumpram o propósito para o qual Cristo fundou Sua igreja!


John Stott é um conhecido e respeitado mestre da Bíblia. Além de ter pastoreado uma igreja anglicana e desempenhar-se como líder evangélico em seu país, Inglaterra, é autor de muitos livros traduzidos para várias línguas.


John Stott apóia de diversas formas instituições evangélicas de formação pastoral e teológica. Colabora ativamente com a Comunidade Internacional de Estudantes Evangélicos, em missões evangélicas nas universidades de todos os continentes.


Agradecemos ao irmão John Stott por seu serviço ao Reino de Deus, tanto ao dar as conferências como ao apoiar a sua publicação.


Uma igreja viva procura responder ao propósito com que Cristo a fundou e as necessidades peculiares da nossa época. Essa é a mensagem deste livro, e pode ser também a realidade de nossas igrejas.




Nenhum comentário:

Postar um comentário