segunda-feira, 2 de agosto de 2010

NÃO SUPORTO MEUS PAIS!!

NÃO SUPORTO MEUS PAIS

V. F. B. Beard

Publicado em 17.05.2004








“Sabe, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos difíceis; porque haverá homens ... desobedientes a pais e mães, ingratos ... “ II Timóteo 3:1 e 2b.

“Meu filho, aconselhava o pai, ao terminar a festa não venha dirigindo à noite, pois você vai estar cansado e é melhor dormir no hotel. Aqui está o dinheiro para a despesa”, e o filho concordou com o pai. Porém, ao terminar a festa o filho pensou: “não estou cansado creio que posso dirigir tranqüilo”. Chamou os colegas e, no caminho, aconteceu a tragédia: um desastre e o único morto foi o filho que não obedeceu ao seu cuidadoso pai.

Aproveitando que neste domingo teremos o dia das mães, queremos tratar sobre a importância da obediência aos pais e também para com Deus.

De onde surgiu esta deliberada vontade em não obedecer? Porque sempre achamos que nossa opinião é suficiente e, muitas vezes, nossos pais parecem sempre querer estragar nossa festa por puro prazer. Biblicamente o primeiro ser que rejeitou a autoridade foi Lúcifer, conforme relatado em Isaías 14: 12 e 13. “Como caíste do céu, ó estrela da manhã, filha da alva! Como foste lançado por terra, tu que debilitava as nações! E tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu, e, acima das estrelas de Deus, exaltarei o meu trono, e, no monte da congregação, me assentarei, da banda dos lados do Norte”. E com sua rebeldia e malignidade, incentivou a Adão e Eva a serem desobedientes à palavra de Deus, dando ouvidos à mentira, vivendo de sua arrogância e prepotência. Gênesis 2: 16 e 17,“E ordenou o Senhor Deus ao homem, dizendo: De toda a árvore do jardim comerás livremente, mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque, no dia que dela comeres, certamente morrerás”.  Mas satanás, usando sua astúcia, mentiu ao homem assim dizendo em Gênesis 3:4, “Então, a serpente disse á mulher: Certamente não morrereis”. Depois deste fato, a raça humana vive dirigida por uma vontade de enganar, ser rebelde e insubmissa a qualquer autoridade. Se porventura obedece, é por medo das conseqüências.

A palavra de Deus declara em Colossenses 3:20, “Vós, filhos, obedecei em tudo a vossos pais, porque isto é agradável ao Senhor”. Veja bem, obedecer em tudo, quando é tudo, o que fica de fora? Não fica nada. E ainda diz que isto é agradável ao Senhor. Portanto, você quer ser agradável ao Senhor?  Então, obedeça a seus pais. Você pode estar pensando assim: falar é fácil, quero ver você viver lá em casa. Meu pai é um chato, autoritário, sempre dando ordens. Minha mãe é pegajosa, não posso fazer nada, ela tem medo de tudo, ainda acha que não sei me cuidar, que sou uma criança. Não quer que eu saia com a galera para lugar nenhum, se saio preciso dar mil detalhes, quem agüenta isso? Se pensas assim, leia isto emLamentações 3:27: “Bom é para o homem suportar o jugo na mocidade; assentar-se solitário e ficar em silêncio; porquanto Deus o pôs sobre ele”.  Deus está dizendo que é bom que você esteja sobre ordens, é da vontade de Deus que haja este tempo, e agora, vais continuar rebelde contra a autoridade de seus pais? Howard Hendricks disse: “o oposto da ignorância não é conhecimento, mas sim, obediência”.

Há anos atrás fui procurado por uma linda jovem que relatou seu infortúnio: seu pai estava contra seu namoro com o rapaz que ela muito amava. Ela não aceitava a proibição porque o pai não tinha nenhuma razão, pois seu namorado era uma excelente pessoa. Após ouvi-la, indaguei se era uma moça nascida de novo, se cria que Cristo era a sua vida, ela me respondeu que sim, que cria plenamente no Senhor Jesus. Então abri o texto de Efésios 6;1 onde diz: “Vós, filhos sede obedientes a vossos pais no Senhor, porque isso é justo”. Disse a ela que seu problema não era com seu pai, mas sim com Deus que colocou seu pai como autoridade na sua vida. Por isso, era necessário obedecer por causa de Deus. Na hora vi que ela ficou um pouco assustada e, ao sair, percebi que estava chorando. Mais de um ano depois esta moça me convidou para padrinho no seu casamento e no dia do enlace soube que ela resolveu crer na palavra e obedecer ao seu pai. Deus moveu o coração do seu pai e permitiu seu casamento e hoje vivem felizes. Verificaram a importância da obediência? Isto é agradável a Deus, e dentro de Sua vontade podemos descansar seguros.

Se for obedecer a alguém ou alguma ordem só quando acharmos razoável ou quando não vamos precisar de sacrifício, ou só quando for agradável para nós, pode saber que nunca iremos obedecer. Obedecer é aceitar, negar nossa vontade e crer que aquilo é o melhor para nós, mesmo que não pareça naquele momento.

Uma vez, um adolescente veio reclamar para mim de seu pai, e dizia: “parece que ele não pode me ver parado que já me manda fazer algo, parece um regime militar!”

Vamos ver agora um filho que foi obediente: “E achado em forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até a morte e morte de cruz”. Filipenses 2:8. E como Ele aprendeu obediência? Como Jesus aprendeu obediência? “Ainda que era Filho, aprendeu obediência, por aquilo que padeceu”. Hebreus 5:8. Como vamos aprender obediência? Rejeitando nossa vontade e buscando a vontade de Deus, e a vontade de Deus é que sejamos obedientes em tudo. É dizer ‘Senhor estou louco para namorar, creio que já tenho idade para isto, pois já tenho 14 anos, mas, já que meus pais não querem vou obedecer’. Cara, isto é coisa que só Deus pode fazer.

Para encerrar quero perguntar:

Você é desobediente? Tem sido rebelde em casa?

Tem até de certa forma obedecido, mas com muita má vontade e mau humor?

Quero dizer que tem graça para você, o Senhor quer fazer de você um cara segundo sua vontade, creia Nele.

Graça a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário