quarta-feira, 5 de outubro de 2011

MODELO PARA OS OUTROS


MODELO PARA OS OUTROS



1 Tessalonicenses 1.2-10


Sempre damos graças a Deus por vós todos, fazendo menção de vós em nossas orações,


Lembrando-nos sem cessar da obra da vossa fé, do trabalho do amor, e da paciência da esperança em nosso Senhor Jesus Cristo, diante de nosso Deus e Pai,


Sabendo, amados irmãos, que a vossa eleição é de Deus;


Porque o nosso evangelho não foi a vós somente em palavras, mas também em poder, e no Espírito Santo, e em muita certeza, como bem sabeis quais fomos entre vós, por amor de vós.


E vós fostes feitos nossos imitadores, e do Senhor, recebendo a palavra em muita tribulação, com gozo do Espírito Santo.


De maneira que fostes exemplo para todos os fiéis na macedônia e Acaia.


Porque por vós soou a palavra do Senhor, não somente na macedônia e Acaia, mas também em todos os lugares a vossa fé para com Deus se espalhou, de tal maneira que já dela não temos necessidade de falar coisa alguma;


Porque eles mesmos anunciam de nós qual a entrada que tivemos para convosco, e como dos ídolos vos convertestes a Deus, para servir o Deus vivo e verdadeiro,


E esperar dos céus a seu Filho, a quem ressuscitou dentre os mortos, a saber, Jesus, que nos livra da ira futura.


Ao escrever sua primeira epístola à igreja de Tessalônica, o apóstolo Paulo faz um elogio a eles que, durante todo seu ministério, não o vemos fazer a nenhuma outra igreja: “De sorte que vos tornastes o modelo para todos os crentes na Macedônia e na Acaia.” (v.7).


Macedônia e Acaia eram como estados no império romano. A cidade de Tessalônica era a capital Da Macedônia e Corinto a capital da Acaia. E havia uma igreja em cada cidade, ambas plantadas por Paulo. Mas somente a igreja de Tessalônica foi chamada de modelo.


Ao contrário disso, quando Paulo escreve sua epístola aos Coríntios, ele o faz a fim de tratar a rebeldia, confusão, divisões e pecados (até de incesto) que havia naquela igreja.


O proceder de Paulo


Paulo foi um extraordinário plantador de igrejas. Seguindo o exemplo de Cristo, ele era um pastor que se entregava pelas suas ovelhas, em um relacionamento de amor e serviço verdadeiros. Paulo estava sempre pronto a oferecer não só o evangelho de Deus, mas igualmente sua própria vida àqueles a quem ele estava evangelizando (1 Tessalonicenses 2.8).


Ainda no capítulo 2.10-12, Paulo diz como procedia entre os novos cristãos:


Vós e Deus sois testemunhas de quão santa, e justa, e irrepreensivelmente nos houvemos para convosco, os que crestes.


Assim como bem sabeis de que modo vos exortávamos e consolávamos, a cada um de vós, como o pai a seus filhos;


Para que vos conduzísseis dignamente para com Deus, que vos chama para o seu reino e glória.


• Exortando-os – trazendo para perto, convivendo.


• Consolando-os – encorajando em meio às dificuldades.


• Admoestando-os – dando seu testemunho pessoal para fortalecê-los.


Modelo para os outros


Se o agir de Paulo era sempre o mesmo em relação a todos, por que a igreja de Tessalônica foi elogiada enquanto a de Corinto teve que ser repreendida?


A diferença está em como cada uma recebeu e acolheu a palavra que lhes foi pregada – não como palavra de homem, mas como palavra de Deus (1 Tessalonicenses 2.13).


Lendo novamente o versículo 3 do primeiro capítulo desta epístola, encontramos o segredo daquela igreja: “Recordando-nos, diante do nosso Deus e Pai, da operosidade da vossa fé, da abnegação do vosso amor e da firmeza da vossa esperança em nosso Senhor Jesus Cristo.”


1. Fé operosa


Fé operosa fala de uma fé em atividade; que não está parada, mas atuante. Eles tinham essa fé viva e frutífera. Fé que crê no impossível e toma posse das promessas de Deus em Sua Palavra.


“Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não vêem.” Hebreus 11.1


2. Amor abundante


Eles estavam possuídos de um amor abnegado (que renuncia e se sacrifica em favor do outro), sincero, verdadeiro e serviçal. Este amor se evidencia no serviço que presta às pessoas.


“No tocante ao amor fraternal, não há necessidade de que eu vos escreva, porquanto vós mesmos estais por Deus instruídos que deveis amar-vos uns aos outros; e, na verdade, estais praticando isso mesmo para com todos os irmãos em toda a Macedônia. Contudo, vos exortamos, irmãos, a progredirdes cada vez mais.” 1 Tessalonicenses 4.9-10


3. Muita esperança em Cristo Jesus


Esperança na volta de Cristo e na vida eterna com Deus. Esta esperança fortalece a igreja a fim dela se tornar relevante e seguir em frente, mesmo em meio aos sofrimentos e tribulações desta vida.


Aplicação pessoal:


1. Como cristão, você tem sido modelo para os outros?


2. Ore por aqueles que desejam alcançar para Cristo e planejem ações práticas de como alcançá-los.


Palavra de domingo – Wagner de Salles


Nenhum comentário:

Postar um comentário