sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

POR ELE TODAS AS COISAS SUBSISTEM





Por Ele Todas as Coisas Subsistem
Vance Havner : Rev. Águas Vivas - Nº 66 · Abril, Maio, Junho 2012
Publicação: 25/09/2012
“Só em Cristo todas as coisas do céu e da terra tem sentido”
Somente em Cristo todas as coisas no céu e na terra tem sentido.

Quando Paulo disse em Efésios que Cristo “preenche tudo em todos” e em Colossenses que “Cristo é tudo em todos”, ele não estava apenas dando-nos frases piedosas, ele estava afirmando o fato fundamental da supremacia do Senhor Jesus Cristo. Cristo era tudo para Paulo. Aos Coríntios, ele escreveu: “Eu decidi nada saber entre vós, senão a Jesus Cristo e este crucificado”. Aos Gálatas, ele escreveu: “Deus não permita que eu me glorie senão na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo”. Aos Efésios, escreveu sobre Aquele que “preenche tudo em todos” e disse aos Filipenses: “Para mim o viver é Cristo”.

Escrevendo aos Colossenses, ele enfrentou um surto de heresia, não tanto apontando os seus erros - mas ele fez isso - apresentando Jesus Cristo como “a imagem do Deus invisível”, “Cristo em vós, a esperança da glória”, “no qual estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento”, “Cristo, nossa vida”, “Cristo tudo em todos”.

Tem sido um longo tempo desde que Colossenses foi escrito, porém existe a mesma tendência de menosprezar nosso Senhor. Precisamos da imagem da visão de Paulo de ver Cristo no passado, no presente e no futuro. Não é de admirar ver tantos cristãos pálidos, doente, anêmicos: não sei o Cristo que eles têm. Se Jesus é o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim, o autor e consumador de nossa fé, se por ele todas as coisas subsistem, segue-se que tudo converge e centra-se sobre ele.

Por Ele, a criação subsiste. “Porque nele foram criadas todas as coisas que estão no céu e que estão na terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam soberanias, quer principados, quer potestades: tudo foi criado por meio dele e para ele” (Cl 1.16). Quantos cristãos pensam sempre em Cristo como Aquele em quem “todas as coisas foram criadas", como Colossenses, por meio de quem “todas as coisas foram feitas”, escreve João, através de quem Deus “fez o mundo”, como lemos em Hebreus? Por que Deus fez o universo, afinal? Ele fez isso para que um dia Cristo seja tudo em todos, para que um dia, desde o menor elétron para o planeta mais poderoso, tudo para glorificar a Jesus.

Os cientistas não podem dar a razão para o universo: Cristo é a razão. A criação é agora sujeito à corrupção, mas um dia exibirá a glória de Cristo, da escravidão do pecado será quebrada, os filhos de Deus se manifestará. E Cristo não só criou o universo, mas que ele agora, Ele o sustenta. A própria existência de cada um de nós, para não falar da nossa salvação depende disso. Sem ele, o universo teria se desintegrado.

Por Ele, a redenção permanece. Para conformar os homens a imagem de Seu Filhos, Deus nos deu Seu Filho. E não há salvação em nenhum outro.

Por Ele, o evangelho subsiste. O evangelho é simplesmente as boas novas de Jesus, para isso Ele veio, morreu e ressuscitou. Não é um programa, um plano, uma filosofia que salva, mas uma Pessoa. Cabia a essa bendita Pessoa alcançar as pessoas. O evangelho é uma questão pessoal, ele salvará o seu povo dos seus pecados. “Se eu for levantado da terra, atrairei todos a mim”.

Por Ele, a Bíblia subsiste. Com efeito, vemos Cristo à luz da Escritura, porque são elas que dão testemunho Dele. Mas só podemos ver as Escrituras à luz de Cristo. Ele é a chave para as Escrituras. Em toda a Escritura, Ele expos aos seus discípulos, tudo a respeito Dele. Todos os caminhos levam a ela através de cada livro. Alguém já disse que o Pentateuco nos dá prefiguração de Cristo, os profetas, os anúncios de Cristo Salmos, os sentimentos de Cristo, os Evangelhos, as obras de Cristo, e as Epístolas, os frutos de Cristo.

Por Ele, a Igreja subsiste. “Deus O deu como cabeça sobre todas as coisas para a Igreja, que é o seu corpo, a plenitude d´Aquele que preenche tudo em todos” (Ef 122,23). Estamos ligados a Ele, somos membros do seu corpo. Um corpo que se sustenta em si mesmo e não em Cristo é uma monstruosidade, é um corpo sem cabeça.

Por Ele, a doutrina subsiste. Alguns cristãos são discípulos de uma frase em vez de uma pessoa, pulsam em uma única corda e caminham através de uma coisa favorita. Alguns andam por uma vertente da santificação, por exemplo. Mas a santificação, a rigor, não é apenas uma doutrina: Cristo é a nossa santificação (1 Co 1.30). Spurgeon diz: “A santidade não é o caminho para Cristo, Cristo é o caminho para a santidade”. Melhor ainda, Cristo é a nossa santidade. Alguns fazem do Espírito Santo a bandeira de um movimento, mas o próprio Espírito não testifica de Si mesmo, mas Cristo (Jo 15.26). Na passagem clássica sobre o Espírito, João 7.37-39, é o Senhor Jesus que está no centro da cena: “Se alguém tem sede, venha a mim e beba. Aquele que crê em mim, como diz a Escritura, do seu interior correrão rios de água viva. Isso ele quis dizer do Espírito, a quem aqueles que acreditaram Nele iriam recebê-lo, pois ainda, Jesus ainda não tinha sido glorificado”. Uma suposta experiência com a Pessoa do Espírito que põe o foco em si mesmo e não em Cristo, não confiável.

