sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

A MESA DO SENHOR





Mesa do Senhor


Rogério Monferrari
Publicação: 19/11/2012
 "Porque todas as vezes que comerdes este pão e beberdes este cálice anunciais a morte do Senhor, até que venha”
“Porque eu recebi do Senhor o que também vos ensinei: que o Senhor Jesus, na noite em que foi traído, tomou o pão; E, tendo dado graças, o partiu e disse: Tomai, comei; isto é o meu corpo que é partido por vós; fazei isto em memória de mim. Semelhantemente também, depois de cear, tomou o cálice, dizendo: Este cálice é o novo testamento no meu sangue; fazei isto, todas as vezes que beberdes, em memória de mim. Porque todas as vezes que comerdes este pão e beberdes este cálice anunciais a morte do Senhor, até que venha” (1 Co 11.23-26).

"Isto é o meu corpo"
Este texto é uma resposta da doutrina católica da "transubstanciação", que assevera literalmente que o pão e o vinho são transformados literalmente no corpo e sangue de Cristo, e da "consubstanciação" da doutrina luterana, que ensina que o verdadeiro corpo e sangue de Cristo se encontram nos elementos da ceia, com eles e sob eles.
É importante lembrar que, quando o Senhor Jesus instituiu o memorial da ceia, seu corpo ainda não havia sido entregue e seu sangue ainda não havia sido derramado.
Comer o pão é lembrar de Cristo em sua morte expiatória por nós. Alimentar-se de Jesus é reconhecer que nós fomos inseridos em sua morte e ressurreição, e em Cristo, obedecer a vontade do Pai que enviou seu Filho Jesus para nos justificar perante Ele.
Quando celebramos a morte e ressurreição de Cristo, e confessamos que com Ele morremos e com Ele ressuscitamos, devemos estar prontos para ir às últimas consequências para negar nossa própria vontade e obedecer a vontade do Pai. Isso que deve reger toda a nossa vida. João 5.30 diz: “Eu não posso de mim mesmo fazer coisa alguma. Como ouço, assim julgo; e o meu juízo é justo, porque não busco a minha vontade, mas a vontade do Pai que me enviou”.

"Este cálice é a nova aliança no meu sangue"
Na Mesa do Senhor podemos analisar dois aspectos: "alimento" e "celebração". Primeiramente o "pão", que nos faz lembrar da morte expiatória de Cristo, nos mostra que neste corpo fomos inseridos, e que neste corpo somos "alimentados". E este alimento nos trás crescimento dentro do corpo de Cristo que é a Sua Igreja. No segundo aspecto temos o "cálice"; este cálice fala do sangue derramado por Cristo lá na Cruz, sangue este que nos torna justos, em Cristo, perante Deus, e assim, "celebramos" a Nova Aliança com Deus em Cristo Jesus. (Jr 31.31-34). Ou seja, o pão é para a vida do corpo -(1 Co 11.24); porém o sangue é para a justiça de Deus (1 Co 11.25). O pão nos mostra o valor da comunhão da ceia, o sangue é nos faz ver o valor eterno da aliança.

"Porque todas as vezes... anunciais a morte do Senhor, até que ele venha".
Como Frédéric L. Godet ressalta com bastante propriedade, que a ceia do Senhor é "o elo que liga suas duas vindas como monumento da primeira e penhor da segunda". Na Mesa do Senhor, nós devemos ter claro em nossa alma, aquilo que celebramos, que é aquilo com o qual nos alimentamos: a obediência a vontade do Pai em Seu Filho Jesus, pela graça que atua em nós por meio do Espírito Santo de Deus. Enquanto houver alguma dúvida sobre a total obediência, e com isso um oculto senso de que se pode falhar, havemos de perder a confiança que nos assegura a vitória. E assim, corrermos o risco de participarmos de uma celebração onde o Espírito de Deus não flui em nossa vida. Por outro lado, se tivermos a firme convicção de que estamos buscando uma vida de obediência, onde nosso alimento é a vontade do Pai; o Senhor nosso Deus, a cada celebração nos revela um pouco mais da Sua face, e acrescenta a vida de Seu Filho Jesus em nós.
Quando celebramos a Mesa do Senhor, nós experimentamos a cada dia a conformação do nosso caráter ao caráter de Jesus Cristo, e assim, estaremos sendo preparados, a cada celebração, como a Noiva do Cordeiro, adornada, até que Ele venha. Amém!

