sábado, 26 de março de 2011

O QUE VOCE PROCURA PRA LER, OUVIR, OLHAR E DIZER?



O QUE VOCE PROCURA PRA LER, OUVIR, OLHAR E


DIZER?



Rookmaaker



Palavrantiga


Composição : Marcos Almeida








Eu leio Rookmaaker, você Jean Paul Sartrê.
A cidade foi tomada pelos homens.
Na cidade dos homens tem gente que consegue ler,
mas os outros estão néscios pra Ti.


Eu canto Keith Grenn, você canta o que?
A cidade está cheia de sons.
Na cidade dos homens tem gente que consegue ouvir,
mas os outros estão surdos pra Ti.


Vem jogando tudo pra fora.
A verdade apressa minha hora.
Vem revela a vida que é nova.
Abre os meus olhos agora.


Eu fico com a escola de Rembrandt você no dadaísmo de Berlim.
A cidade está cheia de tinta.
Na cidade dos homens tem gente que consegue ver,
mas os outros estão cegos pra Ti.


Eu monto o paradoxo no palco. Você anda zombando da Cruz.
A cidade está cheia de atores.
Na cidade dos homens tem gente que consegue dizer,
mas os outros estão mudos pra Ti.


Vem jogando tudo pra fora.
A verdade apressa minha hora.
Vem revela a vida que é nova.
Abre os meus olhos agora.


Toda vez que procuro aqui algo pra ler, ouvir, olhar e dizer,
Senhor sabe o que eu quero.
Não me furto a certeza: és a Vida que eu quero.


Hans Rookmaaker


Dia desses, vasculhando alguns sites que eventualmente visito, me deparei com uma entrevista muito bacana que o jornalistaRafael Porto escreveu em seu blog sobre a bandaPalavrantiga (outro clichê aqui no the verb). Além de poder me inteirar mais sobre a banda (mais uma vez: excelente banda!), tive a felicidade de encontrar um rico (e raro) texto que trata da relação entre o cristianismo e a arte. Mas este post não se propõe a entrar nesse mérito, e discutir essa relação. A proposta do post nada mais é que: disponibilizar pra vocês um link da entrevista com a banda Palavrantiga, e o link de uma palestra interessantíssima em que Rodolfo Amorim (aparentemente um teórico cristão) nos apresenta Hans Rookmaaker, uma grande figura (intelectual) do século passado, embora desconhecida, que nos legou vários estudos sobre essa intrigante relação.



Entrevista Palestra


Espero que gostem!
Graça e Paz!
Emerson de Oliveira


Breve biografia de Hans Rookmaaker


Henderik Roelof “Hans” Rookmaaker (27 de fevereiro de 1922, 13 de março de 1977) foi um estudioso holandês, cristão, professor e autor de livros sobre teoria e história da arte, música, filosofia e religião.


Em 1948, ele conheceu teólogo cristão Francis Schaeffer e tornou-se um membro da L’Abri na Suíça. Hans e sua esposa Anky abriram uma filial holandesa de L’Abri em 1971.


Na seqüência de um doutorado em história da arte, com uma dissertação sobre Gauguin na Universidade de Amsterdã, ele se tornou o fundador do departamento de história da arte na Universidade Livre de Amsterdã.


Rookmaaker dedicou grande parte de sua carreira em apontar a concepção ambigüidade de arte entre os cristãos e a ambígua concepção de fé entre os artistas. Sua principal tese foi estabelecida na sua publicação de 1970, intitulada: Arte Moderna e A Morte de uma cultura.


Ao longo de sua carreira, ele lecionou no Reino Unido, Estados Unidos e Canadá, bem como em sua Holanda natal.


Dois livros de Rookmaaker foram publicados postumamente: Necessidades Art º Justificação em 1978 e The Gift Creative: Ensaios sobre a arte ea vida cristã, em 1981. Em 2003, The Complete Works of Hans Rookmaaker, editado por sua filha Marleen Hengelaar-Rookmaaker, foram publicados.


Fonte: Wikipédia






Nenhum comentário:

Postar um comentário