sábado, 19 de fevereiro de 2011

“Pedi a Deus que me desse vontade de orar” – Parte 8

APRENDENDO a FALAR com Nosso PAI!



“Pai nosso, que estás nos céus, que o Seu nome seja honrado. Queremos que o teu Reino venha logo. Seja feita a tua vontade aqui na terra como é no céu. Dá-nos hoje a comida que precisamos e perdoe os nossos pecados assim como perdoamos aqueles que pecaram contra nós. E não nos deixe cair em tentação, mas nos livre daquele que é mal.”


O que segue é, “uma estrada que nos guia” e tem benefícios tanto para seu tempo individual em oração como em grupos. Enquanto a seqüência ou a expressão externa OBVIAMENTE não é (POR FAVOR!) “sagrada”, ainda é verdade que o conteúdo básico é fiel ao ensinamento do nosso Mestre.


Todos os dias vão ser diferentes se estivermos vigiando e escutando no Espírito, mas se formos negligentes ou desleixados nas coisas que Jesus nos ensinou (sobre como falar com o Seu Pai), vamos nos desviar muitas vezes e seremos improdutivos ou até infiéis. Então, se achar um pouco dificultoso “orar uma hora”, ou falar com nosso Deus e O ver AGIR por causa do seu tempo com Ele... Pense cuidadosamente sobre tudo isso? Discipline o seu tempo e a sua mente para colocar essas coisas em prática, DIARIAMENTE?


JESUS DISSE o seguinte em reposta ao pedido dos discípulos por entendimento em como se aproximarem do Pai:


Aqui está a “estrada” que Jesus se referiu... Em outras palavras, FAÇA AS SEGUINTES COISAS na sua busca do Pai e da Sua vontade em oração. Jesus falou:


“Vocês devem orar assim:”


1) Ao separar um tempo específico e isolado com seu Criador e Pai e Mestre, considere começar seu Tempo com Ele oferecendo-O um Presente de Adoração, “Sacrifício de Louvor”. ADORE Aquele que está no céu, que escolheu te adotar pelo sangue do Filho para poder ter um relacionamento íntimo com você! “PAI nosso, que habita no céu...”


Reconheça que você faz parte de uma Família que tem sido colocada para dentro da Sua Gloriosa Presença e Seu relacionamento aconchegante e paternal! “PAI nosso, que habita no céu...” ADORE e expresse seu coração para Ele sobre Sua Majestade, Misericórdia, Fidelidade, Amor, Poder, e Santidade. “Pai nosso, que habita no céu, SANTIFICADO SEJA O TEU NOME!”


Talvez se entregue em Adoração logo no começo do seu Tempo com o Pai. Nós entramos “pelas Suas Portas com ações de Gratidão” e “na Sua Corte com Louvor”.


Talvez leia alguns Salmos de adoração ou Isaías ou Apocalipse, e Adore o Pai entre as linhas enquanto está lendo. Pare quando as coisas chamarem a sua atenção e deixe-O saber como realmente VOCÊ se sente sobre Ele.


Peça a Ele, enquanto está lendo, para te mostrar essas qualidades do Seu Caráter como Davi ou Moisés ou como os Anjos estão falando sobre a glória do Pai. “O Pai PROCURA adoradores.” SEJA UM ADORADOR!


Leve o tempo necessário para ser alguém que adore. Seja como Ana, que mesmo aos 84 anos e desabilitada pelas dificuldades da sua idade “nunca deixava o templo, adorava jejuando e orando dia e noite”. Você faria isso para Seu Pai? Esqueça o que você quer ganhar nisso tudo e veja o que você pode dar a Ele.


2) CONFESSE a Ele as coisas do seu dia e da sua interação com os outros, os seus pensamentos e atitudes—aquelas coisas que estão aquém da GLÓRIA de Deus.


Confesse a Ele pecados específicos. Se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para perdoar nos perdoar. “Perdoe os nossos pecados”. O Seu sangue irá continuamente nos purificar.


Podemos “subir ao monte do Senhor” para achar a Sua face, apresentar os nossos pedidos e buscar o Seu Conselho... se tivermos “mãos limpas e um coração puro”. Podemos achar Misericórdia e Bondade Eterna em abundância se nos achegamos a Ele e nos oferecemos em humildade diante Dele. Ele não desprezará um coração quebrantado e humilde. Ele dá graça aos humildes. Ele QUER nos livrar da tentação, se pedirmos a Ele. Ele VEIO com o propósito de destruir as obras de satanás e vencer o mundo e o domínio dele sobre o Seu povo.