"Por isso, aquele que comer o pão ou beber o cálice... pois quem come e bebe sem discernir o corpo, come e bebe juízo para si"
Se a frase Corpo de Cristo tem um significado de "Igreja", então devemos nos alimentar no Corpo de Cristo. Quer comamos, quer bebamos, quer façamos qualquer outra coisa, façamos para a Glória de nosso Senhor Jesus Cristo. Não é algo que fazemos isoladamente, de forma individualista, mas é algo que fazemos individualmente de forma coletiva dentro de uma unidade que é o Corpo de Cristo, a Igreja.
A pergunta que devemos fazer a cada um de nós, membros do Corpo de Cristo é: De que maneira chegamos à Mesa do Senhor? Esta pergunta deverá ser respondida antes de nos achegarmos à Mesa do Senhor, pois não podemos nos aproximar dela sob julgamento, por não discernirmos o que é o Corpo de Cristo.

Obediência
Para que possamos julgar se nossas atitudes estão de acordo com a vontade de Deus, devemos saber que esta vontade para ser cumprida tem um componente fundamental:OBEDIÊNCIA.
Vamos ler João 6.38: “Porque eu desci do céu, não para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou”. A celebração da mesa do Senhor é a celebração de uma vida que obedece a vontade de Deus. De uma vida que faz a vontade de Deus. Esta obediência deve ser um princípio de vida. Não significa um simples ato de obediência aqui e ali, nem mesmo uma série de atos, mas o espírito de toda a sua vida.
Como diz o salmista, esta obediência deve ser com alegria. Salmo 40.8 diz: “Deleito-me em fazer a tua vontade, ó Deus meu; sim, a tua lei está dentro do meu coração”. Portanto a mesa do Senhor não significa que nos alimentamos de Cristo apenas naquele momento, que obedecemos a vontade de Deus apenas naquele momento, mas a Mesa do Senhor é um ato solene onde celebramos a vida de Cristo em nós, onde celebramos a Sua morte e ressurreição, onde celebramos a aliança com Deus, pois foi através dela que com Ele nós também morremos e ressuscitamos e assim conhecer e ser capacitados em Cristo Jesus, para obedecer a vontade do Pai. E é esta vida de obediência que nos alimenta.
Esta é a alegria que devemos ter ao celebrar a Mesa do Senhor. Não é uma alegria passageira, instantânea, mas uma alegria que cada membro no corpo de Cristo possui, pela capacitação do poder de Deus em Cristo Jesus, pelo Espírito Santo, que habita em cada um de nós.
Precisamos compreender claramente que aquilo que celebramos na Mesa do Senhor não é apenas uma satisfação momentânea, mas é algo essencial e extraordinário em nossa vida.
É importante celebramos a Mesa do Senhor, pois a cada celebração o Senhor nosso Deus nos revela em seu Filho Jesus. Conforme a obediência em fazer a vontade de Deus se torna o desejo de nossa vida; os nossos ouvidos são abertos pelo Espírito de Deus, para aguardar a sua instrução. A partir daí, passamos anos contentar com nada menos que a Sua vontade para a nossa vida.

Na mesa do Senhor, celebramos a "fé" que o próprio Pai nos deu em Seu Filho Jesus, onde declaramos nossa completa dependência da capacitação de Deus em Seu Filho Jesus Cristo por meio do Espírito Santo. O Senhor Jesus diz: “Eu não posso de mim mesmo fazer coisa alguma” (Jo 5.30). E essa "fé" nos leva a aprender que uma total submissão de nossa vontade a Deus é sempre a "medida" da Sua dispensação do Seu poder que opera tudo em nós, para o louvor, honra e glória de Seu Nome.
Quando conhecemos a vontade de Deus, e queremos ter uma vida de comunhão com Ele, então tomamos a decisão de cooperar ou não com a obra que Ele faz em cada um de nós, dando-nos a vida de Seu Filho Jesus em nós por meio do Seu Espírito Santo.
Uma pergunta: Estamos sendo fieis àquilo que temos recebido do Senhor? O juízo dirá se estamos discernindo o Corpo de Cristo e se estamos dignamente da Mesa do Senhor. Caso contrario estaremos nos tornando réu do corpo e do sangue do Senhor.
Devemos estar cientes de que o corpo do Senhor foi entregue a fim de que nossos pecados pudessem ser eliminados. Se continuarmos a viver em pecado e, ao mesmo tempo, participarmos da ceia do Senhor, estaremos vivendo em falsidade. F.G. Patterson escreve:"Quando participamos da ceia do Senhor sem julgar o pecado em nós, não dicernimos o corpo do Senhor que partido a fim de dar cabo do pecado."
É permitido baixar este arquivo, copiar, imprimir e distribuir este material, desde que explicite a autoria do mesmo.


"Um compromisso com a Excelência do Corpo de Cristo"

Nenhum comentário:

Postar um comentário