segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

PAPO DA SEGUNDA - QUEM É O PIOR INIMIGO DO HOMEM?

PAPO DA SEGUNDA - QUEM É O PIOR INIMIGO DO HOMEM?


Em seguida, Jesus disse a seus discípulos: Se alguém quiser vir comigo, renuncie-se a si mesmo, tome sua cruz e siga-me.  Mateus 16:24

Olá pessoal, hoje quero falar um pouco sobre o nosso maior inimigo, ou seja, aquele que nunca vai ser a favor de nós, sempre estará contra a nossa vida.
Pensando do ponto de vista apenas humano, nós ficamos a pensar quem é este tal?

Será que é o diabo? Ou quem sabe é a religião, a morte, a doença, a falta de dinheiro, ou será o medo?

Não, estes todos juntos não são pareôs para o nosso maior inimigo, por que ele não está fora mais dentro de nós.

Eu estou falando do ponto de vista de Deus, o seu maior inimigo é você mesmo, o seu “eu” é o que pode trazer maior dano em toda a sua vida.
O grande problema é que já nascemos assim, “cheios de si”, aquele que só pensa em si, que só fala em si, vaidoso por si só, que dispensa ajuda, orgulhoso por natureza, incapaz de reconhecer sua dependência de Deus.

O caminho para vencê-lo não é outro se não “a própria renuncia de si mesmo”, o abandono de si mesmo e do orgulho próprio, isto é, estou falando do seu ego.

O orgulho é a galinha, que choca todos os pecados (C.S. Lewis)

O “eu” nos separa da comunhão e dependência de Deus e do viver abundante que Ele nos oferece, se você deseja se aproximar mais do Pai, você precisa se esvaziar de todo orgulho e egoísmo, permitindo que sua vida seja frágil ante a presença e soberania do Senhor!
Jesus se esvaziou. Sem necessidade alguma, pois no Seu coração sempre houve (e sempre haverá) apenas amor.

A.W. Tozer diz que todos nós nascemos com o desejo de defender-nos. E caso insista em defender a si mes­mo, Deus permitirá que você o faça. Porém, se você entregar sua defesa a Deus, então Ele o defenderá. Ele disse a Moisés certa vez: "Serei inimigo dos teus inimigos e adversário dos teus adversários" (Ex 23.22).

Ou seja contra este inimigo você não precisa lutar, pois O Senhor é Quem luta por ti. Ele certamente fará isto por você. Ele será o Inimigo dos seus inimigos e Adversário de seus adversários, e você nunca mais precisará defender a si mesmo de voce.

O que defendemos? Bem, defendemos nosso serviço e, particularmente, defende­mos nossa reputação. Sua reputação é o que os outros pensam que você é, e se surgir al­guma história sobre você, a grande tentação é tentar correr para acabar com ela. No en­tanto, como você bem sabe, tentar chegar até a fonte de uma história assim é uma tarefa inútil. Absolutamente inútil!

É como tentar achar o passarinho depois de ter encontrado uma pena no gramado. Você não poderá fazer isso.

Porém, se se voltar completamente ao Senhor, Ele o defenderá completamente e providenciará para que ninguém lhe cau­se dano. "Toda arma forjada contra ti não prosperará", diz o Senhor, "toda língua que ousar contra ti em juízo, tu a condenarás" (Is 54.17).

O grande problema é que insistimos em quer fazer alguma coisa que não está no nosso poder de fazê-lo.

 Você não precisa fazê-lo porque já foi feito em Cristo quando Ele nos incluiu em sua morte e ressurreição para podermos viver uma nova vida, agora não mais para nós mesmos mais para Ele em amor.

Henry Suso foi um grande cristão em dias passados. Um dia, ele estava buscando o que alguns “cristãos” têm-me dito que também estão buscando: conhecer melhor a Deus. 

Vamos colocar isso nestes termos: você está procurando ter um despertamento religioso no íntimo de seu espírito que o leve para as coisas profundas de Deus. Bem, quando Henry Suso estava buscando a Deus, pessoas começaram a contar histórias más sobre ele, e isso o entristeceu tanto que ele chorou lágrimas amargas e sentiu grande mágoa no coração.

Então, um dia, ele estava olhando pela janela e viu um cão brincando no terraço. O animal tinha um trapo que jogava por cima de si, e tornava a alcançá-lo apanhando-o com os dentes, e corria e jogava, e corria e jo­gava muitas vezes. Então Deus disse a Henry Suso: "Aquele trapo é sua reputação, e estou deixando que os cães do pecado rasguem sua reputação em pedaços e a lancem por terra para seu próprio bem”.

Não demorou muito tempo até que os indivíduos que estavam atacando a reputação de Suso ficassem con­fundidos, e ele foi elevado a um lugar que o transformou numa autoridade em seus dias e numa grande bênção até hoje para aqueles que cantam seus hinos e leem suas obras.

NUNCA SE DEFENDA DE SI MESMO

Apenas creia que já foi feito, e crendo, você vai negar-se a si mesmo, e poderá então seguir após Ele para a vida eterna...

Um grande abraço e até a próxima segunda.

Wagner de Salles



Nenhum comentário:

Postar um comentário