sexta-feira, 22 de julho de 2011

Voltando ao Evangelho do Reino


Voltando ao Evangelho do Reino



Amados irmãos no Senhor:


Nos últimos anos Deus está chamando muitos de Seus filhos para se voltarem ao ministério principal da Igreja: o ministério da Palavra. Entre estes há uma grande insatisfação quanto ao estilo de vida cristã que estão vivendo e à lamentável situação da Igreja como um todo. No entanto, nosso amado Pai quer que entendamos que essa insatisfação é o ecoar da insatisfação do Seu coração, reproduzido pelo Espírito Santo em nós, para que nos voltemos para Ele.


O Senhor prometeu que edificaria Sua Igreja sobre a revelação de Sua pessoa e obra e que, firmada na rocha inabalável que é Cristo, as portas do Hades não prevaleceriam contra ela (Mt 16.18). Para os seguidores do Senhor, esse era o segredo da vida da Igreja. A Igreja perseverava na doutrina dos apóstolos porque essa doutrina era a revelação de Cristo pela palavra: “E todos os dias... não cessavam de ensinar, e de anunciar a Jesus, o Cristo” (At 5.42). Assim, a vida da Igreja era a reprodução da revelação de Cristo que recebiam.


Antes, alguns eram do judaísmo, depois vieram os das religiões gentílicas, de modo que havia muitas tradições religiosas e opiniões diferentes. No entanto, porque se sujeitaram à autoridade da Palavra de Deus, então a Igreja era edificada sobre o sólido fundamento da revelação de Cristo e Sua obra. Eles deixaram suas opiniões de lado e perseveraram no que Deus diz pela Palavra. Por consequência, eles também perseveravam na comunhão, no partir do pão, nas orações e tudo lhes era em comum (At 2.42-44). Enquanto as opiniões e religiosidade produzem divisões, a revelação de Cristo na palavra produz vida, unidade e edificação.


Assim como Deus criou os céus e a Terra pela Palavra do Seu poder (Hb 11.3), a Igreja também é resultado dessa mesma Palavra. E assim como não haveria Universo sem Deus ter soprado Sua Palavra criativa, igualmente Deus quer que entendamos que não pode haver Sua obra entre Seu povo sem que Sua Palavra seja soprada. A obra de Deus se inicia quando Sua Palavra começa a ser proclamada. Não havendo Sua Palavra não há Sua obra. Em contrapartida, a estratégia de Satanás é anular a Palavra de Deus para que a Igreja deixe de ser a obra de Deus e seja a expressão das tradições religiosas, firmada em opiniões humanas e estruturas humanas. Quando os fundamentos são os da Palavra, então a Igreja se torna o testemunho de Deus, o corpo de Cristo. Caso contrário, mesmo que usemos partes da Palavra de Deus escrita, ela se torna o testemunho de sistemas humanos e ministérios individuais. Se vivemos para sermos cooperadores de Deus, devemos averiguar se os fundamentos de nossa fé e da Igreja são, de fato, os fundamentos da Palavra de Deus ou opiniões humanas.



Uma vez que Deus criou o Universo pela Palavra, Ele o sustenta por esta mesma Palavra (Hb 1.3). É por esta Palavra que Ele mantém a ordem no Universo. Logo, o Universo é um milagre da Palavra de Deus. Por isso, somente Sua Palavra tem o poder para mantê-lo. É a Palavra quem coordena todas as engrenagens deste complexo Universo, segundo as leis de cada ser criado, e os faz girar harmoniosamente em torno de Si. Se Deus retirar Sua Palavra, o Universo entraria em colapso e se auto desintegraria.


Esse é o motivo pelo qual o povo de Deus está fracionado em muitas partes que passaram a girar em torno de si mesmas. Não que Deus tenha anulado Sua Palavra, mas sim que, com a falta de ministros da Palavra com revelação, a vida da Igreja passou a ser produto de tentativas humanas. Devemos entender que a obra da criação e a ordem do Universo são apenas figuras da obra espiritual de Deus. Se o que temos como obra de Deus, ministério e vida da Igreja não nasceu da Palavra e não é sustentado por Sua revelação, então, lamentavelmente, estamos em nossa obra, não na de Deus.


Ao longo dos anos Deus tem restaurado gradativamente o ministério da Palavra entre Seu povo. Deus está trazendo Seu povo de volta ao Seu propósito eterno em Cristo (Ef 3.11). Seu propósito é reunir todas as coisas em Cristo (Ef 1.9, 10), a fim de que Ele seja cabeça sobre todas as coisas, primeiramente e através da Igreja (1.22-23).


Os céus têm impedido que Jesus volte até que todas as coisas sejam restauradas (At 3.19-21). Onde quer que Deus encontre pessoas que O amem sobre todas as coisas e estejam dispostas a viverem exclusivamente para que Seu propósito seja cumprido, Ele encontra caminho para que Sua obra de restauração avance. E o elemento essencial para esse avanço é a proclamação da Sua pura Palavra, pelo ministério da Palavra.


Na história da Igreja vemos que Deus encontrou servos fiéis que se entregaram totalmente a Ele neste chamamento e, por eles, Sua obra avançou e chegou até essa geração. Agora, Deus nos convida para cooperarmos com o avanço de Sua obra nesta etapa final em que vivemos.


Deus está nos chamando para a comunhão do Espírito Santo em torno de Seu Filho, pela Palavra, e, nesta base, unindo-nos para considerá-Lo em Sua Palavra de forma mais profunda. Nesta comunhão, Ele nos capacita para o ministério da Palavra, alistando-nos, a todos, na escola do Espírito, para que Sua obra avance. Deus deu à Igreja o ministério da Palavra para capacitar os santos a fim de que exerçam seus ministérios, para que o corpo de Cristo seja edificado (Ef 4.11-16). Se exercermos responsabilidade espiritual entre os santos e não somos homens da Palavra, então estamos fadados ao fracasso. E se os que hoje ministram a Palavra entre nós não capacitam a outros para o ministério da Palavra e os santos para a edificação do corpo, então temos perdido a missão singular do ministério.


Que os que exercem responsabilidade espiritual na Igreja possam ser como os Seus servos no princípio:


(1) não abandonar a Palavra de Deus para servir às mesas;


(2) promover outros irmãos para os serviços práticos; e assim, desembaraçados,


(3) se consagrarem totalmente à oração e ao ministério da Palavra. Neste encargo, certamente Deus fará com que Sua Palavra cresça e em muitas partes se multiplique o número de Seus discípulos (não apenas crentes) que cooperem com a edificação do corpo de Cristo e que líderes do cristianismo obedeçam à fé (At 6.1-7).


Que possamos ouvir Seu chamamento.


 


“Finalmente, irmãos, orai por nós, para que a palavra do Senhor se propague e seja glorificada” (II Ts 3.1).


 


Pelos interesses de Cristo, na comunhão do corpo,


Seu irmão e conservo,


Gerson Lima


 


Nenhum comentário:

Postar um comentário