Ele morreu e ressuscitou para que o pecado não fosse mais o nosso mestre. “Não nos deixe cair em tentação, mas nos livre daquele que é mal”. Se viermos a Ele em humildade, amando a luz, Ele vai ter comunhão conosco e nos dará comunhão uns com os outros. Leve o tempo para considerar e falar com Ele sobre esses pensamentos, atitudes, ações e também sobre as coisas que NÃO fizemos que Ele nos chamou para fazer em amor.


Não tenha receios com Deus! Não existe razão para ter medo dEle. Ele te ama e tem as repostas. Peça especificamente perdão para aquelas coisas tangíveis, específicas, que vêm a sua mente quando você pede a Ele para te mostrar aquilo que não é igual ao Seu Filho Amado.


Pergunte a Ele o que você pode fazer para deixar as coisas resolvidas entre você e Ele.


Peça a Ele força para Vencer. Fale com Ele de forma clara e específica... E depois ESCUTE! E faça o que Ele pede! Ele quer que O conheçamos e sejamos livres! Tome o tempo e não se arrependerá.


3) Ore especificamente sobre as coisas que estão AO SEU REDOR. As PESSOAS que você conhece e que são mais próximas de você. Um por um, nome por nome, com PEDIDOS ESPECÍFICOS! Pergunte ao Pai o que Ele quer que você faça em cada situação, e ESCUTE! Ore pelo GRUPO LOCAL do qual você faz parte (a Vida diária corporativa, a liderança, e a Revelação e Obediência ao Espírito e o Chamar de Cristo).


Em nossa situação, o grupo local aqui, tem assuntos específicos que consideramos ser o nosso Chamar. Cada um de nós, então, quer ser devotado para a oração diária sobre cada um deles.


E nós desejamos estar escutando para as coisas específicas que Ele deseja que FAÇAMOS hoje sobre cada uma dessas coisas! Entre outras coisas que vamos entender na dinâmica da vida corporativa, nosso chamar inclui o seguinte: Amar um ao outro de maneira visível, tangível, diariamente, para que nenhum “que Ele deu” (João 17) seja negligenciado. Ter um compromisso de oração individual e corporativo.


Expressar para o mundo ao redor o Amor, Liberdade e Vida que tem sido dado a nós como um presente gratuito em Cristo Jesus: a Luz do Mundo e o Sal da Terra.


Nós abrimos nossos olhos, saímos para outros lugares, confiamos em Deus para a Provisão para aqueles que Ele está Chamando e extraímos os Dons que Ele tem dado a nós quando a oportunidade é dada. Vamos Trabalhar em oração, viajar e suprir de material escrito que Encoraja e Ensina os Santos em outras cidades e igrejas.


Nós precisamos chamar um ao outro para ir mais alto na fé, integridade, separação do amor do mundo, devoção de todo coração, pureza e aprender a viver no Espírito ao invés de viver na carne ou no intelecto ou na emoção. Nós nos dedicamos em treinar os filhos que foram entregues aos nossos cuidados temporariamente pelo Pai verdadeiro deles.


Desejamosser apaixonados pelo Lavar da Sua Palavra nas vidas uns dos outros e responsáveis pessoalmente em recebê-la de todas as maneiras que o Espírito quiser nos dar.


Queremos ser adoradores e fazer o Seu Louvor Glorioso. Queremos sentir o que o Pai sente e cuidar do pobre e do desprezado na nossa cidade, ou seja, onde for que Deus


confirme como oportunidade verdadeira para nós. Essas coisas listadas acima são aquelas que nós, nessa igreja, iremos falar diariamente com o Pai. Pergunte então: “O que Você quer que eu faça hoje sobre isso, Pai?” E ESCUTE!


Além destas coisas, tenha também uma discussão com Ele sobre pedidos específicos em relação a pessoas específicas e situações que PRECISAM DA SUA INTERVENÇÃO, como foi falado antes. Se não souber coisas específicas, então se envolva diariamente, e de maneira íntima em algumas vidas ao seu redor e não vai ter mais problemas em saber sobre o que orar!


Também, poderá perguntar para outros santos que são responsáveis sobre o que eles gostariam de ajuda em rogar ao Pai. O Espírito de Deus SABE sobre o que é que Ele deseja ver você sendo persistente com Ele—pergunte a ELE também o que é! Mas seja específico ao orar. Talvez até escreva algumas coisas específicas que você esteja pedindo para Ele agir e leve isto com você durante o dia.