Por Ele, a ressurreição Subsiste. O Senhor Jesus disse a Marta: “Teu irmão ressuscitará”. Ela disse: “Eu sei que ele vai ressuscitar na ressurreição do último dia”. Marta era ortodoxa, mas ela precisava passar do doutrinário para o pessoal. Então o Senhor Jesus disse: “Eu sou a ressurreição e a vida”. A ressurreição não é algo que você acredita, mas uma pessoa em quem acreditar.

Por Ele, a fé subiste. O que importa não é a quantidade ou a qualidade, mas o objeto de nossa fé. A fé salvadora é a fé em Cristo, e não apenas acreditar em coisas a respeito de Cristo. O homem com o maior valor é o homem menos consciente do seu valor, e o homem com a melhor fé é o homem menos consciente da sua fé, mas, consciente do seu Cristo.

Por Ele, toda a experiência cristã subxiste. A vida cristã é simplesmente Cristo; é morar e viver em Cristo. “Para mim o viver é Cristo”. A vida vitoriosa e abundante é a vida mais profunda, é a vida de Cristo e menos de nós mesmo. Ele é a nossa vida, não apenas um professor que nos ensina como viver.

Por Ele, a separação subsiste. Ele é o grande separador que não veio trazer a paz, mas a espada, e Ele devem separar-nos. A separação não é apenas deixar as coisas; ele nos guia a Ele fora do arraial levando o seu opróbrio. Quando Ele estava na terra, muitas vezes, as pessoas se dividiam por causa Dele; e ainda hoje os homens se dividem por causa Dele. Mas há também, existem aqueles que causam divisão entre nós, e estes, devem ser detectados e evitados. O ponto principal sobre o retorno do Senhor é o Senhor. Alguns estão simplesmente esperando algo acontecer, não alguém para vir. Não buscamos um programa de eventos, mas uma Pessoa.

Por Ele, a comunhão cristã subsiste. “Nossa comunhão é com o Pai e com seu Filho Jesus Cristo” (1 Jo 1.3). Ouvi falar de uma igreja com um placa de "só Jesus" (Só Jesus) na frente. Uma noite, uma tempestade arrancou as primeiras letras e deixar "EUA ONLY" (Just Us). Isso já aconteceu em muitas outras maneiras hoje. A base da comunhão é Cristo. Você não pode ter os santos juntos em qualquer outra forma. Alguns santos não têm testemunho, mas apenas um argumento. A marca da verdadeira comunhão é o “amor por todos os santos” que flui da “fé em Cristo Jesus” (Cl 1.4).

Certamente, por Ele, o testemunho subsiste. Nós somos testemunhas, e não seus advogados. “Não pregamos a nós mesmos, mas a Cristo Jesus como Senhor”. Há muitos sermões e pouco testemunho. Algumas vezes, as pessoas não veem a Cristo, no final de uma mensagem. Simão Pedro veio ao Senhor Jesus, porque André veio a ele com um testemunho.

Por Ele, o nosso fruto subsiste. “Aquele que permanece em mim e eu nele, esse dá muito fruto, porque sem mim nada podeis fazer” (Jo 15.5). O que conta não é o que é feito para Ele, mas o que é feito por Ele. Eu me pergunto quanto de nossa atividade de igreja realmente vem dele? Pensamos que todo serviço depende de nós, e do nosso esforço, da nossa organização e do nosso entusiasmo. Precisamos tirar os nossos olhos de toda nossa força e fixá-los na Sua suficiência.

Por Ele, a resposta para cada necessidade subsiste. Deus prometeu suprir todas as nossas necessidades segundo as suas riquezas em glória por Cristo Jesus. Se vencermos precisamos reinar em vida através de Jesus Cristo. Se você precisa de paz, a paz de Deus guardará os nossos corações em Cristo Jesus. Se você precisa de sabedoria, Ele é a nossa sabedoria. Se você precisa de força, podemos fazer tudo em Cristo. Como aquela multidão faminta daquele tempo, não podemos nos apartar Dele por nada.

Por Ele, o futuro subsiste. Para o cristão, a perspectiva não é simplesmente de ir para o céu, mas estar eternamente com Cristo. É a Sua presença que faz o céu tão glorioso. E Ele é a separação da pior característica do inferno. É toda a diferença entre “Vinde, benditos de meu Pai” e “Afasta, eu nunca soube quem é você”. Ser cortado Dele, que é a vida, a morte só pode ser interminável; ser cortado da luz só pode ser eterna escuridão. A coisa gloriosa sobre o Céu é que seremos conformados a Sua imagem.

Por Ele, o futuro do universo criado e sustentado por Ele será consumada Nele. Na dispensação da plenitude dos tempos, Deus vai reunir todas as coisas em Cristo, no céu e na terra.

A menina, não sabendo a maneira correta de colocar um mapa dos Estados Unidos na parede, encontrou na parte de trás um retrato de George Washington e colocou a foto na posição correta, montando assim o mapa. Isso ilustra uma verdade profunda. Nada pode ser montado na vida de alguém ou do universo, aparte de Cristo. Mas quando você O conhece, todas as coisas encontram seu lugar, porque nele subsistem todas as coisas, e nós somos completos nEle.

É permitido baixar este arquivo, copiar, imprimir e distribuir este material, desde que explicite a autoria do mesmo.

CelebrandoDeus.com
"Um compromisso com a Excelência do Corpo de Cristo"

Nenhum comentário:

Postar um comentário