Quando estiver orando num grupo, seja com um grande número de pessoas ou menos numa sala de estar, talvez seria apropriado e até ajudaria PERGUNTAR às pessoas presentes quais são as coisas específicas que eles desejam pedir ao Pai. A oportunidade com os Seus Filhos, juntos diante do seu trono, é sem igual e especial e devemos usá-la bem.


Quando pedimos em voz alta e ouvimos juntos os pedidos que os outros têm, temos uma “estrada" para andarmos juntos enquanto nos aproximamos do nosso Provedor e Protetor.


Ele tem uma VONTADE para seus amigos, sua família e assembléia de Cristãos. Ele tem uma VONTADE para sua cidade e para seu futuro. Ore especificamente, seja sozinho no seu quarto ou juntos em grupos, sobre as áreas da Sua Vontade que precisam ser manifestas e obedecidas “na terra assim como no Céu”.


Ore para que o Seu Reino seja visto, e a expressão do Seu Reino seja manifestada, em toda área da vida, em toda situação e campo de relacionamento na sua esfera de vida. Faça uma diferença no seu mundo, na sua geração, ao procurar o favor do Pai e persuadi-Lo em todas as ocasiões em Seus propósitos, no Espírito de Cristo.


4) Por favor, ore especificamente, com fervor, com muita persistência e freqüência pelas igrejas, Cristãos e incrédulos nas outras cidades e nações. Ore por congregações específicas e a sua fidelidade e para serem efetivos nas cidades que estão.


Ore pelos Cristãos, por nome, que você conhece em outras cidades e países, como também para os reis, governantes e as multidões de pessoas que não conhecem Cristo em outros países específicos, por nome. Pegue um mapa se for necessário.


NÃO SUBESTIME A SUA PARTE! A Rainha assassina da Inglaterra, conhecida como “Maria Sangrenta” disse: “Eu não tenho medo de nada e ninguém—a não ser das orações do João Knox”. Assim como Knox e Elias e muitos outros... você também tem uma parte em mudar as montanhas nessa terra caída.


5) Depois de colocar Deus em primeiro lugar e as Obras dEle, e os outros em segundo,não tem problema pedir a Ele sobre as suas necessidades também. “Dá-nos hoje o pão nosso de cada dia”. Ele sabe das nossas dores. Ele conhece a nossa necessidade de paz 9física, financeira, emocional, em relacionamentos—e em todas as outras coisas que estão dentro de nós. Dia a dia Ele deseja prover as nossas necessidades verdadeiras.


Ele se importa com você profundamente. Enquanto Ele deseja que definamos as nossas necessidades pelo Seu Padrão e pela Sua Vontade como um ato de vontade nossa e expressão do nosso amor por Ele, Ele deseja mostrar que somos a menina dos seus olhos, tanto que Ele dá presentes bons aos Seus Filhos. Se procurarmos o melhor para Ele e o melhor para aqueles ao nosso redor, podemos confiar Nele para cuidar de nós.


Podemos falar para Ele como nos sentimos e o que percebemos como sendo as nossas necessidades, e se O escutarmos, aprenderemos muito sobre o Seu Amor para conosco e veremos as maravilhas da Sua criatividade. As coisas nem sempre serão exatamente como imaginávamos, mas nunca menos do que o Melhor—se O deixarmos definir as coisas. Conte a Ele a sua história... depois Escute e fique na Expectativa do Seu Amor criativo!


Deixe-me resumir o que falamos em uma sentença ou duas: Se você quer aprender a orar como Jesus ensinou, separe FREQÜENTEMENTE tempo para estar com Ele, de maneira devotada e isolada. Ache o tempo, faça o esforço, seja criativo o necessário para reunir as pessoas em grupos na sua vizinhança também. Quando fizer, poderá seguir o modelo que Jesus ofereceu a nós: Louve-O com toda a sua força. Abra seu coração em confissão humilde sendo muito claro com Ele e consigo mesmo.


Seja claro e específico em sua petição pelo Reino dEle e pelos outros. E depois, fale com Ele pessoalmente sobre as necessidades que você sente que tem.


Se seguir algo parecido com esse “mapa” que Jesus ofereceu (e oferece) aos Seus discípulos, não será difícil “orar por uma hora”. Verá “montanhas” se moverem, primeiro no seu próprio coração e mente e emoções e relacionamentos, tanto de Cima quanto debaixo... e depois “montanhas” se moverão no mundo ao seu redor.


Tudo isso é um antegosto da Eternidade! Isso é coisa GRANDE! Seja praticante, não apenas ouvinte! Que tal começar hoje? Para os santos e para o Cordeiro que foi morto!!


Extraido do livro  Aprendendo a Falar com Nosso Pai!


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário